Por que a orelha tem dobras e formato de concha?
Entenda sobre o nosso sistema auditivo

As nossas orelhas possuem formatos muito curiosos, e se você já parou para avaliar, vai perceber que possuem muitas dobras e um formato de concha, mas você sabe o motivo de ser desta maneira?
Fato é que todas as pessoas saudáveis possuem esta mesma anatomia, e ela é muito importante, considerando também que você precisa ter a condução correta da onda sonora emitida.
Mesmo sendo algo tão importante, é necessário também saber mais sobre sua anatomia e o seu uso no dia a dia, já que você também necessita de um acompanhamento mais direcionado nesse sentido.
Por este motivo vamos trazer algumas informações para que você saiba exatamente tudo sobre o seu sistema auditivo e o motivo de sua orelha possuir dobras e um formato no mínimo curioso.
Entendendo mais sobre o sistema auditivo
O nosso sistema auditivo é todo pensado e construído para que consiga dar conta de todos os sons que estão ao nosso redor e por isso é fundamental toda a sua anatomia como um todo.
A orelha já faz parte do sistema auditivo, pois é a parte que vai captar este som, e direcionar para os canais auditivos, para que então sejam processados e reconhecidos cognitivamente.
Ao contrário do que muitos pensam, é um processo altamente complexo, já que ele envolve principalmente a mudança de uma frequência de onda sonora em estímulo elétrico que então consiste no som que conseguimos ouvir.
Por isso, cada aspecto físico das nossas orelhas são importantes, para que a onda sonora captada seja o mais completa possível, oferecendo alternativas para a audição como processo final.
A importância das orelhas no processo de audição
Como já foi dito, as orelhas fazem parte de um processo de audição muito complexo e por isso é muito importante que você consiga cuidar bem de cada componente, principalmente da parte externa.
Desde a limpeza até o cuidado com a prevenção de acidentes que podem acontecer, é indicado que você possa ter uma atenção especial com sua orelha, pois é o primeiro contato que se faz com o som externo e também com a captação do mesmo.
No caso de outros animais a orelha é móvel, como o gato, por exemplo, que consegue girar sua orelha em direção ao som emitido, o que obviamente não acontece com nós humanos.
No nosso caso ela é fixa com a vantagem que estamos sempre de frente para o som captado, sendo necessário às vezes girar toda a cabeça para identificar a onda sonora ou mesmo de onde vem.
Por este motivo a nossa orelha é fundamental nesse momento, justamente para que você consiga fazer a captação exata do som, tendo também o controle total da maneira com a qual conseguimos responder aos estímulos sonoros externos.
Porque elas apresentam dobras em formato de concha
Já falamos para que as orelhas servem, mas a pergunta continua: por que elas possuem dobras e um formato de concha? Para explicar isso vamos partir de dois pontos diferentes, que são necessários de serem entendidos.
As dobras possuem dupla função. Enquanto elas protegem o canal auditivo de choques diretos e também de líquidos que poderiam incidir diretamente no canal auditivo, elas também são responsáveis pelo direcionamento do som.
Isso em termos gerais significa que as dobras vão ter o cuidado para fazer uma espécie de filtro, absorvendo parte do estímulo para que você não tenha contato com ruídos muito altos a todo momento.
Outro ponto a ser abordado é o formato de concha que as orelhas possuem. Elas possuem essa anatomia justamente para que consigam captar o som e levar direto para o seu canal auditivo.
Sem a orelha você certamente ficaria sem nenhuma referência sonora, captando todos os sons, o que geraria uma confusão mental, e você também não teria nenhum conhecimento sobre o som captado.
Neste sentido as orelhas servem para dar um tipo de segurança para saber de onde vem o som exatamente, o que é fundamental para diversas finalidades, seja segurança ou até mesmo a localização em ambientes diversos.
O que a falta das dobras podem causar
Nem todas as pessoas possuem as dobras nas orelhas totalmente definidas, assim como o formato de concha é perfeito, o que pode ser proveniente de diversas causas, seja uma má formação ou acidentes no decorrer da vida.
Como já foi dito, a falta dessas características pode fazer com que você primeiramente não tenha uma referência de som, o que é péssimo, seja em conversa, ou principalmente em lugares muito movimentados.
Outro fator importante para se atentar e que o ouvido interno fica muito exposto quando não se tem as dobras que possuímos, e por ser uma área muito sensível, oferece grandes riscos para a nossa saúde auditiva.
Por isso, caso você tenha sofrido um acidente que afetou a anatomia da região, ou já nasceu com má formação no local, é indicado que você possa contar com um acompanhamento especializado.
Procure um médico para avaliação geral
Sendo uma parte muito importante do nosso corpo, seja para a nossa sobrevivência ou para o desenvolvimento de uma maneira geral, é preciso sempre ter um cuidado importante e um acompanhamento constante.
Cuidar da parte externa do sistema auditivo é também essencial, justamente para que se consiga fazer todo o tratamento indicado, tendo em vista que você pode, dentre outras coisas, melhorar tais condições.
Além disso, o cuidado com a nossa audição deve ser constante, e também deve ser adotado como uma prática de rotina, justamente para que qualquer intercorrência seja avaliada com antecedência, favorecendo o tratamento.
A Direito de Ouvir conta com os profissionais mais indicados para este trabalho, de maneira também que consigam, através dos exames mais modernos, identificar algum possível problema auditivo e tratar o mesmo de maneira eficiente.
Esse é o cuidado que oferecemos e que é preciso, principalmente para uma parte do sistema auditivo que poucas pessoas conhecem, e consequentemente, não dão a devida atenção, o que é muito prejudicial a longo prazo.