Por Direito de Ouvir

03 de March de 2014

Picada de carrapato pode causar perda auditiva

Uma bactéria presente em determinados carrapatos pode causar perda de audição

03 de March de 2014


Os carrapatos são pequenos insetos que se alimentam de sangue e que podem causar vários problemas às pessoas, dentre eles, perda auditiva. Os cientistas suecos descobriram que a bactéria de carrapato, conhecida como Rickettsia Helvetica, pode causar perda auditiva permanente nas pessoas.

Sintomas como dor de cabeça, dor muscular, e febre, se não tratados, podem causar meningite, paralisia facial e inflamação no músculo cardíaco.

Cada dez carrapatos carregam consigo uma bactéria difícil de ser combatida e que só com o uso de antibiótico é que as doenças transmitidas podem ser eliminadas, por isso é sempre importante estar atento a isso e tomar providências imediatas, caso seja picado por esses insetos.

Prevenção da perda auditiva

Os insetos que se alimentam de sangue são encontrados particularmente em áreas verdes e florestas. Eles preferem partes quentes e úmidas do corpo, como axila ou cavidade do joelho, portanto é aconselhável usar roupas que cubram essas partes do corpo quando se encontrar em áreas verdes.

A picada do carrapato não é normalmente percebida, uma vez que saliva do carrapato é levemente sedativa. Caso alguém seja picado, recomenda-se que o carrapato seja removido, no prazo de 24 horas para evitar doenças e perda auditiva.

Para a remoção do carrapato use cuidadosamente uma pinça fazendo movimentos giratórios a fim de retirá-lo. É importante não separar a cabeça do resto do corpo, uma vez que ela contém bactéria.

Saiba mais sobre perda auditiva

A perda auditiva é uma deficiência na audição de pode ter diferentes graus e tipos. Basicamente, existem duas categorias de perda auditiva: condutiva, que envolve anomalias na transmissão do som nos ouvidos médio e externo e neurossensorial, envolvendo o ouvido interno. Geralmente a perda condutora pode ser corrigida.

Já a neurossensorial é muito mais difícil de tratar. A perda auditiva condutiva pode acontecer, por exemplo, quando a cera impede os sons de chegarem ao ouvido interno, onde são transformados em impulsos nervosos elétricos transmitidos para o cérebro. Ferimentos no tímpano e infecções do ouvido médio também podem causar perda de audição condutora.

Na perda neurossensorial há falha do nervo auditivo. Portanto, mesmo que as vibrações sonoras atinjam o ouvido interno, elas não são enviadas como impulsos para o cérebro. O diagnóstico da perda auditiva é feito principalmente através de um exame chamado, audiometria. Pessoas que ouvem em torno de 20 decibéis têm audição considerada normal. A partir daí, são definidos alguns graus de perda auditiva:

 NORMAL (0 A 20 dB) – Ouve todos os sons normalmente;

 LEVE (21 A 40 dB) – Quando uma pessoa tem dificuldade para entender a fala e alguns sons como o canto dos passarinhos;

 MODERADA (41 A 70 dB) – Neste caso, há dificuldade para ouvir o latir do cachorro, bebê chorando, aspirador de pó e outros ruídos mais altos;

SEVERA (71 A 90 dB) – Pessoas com este tipo de perda auditiva não conseguem ouvir o toque do telefone, compreender a fala, por exemplo;

 PROFUNDA ( > 91 dB) –  Já as pessoas com perda auditiva profunda não ouvem sons considerados muito altos como uma máquina de cortar grama, um caminhão, a turbina de um avião. Saiba mais!

Baseado em informações de: B.T., mandag d. 29. July, 2013.


Marcadores
Perda auditiva Artigos
Nós usamos seus dados para analisar e personalizar nossos anúncios e serviços durante sua navegação em nossa plataforma. Ao continuar navegando pelo site Direito de Ouvir você nos autoriza a coletar tais informações e utilizá-las