O uso de aparelhos auditivos nas crianças

As próteses auditivas são fundamentais para conectar crianças com perda auditiva ao mundo

O aparelho auditivo ajuda a criança a conectar-se com o mundo do som. Avanços tecnológicos conseguidos com aparelhos auditivos digitais, sistemas de equipamentos de assistência à audição dão a criança a possibilidade de ter tanto sucesso na sala de aula, no campo e em atividades extracurriculares como qualquer outra criança.

Ouvir é um dos sentidos mais importantes. A notícia de que seu filho possui perda auditiva pode ser surpreendente, mas você não está sozinho. Aproximadamente seis em cada mil crianças nascem com algum grau de perda auditiva. A grande maioria terá uma vida plena compensatória com o uso de aparelhos auditivos.

Tomar a decisão de fazer testes auditivos em seu filho e, se necessário adaptá-lo com um aparelho auditivo é a atitude mais responsável e cuidadosa que você pode ter com ele.

Teste da Orelhinha

O primeiro teste que verifica a audição da criança é o chamado teste da orelhinha. Realizado até 48 horas após o nascimento, este exame é rápido e indolor, feito pelo fonoaudiólogo, na presença dos pais, no momento em que o bebê está dormindo.

Insere-se um fone no ouvido com o objetivo de analisar a na anatomia e a integração auditiva do bebê. Se o resultado for negativo, outro teste é realizado, pois pode haver alguma secreção oriunda do parto que prejudique o diagnóstico. Se o resultado for novamente negativo, o bebê é encaminhado ao especialista, no caso do otorrinolaringologista.


A habilidade que a criança tem de se comunicar verbalmente depende totalmente da habilidade que ela tem de ouvir. Uma criança com problemas auditivos pode apresentar problemas no desenvolvimento da linguagem e dificuldades de aprendizado de uma maneira geral.

Meu filho tem perda auditiva. E agora?

Medo, tristeza, desespero, choque. Uma avalanche de sentimentos toma conta dos pais que recebem o diagnóstico da perda auditiva de um filho. Realmente não é fácil aceitar de cara a situação, mas é muito importante que, passado o susto inicial, os pais procurem saber mais sobre o déficit auditivo.

É preciso ter em mente que o uso dos aparelhos auditivos pode ajudar – e muito – para que a criança tenha uma vida praticamente normal. Quanto mais cedo ela começar a utilizar as próteses, maiores são as chances de se adaptar.

Confira algumas dicas da Direito de Ouvir para ajudar os pais a lidarem com o diagnóstico de perda auditiva dos filhos:

Supere a culpa – Entenda que a perda auditiva não é uma sentença de isolamento para a criança, desde que você a ajude. Esqueça a culpa, o importante é procurar a melhor solução para preservar a qualidade de vida do seu filho. Crianças que não ouve da maneira correta podem ter problemas para desenvolver a fala e dificuldade de aprendizado. Não espere isso acontecer para buscar ajuda!

Encare a realidade – É um erro achar que, se não usar os aparelhos auditivos, a criança estará escondendo a sua perda auditiva. Na verdade, ela estará destacando a “surdez”. Se você tratar a perda auditiva e o uso dos aparelhos de uma maneira natural  – como se a criança precisasse de óculos, por exemplo -, seu filho também tratará a questão dessa maneira. Confira mais dicas aqui.

 

Continue lendo
Perda auditiva

Mais do Blog

Perda auditiva7 meses atrás

Tímpano Perfurado? Quais os sintomas? Como tratar?

Entenda o que acontece quando a membrana do tímpano é perfurada

Perda auditiva, Prevenção da perda auditiva7 meses atrás

Dia Nacional de Prevenção e Combate à Surdez

Campanha bsucaconscientizar as pessoas sobre a importância de cuidar da saúde auditiva

Curiosidades, Perda auditiva7 meses atrás

Síndrome de Usher causa surdez e cegueira

Doença genética associa a perda da audição com redução da visão

Aparelhos auditivos, Perda auditiva7 meses atrás

Como saber se você precisa usar aparelho auditivo?

Conheça os sinais que podem indicar que uma pessoa sofre de perda auditiva

Perda auditiva, Zumbido7 meses atrás

Hipotireoidismo pode causar zumbido

A disfunção na glândula tireoide também pode estar ligada à perda auditiva

Perda auditiva6 meses atrás

Causas da surdez

Surdez pode ocorrer após infecções ou com o uso de medicamentos