Por Direito de Ouvir

17 de July de 2019

Neuroma do acústico

O exame de audiometria e audiograma consegue reconhecer esse problema

17 de July de 2019


O neuroma do acústico, também conhecido no meio científico como schwannoma vestibular, é um dos problemas auditivos mais raros, mas que afetam parte da população, sendo necessário um tratamento mais direcionado.

Normalmente as pessoas apresentam sintomas que são recorrentes e até parecidos com outras doenças e por isso o diagnóstico diferencial é fundamental para que você consiga indicar o tratamento correto.

Por isso a visita a um especialista é sempre indicada a partir de todo o histórico e relato do paciente, tendo em vista também os sinais e sintomas que são apresentados por pessoas que trazem o neuroma do acústico.

A seguir vamos falar mais sobre este quadro, quais são os seus sintomas e a melhor maneira de tratar, conservando dentre outras coisas a sua capacidade auditiva e principalmente sua saúde de maneira geral.

Vamos trazer também informações precisas de como deve ser o andamento do tratamento, para que você tenha alguns cuidados com relação ao diagnóstico e até no processo de cuidado.

O que é um neuroma

Um neuroma do acústico é um tumor localizado na parte do ouvido interno e que pode progredir atingindo ainda mais a audição, podendo causar a perda da mesma e outros problemas auditivos que são observados.

Ele geralmente começa com uma falha na divisão celular do local, e aos poucos vai ganhando mais espaços, assim como o desenvolvimento de um tumor de regra geral, que tem o mesmo comportamento.

O diagnóstico precoce pode ajudar no tratamento e até desenvolver a cura, tendo em vista que também é fundamental para a qualidade de vida do indivíduo, que precisa deste cuidado envolvido.

O tratamento vai depender do grau do tumor ou em como o mesmo avançou, também observando a maneira com a qual você mesmo se comporta frente aos sintomas que são próprios do quadro.

Quanto mais cedo for descoberto o neuroma, mais efetivo é o tratamento, e para isso é necessário que você visite regularmente o fonoaudiólogo para a avaliação do seu quadro de saúde.

Sintomas

Os sintomas do neuroma acústico são muito parecidos com os de outras doenças, como foi falado anteriormente e é justamente o diagnóstico diferencial que vai apontar para o quadro ou para outras condições variadas.

Um dos principais sintomas é a perda da audição unilateral progressiva, podendo também ser abrupta, acompanhados de outros quadros como zumbido no ouvido e até tonturas recorrentes.

Conforme o grau do neuroma vai progredindo, mais fortes e intensos ficam os sintomas, o que é muito desagradável para todos os pacientes, e principalmente uma forma de também demandar o atendimento com especialista imediatamente.

Por isso o diagnóstico deve ser feito ainda no início, para que todo o tratamento tenha eficácia e você consiga preservar bem a sua audição, considerando inclusive alguns métodos que podem ser usados para tratamento.

A qualidade do profissional também faz diferença e é preciso para que você consiga ter um tipo de apoio especializado com um acompanhamento muito mais duradouro e também de acordo com a sua necessidade.

Como fazer o diagnóstico

O diagnóstico do neuroma é feito principalmente com o recurso da audiometria e do audiograma, que visam traçar um perfil do quadro auditivo, inclusive tendo em vista toda a questão nervosa envolvida.

Problemas auditivos assimétricos são muito recorrentes nesse tipo de situação, e podem também indicar muitas doenças, por isso são exigidos outros tipos de exame para a detecção do neuroma.

Normalmente são os exames de imagem que trazem a resposta definitiva, principalmente a ressonância magnética que apresenta exatamente o neuroma e seu grau de evolução, sendo necessária uma intervenção.

O tratamento vai depender de como o tumor está localizado, se está em grau avançado e muitas outras variáveis que devem ser levadas em consideração e que pesam no tipo de intervenção indicada.

Por isso uma avaliação minuciosa vai fazer a diferença e de fato entregar os resultados efetivos do grau do neuroma, e o tratamento vai justamente seguir todas essas informações que foram obtidas.

Tratamento indicado

O tratamento conforme já foi dito algumas vezes, pode depender do grau do neuroma e como o mesmo está sendo observado, além é claro do especialista que está fazendo toda essa avaliação.

Em um primeiro estágio a observação é o melhor caminho, para que as decisões tomadas não acabem agravando um estado que já não é bom, e que pode potencializar ainda mais os efeitos da doença.

O tratamento também compreende a remoção cirúrgica do neuroma, e é indicada para os casos mais avançados e para as pessoas que suportam esse tipo de intervenção, já que é algo muito invasivo.

Além disso são indicadas sessões de radioterapia mas para os casos em especial, a depender da localização do neuroma e também como serão previstas todas as etapas de tratamento.

O uso de aparelhos auditivos é recomendado para o decorrer do tratamento e pode também compreender um tratamento mais intensivo e que está indicado para quem não vai fazer nenhuma intervenção.

Acompanhamento com fonoaudiólogos especializados

O tratamento com a equipe especializada compreende também parte do desenvolvimento e cuidado com a situação, de maneira que você consiga também preservar sua saúde e possa ter os melhores encaminhamentos.

A Direito de Ouvir tem os melhores fonoaudiólogos, mais modernos e também prontos para o atendimento de qualquer tipo de demanda, tendo os mais modernos métodos de investigação e diagnóstico.

Com esse tipo de encaminhamento você pode ter a certeza do melhor tratamento e inclusive o mais indicado para o seu quadro, sendo o mesmo tratamento observado de perto por toda a nossa equipe.

Isso porque o tratamento deve compreender também o cuidado com toda a evolução, preservando inclusive a melhor forma de você lidar com a doença e poder retomar a sua rotina da melhor maneira e também dentro de todas as restrições que o quadro pede.

Assim você não somente trata o seu problema de neuroma do acústico, mas cuida da sua qualidade de vida, oferecendo todas as maneiras necessárias para que você consiga tratar a situação e ter uma equipe altamente especializada como suporte.


Marcadores
Curiosidades
Nós usamos seus dados para analisar e personalizar nossos anúncios e serviços durante sua navegação em nossa plataforma. Ao continuar navegando pelo site Direito de Ouvir você nos autoriza a coletar tais informações e utilizá-las