Por Direito de Ouvir

20 de September de 2019

Conheça o primeiro desenho animado em Libras

O objetivo do desenho é entreter deficientes auditivos e ensinar Libras

20 de September de 2019


Os desenhos animados fazem parte da vida de qualquer criança. Mas, você já parou para pensar em como os deficientes auditivos conseguem assistir e entender as animações sem ouvir o que os personagens estão falando? Bem, podemos afirmar que não é fácil.

Primeiramente, a surdez faz com que as crianças assistam apenas desenhos com intérprete. Porém, isso traz outro problema à tona, já que a criança precisa dividir sua atenção com o pequeno quadradinho onde fica o intérprete e o desenho em si.

Mas, a boa notícia que muitas pessoas ainda não sabem é que já existe um desenho animado para crianças com deficiência auditiva. O que torna a produção “Min e as Mãozinhas” mais especial é que ele é o primeiro desenho animado totalmente feito na Língua Brasileira de Sinais.

Para saber mais sobre a história do desenho e como a animação pode contribuir para quase 10 milhões de brasileiros com deficiência auditiva, basta continuar a leitura!

Sobre “Min e as Mãozinhas”

O roteiro da animação gira em torno de Yasmin, mais conhecida como Min. Ela é uma menina surda que tem o desejo de se comunicar com os animais. Durante os episódios, ela interage com os outros personagens: esquilo, o elefante, o gato e o sapo ensinando-lhes a se comunicar na língua de sinais.

A partir de sinais simples, como “oi”, “bom dia” e “boa noite”, a Libras torna-se um idioma em comum entre todos, permitindo que Min e os animais se comuniquem e se tornem amigos mais próximos.

De acordo com o criador do projeto, o animador Paulo Henrique, o objetivo de “Min e as Mãozinhas” não é apenas entreter crianças surdas. A proposta do desenho é promover a inclusão e diversão. Assim, os deficientes auditivos podem se sentir representados e aproveitar um desenho totalmente na língua de sinais.

Além disso, o público ouvinte tem a oportunidade de aprender sobre o idioma e como interagir com os deficientes auditivos.

O desenho é dirigido para crianças de 3 a 6 anos de idade. A primeira temporada contará com 13 episódios e, até agora, os três primeiros já estão disponíveis no Youtube.

Como nasceu a ideia

A ideia de fazer “Min e as Mãozinhas” surgiu de uma situação bem comum. Ao se deparar com uma pessoa surda, Paulo Henrique não sabia como se comunicar na língua de sinais. Então, o animador que já havia participado da produção de desenhos como “Turma da Mônica” e “Sítio do Pica-pau Amarelo”, resolveu fazer algo para apoiar a inclusão dos deficientes auditivos.

Além do animador, professores e intérpretes de Libras participaram da produção. Assim, foi possível criar um roteiro inclusivo que também pudesse ser usado como material educacional nas escolas.

A Língua Brasileira de Sinais- Libras

Pouca gente sabe, mas a Libras não é uma linguagem, e sim uma língua. Isso significa que a Língua Brasileira de Sinais não é formada por vários gestos que traduzem o português para pessoas surdas. A Libras possui suas próprias regras e estrutura e é considerada o segundo idioma oficial do país.

Mas nem sempre foi assim. Para você ter uma noção, até o século XV as pessoas surdas eram consideradas ineducáveis. Porém, foi a partir do século XVI que algumas mudanças de mentalidade na Europa se espalharam pelo mundo, dando origem à luta pela educação dos surdos.

Com o passar dos anos, surgiu a Língua Brasileira de Sinais, uma mistura da Língua Francesa de Sinais com os gestos que os surdos brasileiros já utilizavam. Por quase um século, professores e educadores discutiram sobre a educação de crianças surdas. Porém, foi somente em 1993 que foi elaborado o primeiro projeto de lei para regulamentar a língua de sinais. Finalmente, em 2002, a Libras foi reconhecida como um idioma oficial do país.

Com o tempo, a comunidade surda teve outras conquistas importantes, como a obrigação de recursos visuais e legendas nas propagandas do governo, além da criação do Estatuto da Pessoa com Deficiência que promove a acessibilidade em várias áreas.

Importância da acessibilidade para crianças surdas

Projetos como “Min e as Mãozinhas” são extremamente importantes para garantir a inclusão dos deficientes auditivos - que são muitos no país. O censo de 2010 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) indicou que existem 9,7 milhões de pessoas com algum nível de deficiência auditiva. Desse número, 2,1 milhões apresentam perda auditiva grave e 1 milhão deles são crianças ou jovens.

Com números tão expressivos, fica fácil entender a importância da Língua Brasileira de Sinais e de projetos que promovem o ensino de Libras para todas as pessoas.

Várias pesquisas mostram como a linguagem de sinais pode proporcionar benefícios para todas as crianças, independentemente do seu status auditivo. Esse argumento é baseado nos seguintes pontos:

• As experiências de aprendizado de idiomas na infância afetam outras áreas de desenvolvimento. Portanto, aprender novas línguas é essencial para o futuro das crianças;

• A língua de sinais possibilita que as crianças surdas e com deficiência auditiva tenham melhores habilidades de linguagem.

Ajude “Min e as Mãozinhas

Se você gostou de conhecer o primeiro desenho animado em Libras, pode ajudar na produção de novos episódios. O idealizador do projeto, Paulo Henrique, aposta no financiamento coletivo para cobrir os gastos com roteiro, animação, edição, músicos, professores de Libras e intérpretes.

Para contribuir ou saber mais sobre “Min e as Mãozinhas” basta acessar a página do financiamento coletivo.

Ficou curioso para assistir o desenho? Então veja o primeiro episódio de “Min a as Mãozinhas” que está disponível no Youtube!


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