Por Direito de Ouvir

09 de November de 2017

Conheça o Museu do Aparelho Auditivo

Com mais de 700 itens, Museu tem sede em Franca, SP

09 de November de 2017


Inaugurado no dia 16 de janeiro de 2013 o Museu do Aparelho Auditivo tem sua sede na cidade de Franca, interior do Estado de São Paulo. Atualmente são mais de 700 itens museológicos, bibliográficos e arquivísticos à disposição para o descobrimento e conhecimento da história e do avanço tecnológico dos aparelhos auditivos. Durante a visita você terá a oportunidade de aprender e explorar o mundo dos aparelhos auditivos adquiridos em mais de 13 países da América do Norte, Ásia e Europa. Dentre essas peças está o Audiphone, um aparelho fabricado na França datado de 1890, considerado uma raridade.

Além do Audiphone, o Museu do Aparelho Auditivo também conta outro item raro: uma réplica do Trono Real utilizado por D. João VI a partir de 1820. A poltrona real foi projeta para amplificar os sons de fala para que D. João VI pudesse ouvir seus súditos. Esculpido em madeira de lei, o trono foi produzido em São Paulo por um artesão especializado em entalhamento em móveis clássicos.

O trono acústico original foi fabricado por uma empresa de Londres, na Inglaterra, que levava o nome de Frederick C. Rein, com o fim de atender às necessidades do Rei João VI de Portugal. Seria, segundo historiadores, uma cópia da primeira cadeira acústica inventada na França em 1706. Ameaçado pelo avanço das tropas do exército de Napoleão, D. João VI transferiu seu governo para o Brasil em 1808. O trono foi encomendado em 1819 e entregue um ano depois. Foi, portanto, usado primeiro no Brasil, antes de ser levado para Lisboa em 1821, na volta do Rei a Portugal.

O trono tem seus braços escavados para servirem de receptores de som, agindo da mesma forma que cornetas acústicas. Nas extremidades dos braços, foram esculpidas cabeças de leões grotescos com bocas abertas. Na parte de trás da cadeira, um tubo levava o som até a orelha real. Para se dirigir ao rei, seus visitantes eram obrigados a ajoelhar-se e a falar diretamente para as bocas dos leões.

A réplica presente no Museu foi projetada a pedido de Frederico Abrahão, CEO da Direito de Ouvir, empresa curadora do Museu do Aparelho Auditivo e também local de sua atual sede.

Para Frederico Abrahão, a nova peça do acervo é motivo de orgulho. “O Museu do Aparelho Auditivo proporciona conhecimento sobre a história e a evolução dos aparelhos auditivos, ferramentas tão importantes na promoção de saúde e bem-estar para milhões de pessoas no Brasil e em todo o mundo. O trono acústico vai agregar ainda mais valor a todo esse acervo importantíssimo, lançando luz, inclusive, sobre um momento muito importante da história Brasil e Portugal”, avalia o presidente da Direito de Ouvir

Museu do Aparelho Auditivo de Franca está aberto para visitação de segunda a sexta-feira. Para agendar uma visita, basta ligar para (16) 3720-4562 ou comparecer a sua sede localizada à Rua Batatais nº 1038 em Franca – SP.


Marcadores
Curiosidades
Nós usamos seus dados para analisar e personalizar nossos anúncios e serviços durante sua navegação em nossa plataforma. Ao continuar navegando pelo site Direito de Ouvir você nos autoriza a coletar tais informações e utilizá-las