Por Direito de Ouvir

05 de December de 2016

Estilo de vida e trabalho podem prejudicar audição

Alguns hábitos e profissões podem aumentar o risco de perda auditiva

05 de December de 2016


Você sabia que seu estilo de vida, trabalho e as atividades que você faz no seu tempo livre podem afetar sua audição? Algumas profissões, por exemplo, podem aumentar o risco de desenvolvimento de perda auditiva em até cinco vezes.

Entenda como o trabalho pode prejudicar sua audição

Atividades ruidosas, como trabalhar em um aeroporto, na construção civil ou em carpintaria  - podem colocar em risco a audição. Nestes casos a perda é classificada como perda auditiva induzida por ruído. Para evitar este problema, é fundamental o uso de protetores auriculares, que funcionam como equipamento de proteção individual.  É importante também que as pessoas que fiquem expostas a ruídos constantes no trabalho façam exames auditivos periódicos para que a capacidade auditiva seja monitorada e eventuais perdas sejam diagnosticadas e tratadas o mais breve possível.

Conheça algumas profissões que expõem a risco sonoro  

Carpinteiro – uma pistola gera 110-140dB.
Motorista de ambulância – barulho da sirene da ambulância alcança entre 110-140dB.
Lenhador – uma motosserra provoca um ruído de 110-140 dB.
Músico – o som de um alto-falante atinge entre 110-140 dB.
Controlador de tráfego aéreo – o motor de um avião pode atingir entre 110-140 dB.
Coletor de lixo – o barulho do caminhão de lixo oscila entre 85-100 dB.
Trabalhador de construção – um martelo pneumático chega a 85-100 dB.
Arquiteto paisagista - um cortador de grama provoca entre 85-100 dB.

 Estilo de vida saudável?

Não é só o seu trabalho que pode prejudicar sua audição. Seu estilo de vida também pode ser um risco. Você está obeso e sedentário? Então saiba que o excesso de peso também aumenta a possibilidade de desenvolver perdas auditivas. Outros fatores como o tabagismo e alcoolismo também ampliam risco de perda auditiva. Pesquisas apontam que fumantes têm 15% um risco maior de ter perda auditiva que não fumantes. Outros estudos mostraram que o consumo alto de álcool, durante um longo período de tempo, pode resultar em prejuízos no córtex central do cérebro e isso pode fazer com que o cérebro seja incapaz de processar sons, e por fim ocasionar perda auditiva.

Exercícios para manter a forma e a saúde auditiva?

Já parou para pensar que suas atividades de lazer também podem afetar seus ouvidos. Se você tem o costume de frequentar muitos shows e ficar próximo às caixas de som, saiba que você é um sério candidato a desenvolver perdas auditivas.

Para você é impossível fazer exercícios sem som alto? Cuidado! Adora praticar spinning? Saiba que o ruído numa sala de bike pode chegar a 100 a 115 dB. Tais ruídos são considerados os maiores agressores. Pessoas que com frequência participam em atividades com níveis de ruído acima de 90 dB contam com um risco alto de 10% de sofrer perda auditiva, segundo pontua o estudo. Saiba como os sons altos na academia podem afetar a saúde auditiva.

Exposição a ruídos durante a gravidez

Grávidas precisam tomar um cuidado especial porque, mesmo antes do nascimento da criança, há um grande risco do feto contrair problemas auditivos devido a exposição a ruídos. Um estudo sueco mostrou que exposição a ruídos durante a gravidez pode prejudicar a audição do feto, chegando até 80% de aumento de risco em ambientes de atividades profissionais.

Nós usamos seus dados para analisar e personalizar nossos anúncios e serviços durante sua navegação em nossa plataforma. Ao continuar navegando pelo site Direito de Ouvir você nos autoriza a coletar tais informações e utilizá-las