Por Direito de Ouvir

19 de September de 2022

O que preciso saber sobre as pilhas de aparelho auditivo?

Saiba como prolongar a vida das baterias ou pilhas

19 de September de 2022



Quando adquirimos um aparelho auditivo, há muitas dúvidas que surgem e quais cuidados devemos ter. Vamos falar hoje sobre qual fonte e energia eles utilizam para funcionar.

Atualmente, existem dois tipos de aparelhos auditivos: os recarregáveis que, como o próprio nome já diz, são aparelhos recarregados através de um carregador ligado na tomada, e os aparelhos que funcionam através de pilhas.


Vou dar ênfase nos aparelhos auditivos a base de pilhas.

Para cada tipo e tamanho de aparelho auditivo, existe um tipo/tamanho de pilha correspondente. Mas isso não quer dizer que a pilha maior dure mais tempo do que a menor. Na verdade, quanto mais recursos tecnológicos ativados no aparelho, maior o consumo das pilhas.


Existem 4 tipos de tamanhos de pilhas para aparelho auditivo que são classificados por números e cores universais:




 - Pilha 10 ou A10, cor amarela: são utilizadas nos aparelhos auditivos internos para perda leve a moderada, como CIC e IIC pois são as menores que encontramos no mercado.

- Pilha 13 ou A13, cor laranja: utilizadas em aparelhos auditivos para perda auditiva moderada e severa, como o Open Fit (MBTE) ou para perda moderadamente severa a profunda, como o BTE Plus.

- Pilha 312 ou A312, cor marrom: essas são as mais conhecidas pelos pacientes, pois é a mais utilizada nos modelos RITE ou RIC, indicado para perda leve a moderadamente severa, que devido seu design e tecnologia é o modelo que tem maior saída no centro auditivo da Direito de Ouvir.


- Pilha 675 ou A675, cor azul: utilizadas em aparelhos auditivos para perdas mais severas e profundas, como o BTE.




 Os aparelhos auditivos MyDO, avisam quando a pilha está acabando, alertando da necessidade de trocá-las. Porém, quando o aparelho é mais antigo, esse “aviso” pode não ocorrer, então fique atento, se perceber alguns ruídos diferentes no aparelho, ou perceber que está ouvindo mais baixo, ou ainda, se o som estiver distorcido, é sinal que a pilha está acabando, troque-a o quanto antes. Assim a qualidade do som se restabelecerá.

Há várias marcas diferentes de pilhas existentes no mercado, escolha a que for mais adequada para o seu aparelho auditivo, levando sempre em consideração que é necessário que a pilha seja própria para o uso nos aparelhos auditivos, evitando assim danificá-los. Entenda que pode haver uma diferença pequena na durabilidade das pilhas, dependendo da marca.

Existem alguns cuidados que devem ser levados em conta para prolongar a durabilidade das pilhas, como:



 • Abra sempre o compartimento de pilha quando não estiver usando os aparelhos auditivos, isso evita o consumo desnecessário.

 • Preste atenção em um detalhe, ao abrir o compartimento de pilha, certifique-se que mais da metade da pilha esteja aparente, pois se entreabrir a gaveta parcialmente, o aparelho pode continuar consumindo energia.

 • Guarde sempre o aparelho em estojo próprio e fechado para evitar que caia e quebre, e também evite que animais e crianças peguem-no. Os cachorros ficam intrigados com o som emitido pelo aparelho e inevitavelmente acabam mastigando, aí o custo para consertar é alto e às vezes nem conserto tem.

 • Ao colocar o aparelho auditivo no desumidificador elétrico, retire-a completamente, deixando-a do lado de fora para não correr o risco de descarregá-la.

 • Evite deixar o aparelho no banheiro na hora do banho. A umidade também interfere no funcionamento das pilhas, já que o aparelho começa a funcionar quando a pilha entra em ação. O aparelho auditivo não pode ser molhado, pois existem componentes eletrônicos que acabam estragando em contato com a água. Quando falamos isso, às vezes esquecemos que o vapor formado no banheiro quando a água está bem quente e o banho é demorado também pode danificar o aparelho.

Com o avanço das tecnologias, atualmente existem modelos de aparelhos auditivos recarregáveis, com uma média de duração de 22 horas em perfeito funcionamento - o paciente apenas recarrega todos os dias à noite antes de dormir.

Os modelos recarregáveis facilitam a vida do usuário de aparelhos auditivos, permitindo que use carregador portátil, pois com apenas 7 minutos de carga é possível usar o aparelho auditivo por 3h30 minutos, evitando assim que, em caso de urgência, os aparelhos fiquem sem carga independentemente do local onde estiver.

Para os usuários de aparelhos auditivos a pilhas, é importante ter uma cartela sempre à mão, para não correr o risco de ficar sem bateria nos momentos mais inusitados.

Se você deseja conhecer a tecnologia dos aparelhos MyDO, agende sua consulta com um de nossos profissionais. Você não vai se arrepender. 

Fga. Leila Gamba Zanoni
CRFª 8443


Marcadores
Curiosidades Aparelhos Auditivos
Nós usamos seus dados para analisar e personalizar nossos anúncios e serviços durante sua navegação em nossa plataforma. Ao continuar navegando pelo site Direito de Ouvir você nos autoriza a coletar tais informações e utilizá-las