Habilidades Auditivas e Habilidades Linguísticas
A importância das habilidades auditivas nos primeiros anos de vida

Sabemos que a audição é um processo de desenvolvimento importante para fala e linguagem, é através dela que percebemos o mundo a nossa volta.
Através da orelha o som é captado e levado até o córtex auditivo, onde toda informação sonora é processada. Se durante esse processo não se apresenta nenhuma interferência, significa que não houve nenhuma privação sensorial.
As habilidades auditivas são desenvolvidas nos primeiros anos de vida e são fundamentais para o desenvolvimento da linguagem e da audição, período esse que acontece a maturação do sistema nervoso central. Nesse período ocorre uma organização entre os processos de ouvir e comunicar.
As habilidades auditivas são:
• Detecção: é a habilidade que faz perceber a presença do som, trabalhando a discriminação auditiva, que pode ser de reconhecimento de vogais, distinção das consoantes, melodia, frases, palavras entre outras detecções;
• Discriminação: discriminar dois ou mais estímulos sonoros;
• Figura-fundo: reconhecer o que foi dito na presença de outro som competitivo;
• Reconhecimento: identificar o som e a fonte sonora com a capacidade de nomear e/ou classificar o som que ouviu;
• Localização: habilidade de localizar onde está origem sonora;
• Fechamento: é a habilidade de perceber uma frase ou uma palavra por inteiro mesmo quando partes for omitidas;
• Sensação sonora: perceber a intensidade, frequência e duração de um som;
• Compreensão: é o ato de estabelecer relações entre o estímulo sonoro produzido de outros ambientes a do seu próprio comportamento;
• Memória: habilidade de armazenar diferentes estímulos auditivos;
• Síntese ou integração binaural: reconhece estímulos que são apresentados de forma simultânea ou alternados em ambas orelhas;
• Atenção: acompanha um estímulo mesmo que atenção primária esteja em outro estímulo;
Com o desenvolvimento das habilidades auditivas, ocorre à melhora no processo da linguagem oral bem como da compreensão e ajuda, principalmente as crianças, a dar significado ao mundo.
Precisamos do completo funcionamento das estruturas responsáveis pela audição para aquisição e desenvolvimento da linguagem. A criança apenas estará pronta para compreender e reconhecer a fala após compreender, entender, detectar, discriminar, localizar sons, memorizar e integrar as experiências auditivas.
Uma pequena alteração na via auditiva faz com que a criança tenha dificuldades não só para ouvir, mas para compreender, entender o som e tudo ao seu redor, isso pode trazer grandes prejuízos na aquisição e desenvolvimento da linguagem.
As habilidades linguísticas dependem de uma boa qualidade da audição, pois, caso esteja alterada, a criança terá dificuldade para localizar a fonte sonora, entender a fala em presença de ruído, para manter atenção e consequentemente terá dificuldade na escola.
Como avaliar as habilidades auditivas?
Inicialmente pode-se avaliar por meio de uma triagem escolar e avaliação simplificada do processamento auditivo, procedimentos esses de fácil aplicabilidade, onde é possível identificar facilmente as dificuldades encontradas na criança, podendo estas serem encaminhadas para uma avaliação mais detalhada e possível estimulação das habilidades auditivas.
E necessário salientar a importância de como desenvolver essas habilidades auditivas através de atividades de múltiplas escolhas, iniciando com onomatopeias, vogais, consoantes, palavras, frases, quando estiver numa fase mais avançada, o paciente deve repetir o que ouviu, estimulando assim a compreensão.
Sabemos que qualquer alteração em uma das habilidades auditivas pode trazer comprometimento e interferir na comunicação do indivíduo por isso se perceber alguma dificuldade procure um profissional capacitado.
Fonoaudióloga Alana Cristina Pereira de Moura
CRFª: 10.230