Por Direito de Ouvir

21 de November de 2017

Novembro Azul: campanha incentiva cuidados

Novembro marca época de luta contra o câncer de próstata

21 de November de 2017


Além de ser um mês marcado por campanhas de conscientização, prevenção e combate à surdez, Novembro também marca a época de luta contra o câncer de próstata. Nesse mês são realizadas campanhas de conscientização por parte de diversas entidades, todas dirigidas à sociedade, em especial, aos homens, com o intuito de mostrar a importância e a gravidade das doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.


O movimento surgiu na Austrália, em 2003, aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, realizado no dia 17 de novembro.

No Brasil, o Novembro Azul foi criado pelo Instituto Lado a Lado Pela Vida, com o objetivo de quebrar o preconceito masculino de ir ao médico e, quando necessário, fazer o exame de toque, e obteve ampla divulgação.

Em vários países, o este mês é mais do que uma simples oportunidade de conscientização. Há reuniões entre os homens, onde são debatidos, além do câncer de próstata, outras doenças como o câncer de testículo, depressão masculina, cultivo da saúde do homem, entre outros.

Em 2014, o Instituto realizou 2.200 ações em todo o Brasil, com a iluminação de pontos turísticos (como Cristo Redentor, Congresso Nacional, Teatro Amazonas, Monumento às Bandeiras), adesão de celebridades (Zico, Emerson Fittipaldi, Rubens Barrichello), ativações em estádios de futebol, corridas de rua e autódromos, além de palestras informativas, intervenções em eventos populares e pedágios nas estradas.

Já em 2017, o número de entidades participantes aumentou consideravelmente, contudo um estudo realizado pela Sociedade Brasileira de Urologia mostrou que cerca de 51% dos homens brasileiros nunca consultaram um urologista, o especialista no sistema urinário e reprodutor masculino.


O ideal é que a visita ao urologista seja feita, pelo menos, uma vez ao ano para realização de exames preventivos. Nas fases iniciais, o câncer de próstata não causa sintomas. De fato, 95% dos casos de câncer de próstata já estão em um estágio muito avançado quando seus primeiros sinais aparecem. Por isso, procure sempre um profissional responsável e mantenha sua saúde em dia.


Marcadores
Curiosidades
Nós usamos seus dados para analisar e personalizar nossos anúncios e serviços durante sua navegação em nossa plataforma. Ao continuar navegando pelo site Direito de Ouvir você nos autoriza a coletar tais informações e utilizá-las