Por Direito de Ouvir

01 de November de 2018

Não precisa ser especialista para comprar AASI

Confira um guia com dicas essenciais para comprar seu aparelho auditivo

01 de November de 2018


“Não estou ouvindo bem. E agora?” Essa é a principal dúvida de quem começa a perceber os sintomas da perda de audição.

Esse problema é mais comum do que você pensa. Mais de 15 milhões de brasileiros sofrem com a perda auditiva e, na maioria dos casos as aparelhos auditivos são o melhor tratamento.

Os Aparelhos de Amplificação Sonora Individual (AASI) são pequenos dispositivos tecnológicos que para tratar o problema auditivo e permitir que você volte a ouvir os sons normais do dia a dia.

Atualmente, existem muitas opções de aparelhos auditivos, para diferentes tipos de perda de audição, orçamento, estilo de vida e preferências. Mas calma, não é preciso ser um especialista para comprar o AASI certo.

Quer saber como? Continue a leitura deste artigo! Ele será um guia com as informações que você precisa saber antes de comprar seu aparelho auditivo.

O que faz um aparelho auditivo?

Vamos começar com o básico. Primeiramente, você precisa saber o que é um aparelho auditivo e por que você precisa dele.

Os aparelhos auditivos são dispositivos que amplificam o som e possuem mais uma série de funcionalidades para minimizar os sintomas da perda de audição.

Os principais recursos dos AASI modernos garantem a melhor experiência possível. Alguns deles são:

• Filtrar o ruído de fundo;

• Ajudar a diferenciar as vozes das pessoas;

• Aumentar e diminuir o volume automaticamente, de acordo com a necessidade;

• Captar a conversa mesmo em um lugar barulhento;

• Alguns modelos oferecem acessibilidade com outros dispositivos digitais, como televisão, telefone e aparelhos de som.

Pequenos o suficiente para se usar dentro ou atrás da orelha, alguns aparelhos auditivos são praticamente invisíveis.

Por que os aparelhos auditivos custam caro?

Antes de começar o processo de compra do seu aparelho auditivo, é preciso ter em mente que esse será um investimento para sua saúde.

Não é o mesmo que comprar um smartphone ou um computador novo, já que qualquer equipamento médico que modifique sua vida merece uma atenção especial.

Como são dispositivos altamente tecnológicos, os aparelhos auditivos geralmente têm um custo elevado. No entanto, é preciso considerar a relação custo-benefício da compra.

Muitas vezes é melhor gastar um pouco mais e ter bons resultados, do que economizar e escolher um aparelho que não atinge as expectativas.

Alguns fatores que influenciam no preço dos aparelhos auditivos são:

• Tecnologia avançada;

• Durabilidade e longa duração da bateria;

• Design e montagem;

• Garantia;

• Recursos adicionais.

O fator financeiro não precisa ser um impedimento para tratar do seu problema auditivo. A Rede de Clínicas Direito de Ouvir possui condições de pagamento facilitadas para qualquer pessoa adquirir seus aparelhos auditivos.

É possível financiar o AASI, parcelar no cartão de crédito ou conseguir um desconto para pagamento à vista.

O que você precisa considerar ao comprar o aparelho auditivo

Antes de comprar um carro ou uma casa você pesquisa primeiro, certo? É preciso ter essa mesma postura ao comprar um aparelho auditivo.

A seguir, separamos as principais questões que você precisa considerar antes de comprar seu aparelho auditivo.

Teste de Audição

Apenas perceber os sintomas da perda de audição não é o suficiente para comprar o aparelho auditivo. Como estamos tratando da sua saúde, é essencial que você receba o diagnóstico médico e a indicação dos AASI.

Um otorrinolaringologista é o médico que vai avaliar a causa da perda de audição. Em alguns casos, o problema auditivo pode ser efeito colateral de alguma doença, como diabetes.

Também é essencial realizar um teste de audição com o fonoaudiólogo. Pela audiometria, o profissional vai identificar seu tipo de perda auditiva e indicar o aparelho auditivo que melhor atende às suas necessidades.

Encontre um bom profissional

Existem muitos profissionais que se preocupam apenas em vender o aparelho mais caro, sem se preocupar com o bem-estar do paciente.

Por isso, você precisa encontrar um fonoaudiólogo de confiança para ajustar o aparelho e auxiliar durante o período de adaptação.

Na Direito de Ouvir, todos os fonoaudiólogos são especialistas em Audiologia e estão preparados para atender os pacientes da melhor maneira e garantir uma experiência satisfatória com os aparelhos auditivos.

Modelo ideal do AASI

Não existe um aparelho auditivo que seja ideal para todas as pessoas, mas existe um aparelho perfeito para cada necessidade.

São modelos internos, externos, de várias cores, formatos, funcionalidades e recomendados para diferentes tipos de perda auditiva.

O dispositivo certo para você vai depender de acordo com:

• A causa da perda de audição;

• O tipo e a gravidade da sua perda auditiva;

• Sua idade;

• A sua habilidade para manusear pequenos dispositivos;

• Seu estilo de vida;

• Seu orçamento disponível.

Temos um post especial com dicas para escolher o aparelho auditivo certo, vale a pena fazer a leitura.

Período de adaptação

Depois de todas as etapas anteriores, chega a hora de começar a utilizar os aparelhos auditivos. Pode levar algum tempo para se acostumar com os AASI, portanto esteja preparado para o período de adaptação.

Em muitas clínicas, como na Direito de Ouvir, é possível usar o aparelho durante um período de teste e, caso não se adapte, é possível realizar a troca.

O período de adaptação é parte essencial do seu sucesso com os aparelhos auditivos, por isso é tão importante escolher um profissional de confiança para guia-lo nesse caminho.

Cuidados com o seu aparelho auditivo

Depois de investir em sua saúde auditiva, lembre-se de cuidar bem dos seus aparelhos auditivos. Eles duram, em média, 5 anos e alguns cuidados básicos são fundamentais para garantir seu perfeito funcionamento.

Alguns cuidados para ter com seu aparelho auditivo:

• Mantenha os AASI sempre longe do calor, umidade, produtos para cabelo, crianças e animais de estimação;

Faça a limpeza conforme a indicação do fabricante;

• Desligue os dispositivos enquanto não estiver utilizando;

• Troque as pilhas gastas imediatamente.

Viu como comprar aparelhos auditivos não é uma missão impossível? Você não precisa ser um especialista, apenas ter as informações adequadas para fazer uma escolha que melhore sua qualidade de vida.

Para adquirir seu aparelho auditivo com a Direito de Ouvir, encontre a clínica mais perto de você!


Marcadores
Aparelhos Auditivos Artigos
Nós usamos seus dados para analisar e personalizar nossos anúncios e serviços durante sua navegação em nossa plataforma. Ao continuar navegando pelo site Direito de Ouvir você nos autoriza a coletar tais informações e utilizá-las