Veja como proteger a audição dos bebês e crianças

É muito importante que os pais saibam proteger a audição dos bebês e crianças

No show de gravação do DVD do marido, o cantor Michel Teló, a atriz Thaís Fersoza protegeu a audição da filha, Melinda, com um abafador de sons com de rosa. O charmoso protetor sonoro chamou a atenção pela fofura, mas principalmente representou um alerta: é muito importante que os pais saibam sobre a importância de proteger a audição dos bebês e crianças.




Entre os músicos e fora do Brasil, o uso de protetores auditivos em bebês é bastante comum. O cantor John Legend levou a filhinha Luna com o seu protetor para assistir a uma partida de basquete há algumas semanas.

Nos Jogos Olímpicos Rio 2016, Boomer Phelps também assistiu às vitórias do papai, o nadador Michael Phelps, com o seu abafador de sons. Ele está tão acostumado a usar os protetores que está sempre com eles: em jogos de futebol americano, nas arquibancadas dos parques olímpicos...



O acessório, que lembra um fone de ouvido externo, não é nada comum no Brasil, mas é bastante importante para crianças e bebês que frequentam locais barulhentos, como estádios, shows e eventos.

Bebês e crianças precisam de proteção especial porque, como têm estruturas imaturas no ouvido, possuem uma sensibilidade maior a sons mais intensos do que os adultos. Em ambientes com rupossuem uma sensibilidade maior a sons mais intensos do que os adultos. Em ambientes com ruídos moderados, como em casa, não é necessário o uso dos protetores. A audição das crianças pode ser comprometida, no entanto, se for exposta constantemente a barulhos superiores a 85 decibéis, o que equivaleria ao som de um liquidificador em funcionamento.

Barulhos intensos como os de fogos de artifício ou bombas também são bastante perigosos. Por isso, em festas de final de ano e eventos como as Festas Juninas é importante que os pais estejam atentos para proteger ainda mais a audição dos pequenos.

Como proteger a audição das crianças no dia a dia?

Apesar de não ser necessário o uso do protetor de ouvidos no dia a dia, os pais devem estar sempre atentos aos barulhos domésticos. Manter o volume da TV baixo e as crianças afastadas de fontes de ruído como caixas de som, aspiradores de pó e secadores de cabelo pode ajudar a preservar a saúde auditiva.

Como a perda auditiva pode ser gradual e sem sintomas externos como a dor, a criança não a percebe e, consequentemente, os pais também não.

Justamente por isso é importante que eles fiquem atentos a alguns sinais característicos de déficit auditivo:

- Nos bebês menores de um ano: se eles não se espantam com ruídos ou reagem à voz dos pais ou a brinquedos com sons e não balbuciam

- Em crianças de até três anos: atraso no desenvolvimento da fala

- Nos meninos e meninas em idade escolar: a dificuldade de aprendizado e concentração nas aulas, necessidade de assistir TV em volumes muito elevados ou até mesmo dificuldade para entender conversas em casa

Ao identificar sinais como estes, os pais devem procurar um otorrinolaringologista. Com base em uma audiometria, o especialista poderá determinar se realmente a criança tem perda auditiva.
 

Leia mais:

Fases do desenvolvimento da audição das crianças

60% das perdas auditivas em crianças podem ser prevenidas

Meu filho tem perda auditiva e agora?

Continue lendo
Prevenção da perda auditiva

Mais do Blog

Doenças do ouvido, Prevenção da perda auditiva4 meses atrás

Perda Auditiva Neurossensorial: Causa e Tratamento

A perda auditiva neurossensorial pode ser unilateral ou bilateral, leve ou profunda

Prevenção da perda auditiva4 meses atrás

Como prevenir problemas auditivos e a surdez?

Muitos os fatores levam à surdez.Saiba como evitar problemas auditivos

Perda auditiva, Prevenção da perda auditiva4 meses atrás

Dia Nacional de Prevenção e Combate à Surdez

Campanha bsucaconscientizar as pessoas sobre a importância de cuidar da saúde auditiva

Prevenção da perda auditiva4 meses atrás

Exame avalia capacidade auditiva de pacientes

A audiometria é um exame que avalia a capacidade do paciente para ouvir sons

Audição, Prevenção da perda auditiva3 meses atrás

Conheça os principais exames auditivos

Exames auditivos podem ser feitos com ou sem a participação ativa do paciente

Audição, Perda auditiva, Prevenção da perda auditiva3 meses atrás

Fones de ouvido podem prejudicar audição

Exposição constante aos sons altos pode causar danos irreversíveis para a audição