Fumar pode causar perda auditiva
Estudo feito em 50 mil pessoas mostra que fumar pode causar perda auditiva
O tabagismo não está “apenas” associado a doenças cardíacas, câncer e AVC. Um novo estudo mostrou que o hábito pode aumentar os riscos de perda de audição. Publicada pela Oxford University Press no início desse mês, a pesquisa analisou os efeitos da nicotina e do tabaco em mais de 50.000 participantes por 8 anos.
Os pesquisadores analisaram os dados de exames anuais de saúde, que incluíam testes de áudio realizados por um técnico e um questionário de estilo de vida, preenchido por cada participante. Foram examinados os efeitos do status de tabagismo (atual, anterior e nunca fumou), o número de cigarros fumados por dia e a relação entre o tempo em que a pessoa ficou sem fumar com a perda auditiva.
Nos resultados, os pesquisadores observaram um aumento de 1,2 a 1,6 da perda de audição entre fumantes atuais em comparação com quem nunca fumou. O aumento do risco diminuiu nos 5 anos seguintes ao término do tabagismo.
De acordo com o principal autor do estudo, Huanhuan Hu, do Centro Nacional do Japão para Saúde e Medicina Global, o estudo fornece fortes evidências de que o tabagismo é um fator de risco independente de perda auditiva.
"Esses resultados sustentam que o tabagismo é um fator causal para a perda de audição e enfatiza a necessidade de controle do tabaco para prevenir ou atrasar o desenvolvimento da perda auditiva", diz. No entanto, a equipe de cientistas responsáveis pela pesquisa afirma não ter encontrado uma explicação de causa e efeito entre o tabagismo e a audição. Os resultados apenas encontraram uma associação entre os dois.
Fonte: vivabem.uol.com.br