Por Direito de Ouvir

05 de June de 2019

Audiometria: o exame avalia a capacidade auditiva

Se você sente dificuldade para ouvir sons, talvez deva consultar uma fonoaudióloga

05 de June de 2019


Cerca de 28 milhões de pessoas no Brasil têm problemas de audição, o que representa 14% da população do país. É o que aponta as pesquisas da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Muitas pessoas estão conscientes de que não ouvem tão bem, mas não procuram ajuda especializada por medo do diagnóstico ou da consulta em si. No entanto, é essencial agir o mais rápido possível para aumentar as chances de sucesso em caso de perda auditiva.

Mas como você descobre se tem problemas de audição? Existem, é claro, sintomas que você pode observar, mas a maneira mais eficaz de descobrir é por meio da audiometria. O teste auditivo é simples e fornece um diagnóstico sobre sua capacidade de ouvir.

Se você não sabe quais são os procedimentos comuns em uma audiometria, como o exame detecta o problema auditivo ou outras dúvidas, não se preocupe. A equipe de fonoaudiólogas da Direito de Ouvir reuniu as principais informações que você precisa saber sobre o teste auditivo.

Afinal, o que é a audiometria?

A audiometria é um conjunto de procedimentos realizados para avaliar a sua capacidade auditiva. Esse tipo de exame é subjetivo, ou seja, o paciente recebe um estímulo auditivo e precisa respondê-lo. A participação ativa da pessoa que está sendo examinada é extremamente importante, já que a qualidade do resultado depende significativamente dela. A partir das respostas, é possível determinar os seguintes aspectos:

• Os limiares auditivos de cada orelha, isto é, a menor intensidade perceptível (medida em decibéis) em diferentes frequências (medidas em Hertz);

• Tolerância a sons muito altos, ou seja, os limiares de desconforto;

• Compreensão da fala. Assim, é possível detectar a presença ou ausência de distorções no reconhecimento das palavras.

Como é o exame de audiometria

A audiometria é um exame simples, não invasivo e indolor. O procedimento dura em média uma hora e deve ser realizado por uma fonoaudióloga ou otorrinolaringologista.

Antes de fazer o teste, é aconselhável apenas ter uma boa noite de sono e se isolar ao máximo de ruído contínuo ou excessivo entre 12 e 24 horas antes do exame. Isso elimina a possibilidade de ocorrer uma perda auditiva temporária, que é muito comum após se expor a um som muito alto ou frequente ao longo do dia.

O teste auditivo denominado audiometria possui, basicamente, três etapas para melhor direcionar o problema ou incômodo auditivo que afeta o paciente. São elas:

Triagem

O primeiro estágio serve para reunir o histórico do paciente. Durante o exame inicial, as fonoaudiólogas fazem um questionário para que você descreva seus problemas auditivos e tudo que pode estar relacionado à audição, como exposição ao ruído, histórico de surdez na família, zumbido, traumas na cabeça ou pescoço, entre outros.

Audiometria tonal

Em seguida, o paciente entra em uma cabine à prova de som. O princípio da audiometria tonal é simples: tons puros de diferentes intensidades e frequências são transmitidos por fones de ouvido ou alto-falantes. Você precisará apertar um botão sempre que ouvir um som, mesmo que seja fraco.

Durante o teste, é preciso ser totalmente honesto, já que a fonoaudióloga irá observar suas respostas em um gráfico chamado audiograma, que agrupa seus limites auditivos. Isso permite que a especialista saiba se sua perda auditiva é de origem neurossensorial, condutiva ou mista.

Audiometria vocal

A audiometria vocal complementa a avaliação de tom puro e, da mesma maneira, é realizada em uma cabine à prova de som. Esse exame serve para determinar o seu limiar de compreensão da fala.

Para isso, você ouvirá palavras através de um fone de ouvido ou um alto-falante que serão transmitidas em diferentes intensidades. Seu papel é apenas repeti-las. No fim do teste, você terá uma porcentagem de acertos, o que definirá sua discriminação auditiva, isto é, a capacidade de ouvir e entender as palavras.

A partir do resultado da audiometria vocal, o profissional poderá identificar o nível de perda auditiva e indicar a solução mais adequada para o seu caso.

O que fazer em casos de perda auditiva?

Após realizar os procedimentos da audiometria, será possível avaliar sua capacidade de ouvir os sons. O relatório indica se existe um problema auditivo, se o distúrbio é leve, moderado, grave ou profundo. Além disso, é possível identificar o tipo da perda auditiva.

De acordo com o resultado, o tratamento proposto poderá envolver o uso de aparelhos auditivos. Os dispositivos podem tratar todos os níveis de deficiência auditiva e proporcionam um conforto real para o usuário. Na Direito de Ouvir, todas as fonoaudiólogas estão preparadas para recomendar o melhor dispositivo, além de acompanhar a adaptação de cada paciente.

Se o aparelho auditivo não for suficiente, pode ser recomendado o implante coclear, uma espécie de ouvido interno artificial. Ele irá substituir o ouvido interno quando ele é apresentar problema. O implante coclear é mais utilizado em casos de perda auditiva bilateral e surdez congênita.

Se o diagnóstico não for claramente estabelecido, o profissional poderá recomendar uma avaliação auditiva mais completa com testes objetivos, como é o caso da impedanciometria, um exame que avalia se há algum distúrbio no ouvido médio.

Audiometria: o primeiro passo para uma audição melhor

Entre o momento em que se suspeita que alguém sofre com perda auditiva e o momento que ela decide consultar um profissional, leva de 7 a 9 anos, em média. Muitas pessoas não sabem como reagir, quem consultar, têm medo da consulta ou não querem usar um aparelho auditivo.

Para tranquilizá-lo, agora você já sabe que a audiometria é um teste simples e importante para avaliar sua audição. Portanto, ao notar os primeiros sintomas de perda da audição, é muito importante realizar o exame. Isso vai apontar se há ou não uma perda auditiva, além de determinar o grau e os efeitos do problema.

Todos esses detalhes são muito importantes para escolher o tratamento adequado. A audiometria é, portanto, o primeiro passo para você melhorar a audição e, consequentemente, ter uma melhor qualidade de vida.


Marcadores
Audição
Nós usamos seus dados para analisar e personalizar nossos anúncios e serviços durante sua navegação em nossa plataforma. Ao continuar navegando pelo site Direito de Ouvir você nos autoriza a coletar tais informações e utilizá-las