Por Direito de Ouvir

28 de August de 2017

Conheça e Previna-se da Fadiga Auditiva

Alguns dos sintomas desse problema auditivo são a sensação de zumbido e de ouvido entupido

28 de August de 2017


exposição prolongada a ruídos pode causar uma série de prejuízos para a audição, entre eles a fadiga auditiva. Muito comum nos dias de hoje, esse problema auditivo tem como sintomas sensação de zumbido e de ouvido cheio, entupido.
Segundo especialistas, estes são sintomas de que as células auditivas da cóclea, que transformam as ondas sonoras em impulsos elétricos que são lidos pelo cérebro, sofreram algum tipo de esgotamento.


O que é a fadiga auditiva?

Esse esgotamento causa a chamada fadiga auditiva. De uma maneira mais técnica, especialistas definem essa fadiga como uma redução temporária da capacidade auditiva ou já uma alteração permanente do limiar auditivo. Em alguns casos, o ouvido consegue se “recuperar” desse cansaço provocado pelo excesso de ruído e, em alguns dias, os sintomas de zumbido e ouvido entupido passam.

Mas, com a exposição constante a esses ruídos, o esgotamento pode se tornar um dano permanente e, consequentemente, uma perda auditiva. Isso pode acontecer tanto para pessoas que frequentam locais barulhentos, como shows, no lazer ou até mesmo no trabalho. Nestes casos de profissões que oferecem risco para a audição, é fundamental o uso de equipamentos de proteção individual, como os protetores auriculares.

Conheça as oito profissões que oferecem mais riscos para a audição

Os protetores auriculares ajudam a evitar os danos à audição, mas outras dicas também podem contribuir para que a audição não sofra com a fadiga auditiva. Confira algumas delas:

  • Sempre que possível, evite exposições prolongadas a ruídos;
  • Quando for a shows, mantenha distância das caixas de som;
  • Se for usar fones de ouvido, faça pausas a cada hora para deixar os ouvidos descansarem;
  • Caso trabalhe em ambientes ruidosos, não dispense o uso de protetores auriculares;
  • Busque manter um estilo de vida saudável, ele se refletirá em sua saúde como um todo;
  • Evite introduzir objetos no canal auditivo do seu ouvido, eles podem causar danos para a audição;
  • Se perceber alguma alteração na sua audição, procure um otorrinolaringologista.

Audiometria ajuda a identificar problemas na audição. Saiba mais!

Quer saber como está a sua audição? Faça já o TESTE AUDITIVO ONLINE!


Marcadores
Audição
Nós usamos seus dados para analisar e personalizar nossos anúncios e serviços durante sua navegação em nossa plataforma. Ao continuar navegando pelo site Direito de Ouvir você nos autoriza a coletar tais informações e utilizá-las