Por Direito de Ouvir

06 de abril de 2021

A importância de ter saúde auditiva em dia

Seu ouvido merece atenção

06 de abril de 2021


Se fosse construir um ouvido, sua obra jamais se igualaria em tão pequeno espaço. É um dos principais sistemas sensoriais do nosso organismo.

Segundo Russo (1999), o ouvido é um milagre em miniaturização, esconde estruturas sensíveis e delicadas, inspirando respeito e admiração ao mais competente engenheiro pelo seu tão perfeito funcionamento automático.

Cuidar da saúde auditiva é essencial para manter a qualidade de vida em dia, na comunicação, socialização, localização, identificação, alerta e defesa. A população deve se conscientizar e se educar para os problemas de surdez, visando a prevenção.

A surdez é a dificuldade ou a impossibilidade de ouvir e entender o som. Se não prevenirmos, a surdez pode surgir em qualquer idade, independentemente da classe social ou raça, podendo ser congênita ou hereditária.

Conhece a anatomia da orelha?

Nossos ouvidos são separados em três partes: a orelha externa, média e interna. Essa parte do nosso corpo é onde contém os menores ossos do corpo humano, martelo, bigorna e o estribo.
Esses ossos estão localizados dentro do nosso ouvido, mais precisamente dentro do osso temporal, na região do ouvido médio, e são responsáveis no processo auditivo, ou seja, pela audição humana.

Os cuidados para a saúde auditiva

Existem várias maneiras para cuidarmos da saúde auditiva e começa desde o início da gestação, quando a mãe deve fazer o acompanhamento do pré-natal a fim de evitar vários transtornos, como doenças cardiovasculares, hipertensão, diabetes, otosclerose, rubéola, toxoplasmose, sífilis, entre outros.
Além disso, é importante que a mãe tenha tomado todas as vacinas necessárias e evite medicamentos ototóxicos.
Logo após o nascimento do bebê, é importante realizar o “teste da orelhinha”, este exame que avalia a audição do bebê logo nos primeiros dias após seu nascimento.
Os bebês também devem ser vacinados a fim de evitar doenças que causam problemas de audição, como a caxumba, sarampo, meningite, otites, entre outros.
A audição é fundamental para o desenvolvimento da fala e linguagem da criança, sendo que dificuldades para ouvir e entender o som podem gerar dificuldades na aprendizagem.
Na vida adulta, os cuidados com a audição não cessam. Veja:
- Evite usar por longo período o fone no ouvido, pois, além de causar danos na audição, ele também aumenta o número de bactérias no ouvido, podendo surtir uma infecção;
- Cuidado com uso de cotonetes, a utilização de forma errada empurra a cera para dentro do ouvido, causando o entupimento e irritabilidade. De forma alguma insira em seu ouvido outros objetos para limpeza, isso pode danificá-lo ou até mesmo provocar o rompimento da membrana timpânica;
- Evite também ficar exposto a ruídos com intensidade de sons altos por um tempo prolongado, devido que, esses ruídos provocam o estresse, zumbido, problemas emocionais, psicológicos, a perda auditiva irreversível, dentre outros. Os estímulos sonoros de alta intensidade têm a capacidade de matar as células do nosso ouvido.


Dicas para melhorar a saúde auditiva

• Diante de alguma dor, secreção, zumbido, dificuldade para ouvir alguns sons ou qualquer outro incômodo no ouvido, procure imediatamente um Otorrinolaringologista ou o Fonoaudiólogo para avaliar e diagnosticar algum problema auditivo;
• Nunca utilize produtos caseiros no seu ouvido ou medicamentos sem prescrição médica;
• Dê sempre um descanso para o seu ouvido, use protetores auditivos, principalmente nas crianças, quando estiver em locais com muito barulho.
• Fazer intervalos de silêncio é muito importante para garantir a qualidade da saúde auditiva;
• O ouvido expulsa a cera em excesso naturalmente, por isso não é necessário o uso de cotonetes. Faça a limpeza com uma toalha ou um pano macio limpo e umedecido com água, somente na parte de fora até onde a toalha ou o pano alcançar.
Cuide da sua saúde auditiva porque ouvir, entender, interpretar e responder a uma mensagem de fala faz todo o sentido.
Faça um teste auditivo, para verificar como está sua audição: 
https://www.direitodeouvir.com.br/teste-auditivo/passo-1 


Fonoaudióloga Ana Marileide

CRFa 6827


Marcadores
Curiosidades Audição
Nós usamos seus dados para analisar e personalizar nossos anúncios e serviços durante sua navegação em nossa plataforma. Ao continuar navegando pelo site Direito de Ouvir você nos autoriza a coletar tais informações e utilizá-las