O que considerar na compra do aparelho auditivo

Testar é um ponto importante no processo de compra do aparelho auditivo

O mercado está repleto de marcas de aparelhos auditivo. São tantas que é normal que pessoas com perda auditiva se sintam perdidas na hora de escolher qual a melhor prótese auditiva. Mas, mais do que levar em conta apenas os recursos, é preciso prestar atenção em diferenciais como o atendimento, o serviço de pós-venda e a assistência técnica. Antes de considerar o que comprar, você deve se perguntar, eu realmente sei como funciona o processo de adaptação?

Como funciona o processo de adaptação de um aparelho auditivo?

O paciente com perda auditiva é encaminhado pelo otorrinolaringologista para um fonoaudiólogo - este é o especialista responsável pela adaptação das próteses auditivas. O profissional analisa a perda auditiva e outros pontos importantes - como o estilo de vida do paciente - para determinar qual é o aparelho ideal para ele. Ao longo do processo, o fono deve acompanhar toda a adaptação. Por isso que não é recomendado comprar uma prótese na internet - há muitos sites chineses que oferecem amplificadores como se fossem aparelhos - sem acompanhamento.

O que considerar antes de comprar um aparelho auditivo

Certo, você já sabe como funciona adaptação. Agora confira dicas do que levar em consideração antes de comprar um aparelho:

Pesquise e converse com outros usuários - Se você quer testar uma marca de aparelho auditivo, pesquise sobre ela na internet e procure usuários que possam falar sobre a experiência que tiveram com essa empresa. Uma opinião sobre atendimento, pós-venda e assistência técnica pode poupá-lo de alguns problemas, mas no caso do uso do aparelho auditivo, é importante fazer um aviso. O fato de alguém ter tido uma ótima ou péssima experiência com um aparelho de uma marca não significa que você também terá. É que a perda auditiva pode variar de pessoa para pessoa.

Analise o atendimento – Preste atenção na maneira como a empresa trata seus pacientes. Eles marcam consultas por meio de outros canais que não telefone? – o Whatsapp, por exemplo, pode facilitar a vida de quem tem dificuldade para ouvir. Se a secretária não sabe conversar com você – berra ou não tem paciência – também pode ser outro mal sinal.


Não compre sem testar – A adaptação ao aparelho auditivo nem sempre é fácil. Por isso é fundamental que você possa testá-lo antes de comprar. Dê preferência para as empresas que lhe permitirem ficar, no mínimo, uma semana com eles. E teste em situações diferentes para saber como o aparelho se sai. A Direito de Ouvir, por exemplo, deixa os pacientes testarem grátis o aparelho auditivo por 7 dias em casa, no trabalho ou onde quiserem. Porque a satisfação do paciente é a prioridade da empresa! Saiba mais sobre o TESTE GRÁTIS!

Fique de olho na fonoaudióloga – A fonoaudióloga é fundamental no processo de adaptação. É ela quem vai ajudar você a encontrar o aparelho que mais se adapta à sua perda auditiva, suas necessidades e seu estilo de vida. Por isso, a fono precisa entender profundamente sobre o produto também para fazer a melhor regulagem.

A questão do preço – Muitas empresas atrelam a informação de preço a uma consulta presencial. Pesquise e informe-se antes. É claro que nem sempre os preços anunciados são os do aparelho que vai ser ideal para você. Mas é importante que você chegue na loja com as informações que procurou.

E lembre-se: Busque, teste, compare! É um direito seu!

Continue lendo
Aparelhos auditivos

Mais do Blog

Aparelhos auditivos5 meses atrás

Conserto e manutenção dos aparelhos auditivos

Saiba como prolongar a vida útil das suas próteses auditivas

Aparelhos auditivos, Perda auditiva5 meses atrás

Como saber se você precisa usar aparelho auditivo?

Conheça os sinais que podem indicar que uma pessoa sofre de perda auditiva

Aparelhos auditivos5 meses atrás

Cinco motivos para usar aparelho auditivo

Afastar doenças e melhorar a qualidade de vida são dois dos benefícios das próteses

Aparelhos auditivos5 meses atrás

Pilhas de aparelhos auditivos: conheça os tipos

Conheça os tipos de pilhas de aparelhos auditivos e sua durabilidade

Aparelhos auditivos5 meses atrás

Aparelho auditivo e telefone celular juntos?

Novas tecnologias permitem o uso dos aparelhos auditivos com o telefone celular

Aparelhos auditivos5 meses atrás

Espera por aparelho auditivo no SUS chega a 7 anos

Em algumas cidades pessoas podem esperar até 7 anos para conseguir aparelho auditivo