Por Direito de Ouvir

01 de December de 2020

A labirintite tem relação com a perda auditiva?

Entenda mais sobre essa doença

01 de December de 2020


A labirintite é uma doença do ouvido interno, se dá pela inflamação da região do labirinto. O labirinto é a região do nosso corpo responsável pelo equilíbrio, audição e percepção.

Existem diversos tipos de labirintite com sintomas muito parecidos é preciso identificá-los para constatar qual o melhor tratamento a ser realizado.

Tipos de labirintite:

Viral: os casos de labirintite viral são geralmente causados por infecções no peito, nariz, boca e vias respiratórias e que então se espalham para o ouvido interno causando a infecção do labirinto.

Bacteriana: é mais difícil de acontecer do que a viral. Para bactérias contaminarem o ouvido interno é necessário que haja uma parte da camada do tecido do ouvido interno danificada. Isso pode ocorrer em decorrência de uma grave infecção ou de meningite.

Emocional: assim como o zumbido no ouvido, a labirinte também pode ser causada por motivos emocionais, como a depressão e a ansiedade. Os sintomas emocionais podem causar sensação de tontura e pressão no ouvido, quando o indivíduo está em situação de estresse esse quadro pode piorar.

Quais os sintomas da labirintite?

A labirintite afeta sua audição e também seu equilíbrio, por isso um dos sintomas mais comuns é a tontura e também a perda auditiva. Outros sintomas que podem ocorrer são:

- Visão embaçada;

- Desequilíbrio, ao ponto de sentir que irá cair;

- Náusea e vômito;

- Zumbido no ouvido

Os sintomas geralmente aparecem do dia para a noite e isso pode ser muito incômodo. Por isso é essencial buscar ajuda médica se sentir algum dos indícios de labirintite.

O que pode acentuar as crises?

Pessoas com labirintite devem manter algumas recomendações para que as crises não se tornem recorrentes como:

- Evitar alimentos com muito açúcar;

- Evitar bebidas estimulantes, como energéticos e derivados de cafeína;

- Fumar e ingerir álcool em excesso;

- Ficar longos períodos sem comer;

- Passar por situações de estresse e nervosismo

Quais as complicações da labirintite?

A labirintite bacteriana tem o risco maior de causar perda auditiva permanente. Especialmente em crianças que adquiriram alguma complicação com meningite. A relação entre a perda auditiva e a labirinte é que a perda da audição é um sintoma da doença que pode se complicar ou não.

Qual o tratamento?

É necessário ter repouso e fazer uso dos medicamentos que o médico irá lhe recomendar se o caso for uma labirintite viral, causada por infecção. Outros remédios também são indicados para atenuarem os sintomas como a tontura e a náusea.

É fundamental procurar um médico especialista para diagnosticar bem o caso de labirintite e não ter complicações futuras.

 

 

 

Nós usamos seus dados para analisar e personalizar nossos anúncios e serviços durante sua navegação em nossa plataforma. Ao continuar navegando pelo site Direito de Ouvir você nos autoriza a coletar tais informações e utilizá-las