Por Direito de Ouvir

12 de May de 2021

Os principais cuidados com os Aparelhos Auditivos

Saiba como mantê-los em perfeito estado

12 de May de 2021


Os cuidados com as próteses auditivas devem ser diários, assim como tomar banho e escovar os dentes, por exemplo.

Porém, a primeira regra é: manter sempre os seus aparelhos limpos e secos, longe do suor excessivo e água.

Embora os aparelhos hoje em dia sejam “resistentes a água e poeira”, não significa que podemos tomar banho, entrar na piscina, usar spray ou tintura para cabelos enquanto estiver com a prótese na orelha.

Além disso, nunca utilize produtos domésticos como álcool ou água e sabão para limpá-los. Para ajudar a manter seus aparelhos auditivos em perfeito estado, listamos a seguir seis tópicos que irão lhe auxiliar em como realizar a limpeza e cuidados diários. Veja:

1- Como limpar os seus Aparelhos Auditivos

Com as mãos limpas e utilizando um pedaço de papel higiênico, guardanapo, escovinha com cerdas macias ou uma flanela o paciente irá retirar o excesso de cera que se acumula nos orifícios das olivas ou moldes, isso fará com que o som percorra o seu caminho natural.

2- Como tirar a umidade do Aparelho Auditivo

A opção mais utilizada é a sílica gel, que tem como função absorver a umidade dos aparelhos.

 Outra excelente opção já disponível no mercado brasileiro são os desumidificadores elétricos, que tem a mesma função da sílica gel, porém, além de retirar a umidade, eles também eliminam germes e bactérias, pois possuem um sistema de luz ultravioleta.

3- Pilhas de zinco

Um cuidado extremamente importante é retirar as pilhas ou deixar a gaveta aberta enquanto os aparelhos não estão sendo utilizados.

Com as baterias fora de alcance, não haverá a oxidação do circuito interno dos aparelhos auditivos, dano este que, na maioria das vezes, não é possível reparar ou, se houver, terá alto custo de manutenção.

4 – Proteção dos Aparelhos Auditivos Internos

Os aparelhos internos CIC, ITC e ITE, possuem o filtro de cera, que é uma barreira protetora para que a mesma não entre em contato com os circuitos internos.

 A troca do filtro é realizada de acordo a orientação de cada fabricante e é indicado que o seu fonoaudiólogo realize este procedimento, pois são necessários alguns cuidados para que o filtro não se solte e fique dentro do conduto auditivo necessitando, em alguns casos, de intervenção médica.

 Os Aparelhos Ric’s também possuem o filtro de cera e a sua higienização é necessária, pois quando estão entupidos impedem o som de percorrer o seu caminho natural, podendo ocasionar também a queima do receptor.

5 - Colocação correta do Aparelho Auditivo

Cada modelo possui uma maneira correta de colocação, o seu fonoaudiólogo irá orientá-lo sobre o seu modelo.

A colocação incorreta pode acarretar no amassamento do tubo nos aparelhos Open Fit e BTE’s, e nos aparelhos Ric’s pode entortar o fio do receptor levando a quebradura.

Lembre-se de que é necessário respeitar as cores dos marcadores que o seu aparelho auditivo possui: vermelho, corresponde ao lado direito e azul, ao lado esquerdo.

6 - Maneira certa de guardar o Aparelho Auditivo

A melhor maneira de guardar os seus aparelhos é dentro do estojo disponibilizado pelo fabricante, com a gaveta de pilhas aberta e higienizado.

Para os casos em que o paciente utiliza a sílica gel, a maneira correta será, no recipiente ou potinho em que está a sílica gel, onde o paciente colocará os aparelhos sobre a espuma e não diretamente na sílica.

Para os usuários da tecnologia recarregável, o paciente deverá os aparelhos dentro do estojo de recarga, observando sempre a indicação da luz que diz se está correto o posicionamento dos aparelhos.

É necessário seguir as orientações e consultas pós compra com o profissional da audição, assim o paciente sempre estará orientado sobre os cuidados diários e coberturas da garantia dos seus aparelhos auditivos. Criar o hábito de higienizar as próteses sempre no final do dia, antes de dormir, isso fará com elas tenham uma vida útil maior e o paciente menos custos com manutenções.


 Fonoaudióloga Jéssica Silva Santos
 CRFª: 2 - 19919

Marcadores
Aparelhos Auditivos
Nós usamos seus dados para analisar e personalizar nossos anúncios e serviços durante sua navegação em nossa plataforma. Ao continuar navegando pelo site Direito de Ouvir você nos autoriza a coletar tais informações e utilizá-las