Como trabalhar como Audiologista?

Confira tudo o que você precisa saber para se tornar um audiologista

Depois de algumas pesquisas sobre o mercado de aparelhos auditivos, você, fonoaudiólogo, começou a se interessar pelo trabalho de audiologista. Mas, por onde começar? Como é possível começar a trabalhar nesta área? É preciso fazer um curso? Para responder esta e outras dúvidas, confira um guia com informações sobre como se tornar um audiologista.

Conheça as bases legais da profissão

Antes de começar, é importante que você compreenda as fontes legais do trabalho. O Conselho Federal de Fonoaudiologia estabelece as regras para que o fonoaudiólogo trabalhe como audiologista de forma plena, ética e autônoma.  Essas normas (leis, resoluções e portarias) falam sobre a prática profissional, da solicitação de exames até parâmetros para a execução destas avaliações. Leia mais aqui.

Como se especializar em Audiologia?

Quem não tem experiência com aparelhos auditivos pode – e deve – fazer um curso de especialização nesta área. Há escolas que oferecem cursos, mas empresas - como a Direito de Ouvir -oferecem essa capacitação gratuitamente para sua rede de credenciados.

E depois? Que caminho seguir?

São muitas as possibilidades. Você pode trabalhar apenas com exames como audiometria, imitanciometria e Bera ou pode também fazer a adaptação de aparelhos auditivos – conheça as vantagens de trabalhar com as próteses. A maioria dos profissionais costuma investir nas duas frentes, com sucesso.  Mas, neste caso, é preciso escolher uma empresa de próteses para se credenciar.

Quero trabalhar com aparelhos auditivos. Que empresa escolher?

A dica é pesquisar bastante porque nem sempre a maior empresa do mercado pode oferecer as melhores condições para faturamento e suporte, ok? Questões como a humanização no tratamento dos pacientes, a ética na maneira de lidar com os médicos e a qualidade dos aparelhos são pontos importantes a levar em consideração. Algumas empresas oferecem alguns diferenciais – a Direito de Ouvir, por exemplo, encaminha pacientes para sua rede credenciada.


Dicas de sucesso

Capriche no atendimento

Muitos especialistas torcem o nariz para a Audiologia porque pensam que ela é a área mais impessoal da Fonoaudiologia. Estes profissionais desconhecem a importância do atendimento nesta área – saiba mais sobre ela aqui.  Não basta se capacitar, escolher com cuidado sua empresa parceira,  ter aparelhos auditivos de qualidade e o equipamento certo. É preciso ter um consultório bem localizado e oferecer um atendimento humanizado, com informações consistentes.

Amplie seu potencial

Quais são as suas potencialidades? Você as conhece bem? Analisar suas qualidades é fundamental para que você possa alcançar seus objetivos. Essa é a formula do sucesso para muitos profissionais. Coloque no papel seus pontos fracos e fortes e tente analisar como eles podem se ajudar ou atrapalhar sua incursão no mercado em que planeja atuar. Confira outras dicas de sucesso para fonoaudiólogos !

Quero saber como trabalhar como Audiologista em uma empresa!

Continue lendo
Prevenção da perda auditiva

Mais do Blog

Doenças do ouvido, Prevenção da perda auditiva8 meses atrás

Perda Auditiva Neurossensorial: Causa e Tratamento

A perda auditiva neurossensorial pode ser unilateral ou bilateral, leve ou profunda

Prevenção da perda auditiva8 meses atrás

Como prevenir problemas auditivos e a surdez?

Muitos os fatores levam à surdez.Saiba como evitar problemas auditivos

Perda auditiva, Prevenção da perda auditiva8 meses atrás

Dia Nacional de Prevenção e Combate à Surdez

Campanha bsucaconscientizar as pessoas sobre a importância de cuidar da saúde auditiva

Prevenção da perda auditiva8 meses atrás

Exame avalia capacidade auditiva de pacientes

A audiometria é um exame que avalia a capacidade do paciente para ouvir sons

Audição, Prevenção da perda auditiva7 meses atrás

Conheça os principais exames auditivos

Exames auditivos podem ser feitos com ou sem a participação ativa do paciente

Audição, Perda auditiva, Prevenção da perda auditiva7 meses atrás

Fones de ouvido podem prejudicar audição

Exposição constante aos sons altos pode causar danos irreversíveis para a audição