Por Direito de Ouvir

10 de October de 2015

Surdez: Quais são as Causas e os seus Tipos

Surdez pode ocorrer após infecções ou com o uso de medicamentos

10 de October de 2015


As causas pré-natais são as causas hereditárias e também as adquiridas antes do nascimento que levam a deficiência auditiva, um fato interessante é que a deficiência auditiva pode ser transmitida geneticamente de geração a geração, principalmente quando há casos diagnosticados na família. Outras causas pré-natais são as doenças adquiridas pela mãe durante a gravidez, como: rubéola; sífilis; toxoplasmose; citomegalovírus; herpes; intoxicação intrauterina; agentes físicos como os raios-x; alterações endócrinas como a diabetes ou a tiroide; e carências alimentares.

As causas pós-natais são as adquiridas após o nascimento que levam a deficiência auditiva, estas podem ser doenças infecciosas; bacterianas como a meningite, otites, inflamações; virais; intoxicações; e traumas acústicos.

Surdez congênita

Na surdez congênita a criança adquire a deficiência durante a gestação. Em casos como este, a aquisição da surdez pelo bebê pode se dar por:

  • Medicamentos tomados pela gestante;
  • Doenças adquiridas durante a gestação, como sífilis e toxoplasmose;
  • Hereditariedade;
  • A exposição da mãe a radiações e problemas no parto;
  • O fato da criança nascer antes ou depois do tempo;
  • Infecções hospitalares;
  • O uso de fórceps para retirar a criança ou a falta de oxigenação.

Tipos de surdez

Surdez neurossensorial

É chamada surdez de percepção ou neurossensorial, na qual ocorre lesão nas células nervosas e sensoriais que levam o estímulo do som da cóclea até o cérebro. As doenças que atingem a cóclea e o nervo auditivo raramente têm tratamento.

Surdez por condução

Acontece quando há algo bloqueando a passagem do som da orelha externa até a orelha interna. Ela pode ocorrer pelo rompimento do tímpano, excesso de cera que se acumula no canal auditivo, introdução de algum material no canal auditivo. Infecção nos ossículos da orelha média também pode causar a surdez por condução. Esse tipo de surdez é revertido por medicamentos ou cirurgia.

Surdez central ou presbiacusia

Ocorre com o processo de envelhecimento natural do corpo. As estruturas do ouvido vão se deteriorando e afetam a audição.  Há no mercado, aparelhos auditivos que amplificam o som, ajudando a pessoa ouvir melhor. O uso destes aparelhos depende da causa da surdez e de indicação médica. Conheça mais sobre os tipos de presbiacusia e tratamentos aqui.

Tratamentos para a surdez

O tratamento para a surdez depende do seu tipo. Considerando os casos mais comuns, confira alguns tratamentos:

Acúmulo de cera no canal do ouvido

Se a perda auditiva for devido a um grande acúmulo de cera no canal do ouvido, o médico simplesmente fará a remoção usando o instrumental do consultório. Você pode tirar o cerume em casa? Não, esqueça o uso de hastes flexíveis, elas podem empurrar ainda mais a cera para o conduto auditivo e bloquear o tímpano.

Presbiacusia

Com o passar dos anos, as células ciliadas auditivas vão se desgastando, o que vai gerar a surdez. Essa perda auditiva provocada pela idade é a chamada presbiacusia. Normalmente, esses casos podem ser solucionados com o uso de aparelhos auditivos, conhecidos popularmente como aparelhos de surdez.

Tímpano perfurado

Nas perfurações timpânicas e nas lesões ou fixação dos ossículos (martelo, bigorna, estribo) o tratamento é cirúrgico. Nos casos de secreção acumulada atrás do tímpano (otite secretora) por mais de 90 dias, sem melhora da audição, a cirurgia também está indicada. Você pode saber mais sobre tímpano perfurado aqui!

Tratamento para a surdez

Em muitos dos casos, o uso de aparelhos auditivos podem ajudar na reabilitação auditiva e na manutenção da qualidade de vida.  Confira outros tratamentos para surdez!


Marcadores
Perda auditiva
Nós usamos seus dados para analisar e personalizar nossos anúncios e serviços durante sua navegação em nossa plataforma. Ao continuar navegando pelo site Direito de Ouvir você nos autoriza a coletar tais informações e utilizá-las