Bebê ouve a voz da mãe pela primeira vez

A menina nasceu com deficiência auditiva, mas agora ouve graças a um aparelho

Os pais da pequena Charly não demoraram muito para notar que a filha tinha um problema de audição. Como a recém-nascida não respondia a sons, eles procuraram um médico para avaliar a situação. E suas suspeitas se confirmaram. A garotinha foi examinada e recebeu um aparelho auditivo que a fez conhecer a voz da própria mãe.

Os pais registraram o momento em que a bebê utilizou o aparelho pela primeira vez e a reação dela é uma graça! A criança parece não saber se ri ou se chora, e fica intercalando carinhas de emoção e felicidade. É uma fofura! Assista: clicando aqui https://www.youtube.com/watch?v=-_Q5kO4YXFs

Como identificar problema auditivo em crianças

 Problemas auditivos podem aparecer em qualquer idade, a atenção dada ao assunto ainda durante a primeira infância até a pré-adolescência é importantíssimo. Segundo a fonoaudióloga e Diretora Técnica da Direito de Ouvir, Andréa Varalta Abrahão, quando a perda auditiva é detectada precocemente, a chance de um melhor desenvolvimento da criança com problemas auditivos é maior. A especialista comenta os principais aspectos a serem observados a cada fase da vida da criança:

Na primeira infância, o teste da orelhinha ou triagem auditiva neonatal oferece a chance de diagnóstico precoce da deficiência auditiva. “O teste, obrigatório desde 2010, é feito ainda na maternidade e colocar no ouvido do bebê um pequeno fone, acoplado a um computador, que emite um som de baixa frequência e mede as respostas dos ouvidos médios aos estímulos sonoros”, explica Abrahão.

Quando o diagnóstico é positivo, o bebê é encaminhado para o médico otorrinolaringologista, que irá orientar o tratamento para o problema. “Identificar o déficit auditivo na primeira idade significa assegurar a obtenção da fala, evitando o comprometimento do desenvolvimento social e emocional da criança.”


O exame é realizado pelo menos dois dias após o nascimento e entre o segundo e terceiro mês de vida do bebê. Dados da Academia Americana de Pediatria revelam que pelo menos um a três bebês a cada mil nascidos têm diagnosticada deficiência auditiva

 Colaboração: Site Crescer 

Continue lendo
Aparelhos auditivos

Mais do Blog

Aparelhos auditivos11 meses atrás

Conserto e manutenção dos aparelhos auditivos

Saiba como prolongar a vida útil das suas próteses auditivas

Aparelhos auditivos, Perda auditiva11 meses atrás

Como saber se você precisa usar aparelho auditivo?

Conheça os sinais que podem indicar que uma pessoa sofre de perda auditiva

Aparelhos auditivos10 meses atrás

Cinco motivos para usar aparelho auditivo

Afastar doenças e melhorar a qualidade de vida são dois dos benefícios das próteses

Aparelhos auditivos10 meses atrás

Pilhas de aparelhos auditivos: conheça os tipos

Conheça os tipos de pilhas de aparelhos auditivos e sua durabilidade

Aparelhos auditivos10 meses atrás

Aparelho auditivo e telefone celular juntos?

Novas tecnologias permitem o uso dos aparelhos auditivos com o telefone celular

Aparelhos auditivos10 meses atrás

Espera por aparelho auditivo no SUS chega a 7 anos

Em algumas cidades pessoas podem esperar até 7 anos para conseguir aparelho auditivo