Por Direito de Ouvir

21 de May de 2021

Habilidades Auditivas e Habilidades Linguísticas

A importância das habilidades auditivas nos primeiros anos de vida

21 de May de 2021


Sabemos que a audição é um processo de desenvolvimento importante para fala e linguagem, é através dela que percebemos o mundo a nossa volta.


Através da orelha o som é captado e levado até o córtex auditivo, onde toda informação sonora é processada. Se durante esse processo não se apresenta nenhuma interferência, significa que não houve nenhuma privação sensorial.

As habilidades auditivas são desenvolvidas nos primeiros anos de vida e são fundamentais para o desenvolvimento da linguagem e da audição, período esse que acontece a maturação do sistema nervoso central. Nesse período ocorre uma organização entre os processos de ouvir e comunicar.

 As habilidades auditivas são:

Detecção: é a habilidade que faz perceber a presença do som, trabalhando a discriminação auditiva, que pode ser de reconhecimento de vogais, distinção das consoantes, melodia, frases, palavras entre outras detecções;


Discriminação: discriminar dois ou mais estímulos sonoros;

Figura-fundo: reconhecer o que foi dito na presença de outro som competitivo;

Reconhecimento: identificar o som e a fonte sonora com a capacidade de nomear e/ou classificar o som que ouviu;

Localização: habilidade de localizar onde está origem sonora;


Fechamento: é a habilidade de perceber uma frase ou uma palavra por inteiro mesmo quando partes for omitidas;

Sensação sonora: perceber a intensidade, frequência e duração de um som;

Compreensão: é o ato de estabelecer relações entre o estímulo sonoro produzido de outros ambientes a do seu próprio comportamento;

Memória: habilidade de armazenar diferentes estímulos auditivos;

Síntese ou integração binaural: reconhece estímulos que são apresentados de forma simultânea ou alternados em ambas orelhas;

Atenção: acompanha um estímulo mesmo que atenção primária esteja em outro estímulo;

 Com o desenvolvimento das habilidades auditivas, ocorre à melhora no processo da linguagem oral bem como da compreensão e ajuda, principalmente as crianças, a dar significado ao mundo.

 Precisamos do completo funcionamento das estruturas responsáveis pela audição para aquisição e desenvolvimento da linguagem. A criança apenas estará pronta para compreender e reconhecer a fala após compreender, entender, detectar, discriminar, localizar sons, memorizar e integrar as experiências auditivas.

Uma pequena alteração na via auditiva faz com que a criança tenha dificuldades não só para ouvir, mas para compreender, entender o som e tudo ao seu redor, isso pode trazer grandes prejuízos na aquisição e desenvolvimento da linguagem.

As habilidades linguísticas dependem de uma boa qualidade da audição, pois, caso esteja alterada, a criança terá dificuldade para localizar a fonte sonora, entender a fala em presença de ruído, para manter atenção e consequentemente terá dificuldade na escola.

Como avaliar as habilidades auditivas?

Inicialmente pode-se avaliar por meio de uma triagem escolar e avaliação simplificada do processamento auditivo, procedimentos esses de fácil aplicabilidade, onde é possível identificar facilmente as dificuldades encontradas na criança, podendo estas serem encaminhadas para uma avaliação mais detalhada e possível estimulação das habilidades auditivas.

E necessário salientar a importância de como desenvolver essas habilidades auditivas através de atividades de múltiplas escolhas, iniciando com onomatopeias, vogais, consoantes, palavras, frases, quando estiver numa fase mais avançada, o paciente deve repetir o que ouviu, estimulando assim a compreensão.

 Sabemos que qualquer alteração em uma das habilidades auditivas pode trazer comprometimento e interferir na comunicação do indivíduo por isso se perceber alguma dificuldade procure um profissional capacitado.

Fonoaudióloga Alana Cristina Pereira de Moura
CRFª: 10.230


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