Por Direito de Ouvir

24 de November de 2017

Osteoporose favorece casos de surdez súbita

Pessoas que têm osteoporose têm o dobro a mais de chance de desenvolver surdez súbita

24 de November de 2017


Você sabia que a osteoporose pode estar relacionada à surdez súbita? É o que indicou um estudo realizado por especialistas taiwaneses. De acordo com essa pesquisa, pessoas que têm osteoporose têm o dobro a mais de chance de desenvolver surdez súbita do que as pessoas sem enfermidade óssea.


Surdez súbita x osteoporose

No estudo, foram examinados registros médicos de 10.660 habitantes taiwaneses, que haviam sido diagnosticados com osteoporose entre 1999 e 2008, e  de 31.980 pessoas sem a enfermidade.

Essa análise indicou que os participantes diagnosticados com osteoporose têm um risco de 1,76 % de experimentar surdez repentina. O que não acontece com as pessoas que não tem o problema.

Por que isso acontece? Os pesquisadores taiwaneses não têm certeza sobre quais são os mecanismos biológicos responsáveis pela relação entre osteoporose e perda auditiva súbita. Mas eles supõem que fatores de risco cardiovascular, desmineralização óssea, inflamação e disfunção endotelial podem contribuir para a associação.

De acordo com o pesquisador Kai-Jen Tien, os pacientes com osteoporose devem estar cientes de que precisam de ajuda médica, caso venham experimentar surdez súbita.


Sobre a osteoporose

A osteoporose é uma doença óssea  generalizada e que pode atingir todo o esqueleto. Ela é caracterizada por uma redução da densidade mineral óssea (DMO) e por alterações da resistência óssea, aspectos que tornam os ossos mais fracos e suscetíveis ao risco de fraturas. O maior risco é que a osteoporose não tem sintomas claros. Mas ela afeta principalmente mulheres - por uma questão hormonal: na faixa etária acima dos 50 anos, uma a cada quatro mulheres desenvolve a doença. Outros fatores de risco para a doença podem ser pele branca, histórico familiar de osteoporose, baixo consumo de cálcio e /ou vitamina D, fumo ou bebida em excesso.

Estima-se que 10 milhões de brasileiros sofrem de osteoporose e que, a cada ano, ocorrem cerca de 2,4 milhões de fraturas decorrentes da osteoporose. E as consequências são sérias: cerca de 200 mil pessoas morrem todos os anos no país em decorrência destas fraturas.


O que é a surdez súbita?

A surdez súbita ocorre normalmente em um dos ouvidos e pode surgir repentinamente ou desenvolver-se, gradualmente, durante alguns dias. Especialistas consideram que o mais importante no tratamento da perda repentina da audição é agilidade em buscar tratamento. Quando mais rápido a pessoa buscar ajuda de um otorrinolaringologista maiores são as chances de ter um resultado efetivo.

Os sintomas da surdez súbita são bem variáveis. Alguns pacientes acometidos pela surdez súbita relataram ter escutado um som explosivo no ouvido afetado quando a lesão ocorre pela primeira vez. Nestes casos a surdez súbita foi acompanhada por zumbido persistente e por vertigem que normalmente desaparece em alguns dias.

Mas, de uma maneira geral, a surdez súbita são a percepção clara de uma diminuição da audição, zumbidos e vertigens, além de uma sensação de pressão nos ouvidos, como se o ouvido estivesse entupido ou tampado.

Normalmente, a surdez súbita pode ter muitas causas, desde traumas acústicos até problemas emocionais. O tratamento é controverso, depende muito da conduta de cada médico.Saiba mais sobre surdez súbita aqui.


Marcadores
Audição Perda auditiva
Nós usamos seus dados para analisar e personalizar nossos anúncios e serviços durante sua navegação em nossa plataforma. Ao continuar navegando pelo site Direito de Ouvir você nos autoriza a coletar tais informações e utilizá-las