Barulho dos estádios de futebol pode causar surdez

Conheça os cuidados para ver sua partida preferida sem prejudicar a audição

Em junho de 2014, o Brasil  foi o destaque do mundo com a maior competição internacional de esporte único, a Copa do Mundo de Futebol. O clima de festa e alegria que invadiu o país e que contagia torcedores em jogos de futebol todos os anos pode esconder alguns pontos negativos para sua saúde. Você já pensou que os inúmeros ruídos de uma partida de futebol podem gerar surdez?

É natural que as pessoas não pensem nos riscos, mas considerando que o  nível de ruído durante uma partida de futebol pode chegar a 115 decibéis -  enquanto que o máximo tolerável é de 80 decibéis - as chances de perda auditiva são altas. De acordo com a Norma Reguladora de Segurança e Saúde, uma exposição de apenas sete minutos a esse nível de barulho é o suficiente para causar perda permanente de audição.

Para que a diversão não termine no consultório médico a prevenção é o melhor caminho. No caso dos amantes do futebol, não é necessário abdicar dos jogos no estádio: uma dica que pode garantir a saúde e a diversão é usar protetores auriculares quando for assistir a uma partida ao vivo. Estes acessórios permitem que a pessoa ouça o que acontece ao seu redor sem comprometer a audição.

A perda auditiva causada por ruídos é muito mais comum do que se imagina. A exposição a sons de alta intensidade por um período prolongado, somado com a predisposição, pode levar até a uma perda auditiva irreversível. Portanto, para não perder os grandes momentos da partida prevenir e cuidar da saúde é primordial.

Cuidados nas festas e shows também são importantes

Mas não são só os estádios que oferecem riscos para a saúde auditiva. Em shows como os de rock, por exemplo, também ficamos expostos a sons em volume muito elevado. Essa exposição também pode provocar traumas acústicos.


Em alguns casos, o barulho excessivo pode causar surdez súbita. Os sintomas são bem variáveis. Alguns pacientes acometidos pela surdez súbita relataram ter escutado um som explosivo no ouvido afetado quando a lesão ocorre pela primeira vez. Nestes casos a surdez súbita foi acompanhada por zumbido persistente e por vertigem que normalmente desaparece em alguns dias.

Mas, de uma maneira geral, a surdez súbita são a percepção clara de uma diminuição da audição, zumbidos e vertigens, além de uma sensação de pressão nos ouvidos, como se o ouvido estivesse entupido ou tampado.Ao suspeitar que está com surdez súbita, a pessoa precisa buscar imediatamente um otorrinolaringologista. Saiba mais aqui.

Como proteger sua audição

O  limite considerado tolerável à audição é no máximo 85 decibéis (dB), para oito horas de exposição. Se o som ultrapassar esse limite, a audição pode ser comprometida. A relação tempo de exposição e intensidade sonora também deve sempre ser levada em consideração. Ao frequentar as festas, bailes ou shows, evite ficar muito próximo às caixas de som. E sempre que puder, faça uso de protetores auriculares.

Continue lendo
Audição Curiosidades Prevenção da perda auditiva Tratamento para a surdez

Mais do Blog

Curiosidades8 meses atrás

Pesquisadores Estudam Misofonia, Aversão A Sons

A Misofonia: Aversão A Determinados Sons, Ganha Estudo Na Inglaterra

Audição8 meses atrás

Ouvido Entupido? Conheça as Principais Causas

Conhecido como autofonia, este problema pode acontecer por uma série de fatores

Curiosidades8 meses atrás

Coceira no ouvido: O que pode ser? Como tratar?

Saiba mais sobre as causas e tratamentos do popular "comichão" nos ouvidos

Doenças do ouvido, Prevenção da perda auditiva8 meses atrás

Perda Auditiva Neurossensorial: Causa e Tratamento

A perda auditiva neurossensorial pode ser unilateral ou bilateral, leve ou profunda

Curiosidades8 meses atrás

Implante Coclear: O que é? Como funciona?

Aparelhos auditivos suprem níveis variados de perda de audição

Prevenção da perda auditiva8 meses atrás

Como prevenir problemas auditivos e a surdez?

Muitos os fatores levam à surdez.Saiba como evitar problemas auditivos