Fogos de artifício podem gerar perda auditiva

Nas festas de final de ano eles fazem parte da diversão, mas é preciso muito cuidado

O barulho feito pelos fogos de artifício pode chegar a 150 a 175 decibéis. Ficando acima do recomendado pela Organização Mundial de Saúde, que para os adultos deve ser até 140 decibéis de som. Já para as crianças é recomendável apenas 120, sendo assim, elas não devem ficar expostas aos fogos de artifício.

A exposição aos sons dos fogos de artifício pode causar perda auditiva temporária ou permanente e tinnitus. Se for de extrema importância, ou se você trabalha nos dias de festa e precisa estar próximo aos ruídos a fonoaudióloga, Andrea Varalta Abrahão, recomenda usar protetores auditivos.

No mercado existem vários protetores, estima-se que 10% da população mundial apresentam algum tipo de perda auditiva. A perda vem acontecendo cada vez mais cedo, e uma das causas é a exposição aos sons altos, como o dos rojões, alerta a especialista.

Em tempos de festas é fácil encontrar casos de perda de audição unilateral- perda  da audição em apenas um dos ouvidos. O sintoma é imediato, o mais recorrente é o zumbido, patologia que atinge cerca de 48 milhões de pessoas em todo o mundo. O problema maior é a intensidade dos fogos em um curto espaço de tempo. Se após a exposição aos barulhos de rojões aparecer sintomas de zumbido ou de ouvido tampado o indicado é procurar um otorrinolaringologista, para uma avaliação do dano auditivo, explica Andrea.

Cuide da sua audição e tenha um feliz ano novo!