Por Direito de Ouvir

31 de March de 2021

Atendimento do fonoaudiólogo audiologista

Por quais exames somos responsáveis?

31 de March de 2021


O fonoaudiólogo é um profissional da área da saúde que atua na prevenção, habilitação e reabilitação dos distúrbios da comunicação, sendo elas: fala e linguagem, voz e audição.

Sabemos que todos esses sentidos são essenciais para um bom relacionamento e troca de informações. Desta forma, abordaremos mais detalhes sobre o atendimento fonoaudiológico voltado para a audição e aparelho auditivo.

Como o fonoaudiólogo audiologista auxilia no tratamento da perda auditiva?

Ele atua em nossas vidas quando apresentamos alguma dificuldade para ouvir.

O fonoaudiólogo audiologista é o profissional especializado em atender pacientes com distúrbios auditivos e necessidade de uso de aparelhos.

Para tanto, está apto a realizar uma série de procedimentos e o exame de audiometria para detectar a perda e indicar como comprar um aparelho auditivo.

Como o fonoaudiólogo auxilia no tratamento da perda auditiva?

Exame auditivo (audiometria/logoaudiometria): no exame de audiometria será identificado se existe perda auditiva, verificando o tipo e grau desta perda. Na logoaudiometria o que será analisado é discriminação de fala, ou seja, o “nível” de compreensão da fala a partir da escuta.

Com o laudo do exame auditivo o médico irá avaliar e dar o diagnóstico de tratamento. Se for indicado o uso de aparelho auditivo o fonoaudiólogo será responsável pela seleção, adaptação e programação.

Seleção: baseado no exame auditivo o fonoaudiólogo fará a seleção do aparelho auditivo mais adequado para o tipo/grau da perda auditiva, histórico de vida, tecnologia, destreza manual, visão, anatomia do ouvido e necessidades auditivas.

Selecionado o aparelho, o paciente passa para a fase de adaptação que, muitas vezes, é o seu primeiro contato com o aparelho auditivo.

Adaptação: o fonoaudiólogo tem papel fundamental nesse momento, pois é ele quem dará as orientações necessárias de encaixe dos aparelhos auditivos, melhor posicionamento, manuseio, cuidados necessários e recursos existentes nos aparelhos auditivos que podem beneficiar seu uso, limpeza e o acompanhamento necessário durante o período de teste domiciliar e após a aquisição dos aparelhos auditivos.

Programação/ajustes: para usuários iniciantes ou para quem está trocando de marca/tecnologia a regulagem é necessária, pois o fonoaudiólogo irá ajustar o aparelho baseado no exame de audiometria/logoaudiometria mais recente, para ficar o mais confortável possível, de acordo com as situações de vida diária, suprindo as necessidades auditivas.

Após a adaptação dos aparelhos auditivos com os ajustes e orientações necessárias realizadas, seja no atendimento presencial ou online, o paciente inicia o teste auditivo domiciliar de 7 dias.

Durante esse período de teste domiciliar, orientamos que, se for necessário, o fonoaudiólogo faça os ajustes de acordo com as queixas apresentadas, minimizando incômodos, para uma adaptação mais satisfatória.

Pós-venda: o acompanhamento do fonoaudiólogo é fundamental para um tratamento adequado, com treinamento auditivo quando necessário, trabalhar autoestima com os pacientes sempre com o apoio da família e cuidadores.

Vimos, então, que os fonoaudiólogos audiologistas são os profissionais responsáveis pelo processo de “protetização”, pois somente ele é habilitado a atender as necessidades auditivas desde a seleção do aparelho auditivo mais adequado até a reabilitação, promovendo uma melhor qualidade de vida não só para quem está sendo protetizado, mas também para os familiares envolvidos.

Assim, o ideal é que, quando identificado qualquer dificuldade auditiva, procure um médico otorrinolaringologista ou fonoaudiólogo, pois a identificação da perda auditiva no início, com protetização precoce, trará mais benefícios e sucesso para sua saúde auditiva.

A Direito de Ouvir dispõe de fonoaudiólogos audiologistas capacitados para atender sua necessidade auditiva sempre com atenção e carinho, e uma equipe pronta para atendê-los da melhor maneira possível, com inovação do atendimento fonoaudiológico, produtos de alta tecnologia com recursos disponíveis onde sua audição ficará bem próxima da normalidade, o mais natural possível.

Agende sua consulta e teste grátis seus aparelhos auditivos sem compromisso de compra. Se preferir entre em contato no nosso 0800 941 5330.

Link: https://www.direitodeouvir.com.br/aparelho-auditivo-agendamento-de-consulta


Fonoaudióloga Karen Borba
CRFª: 2-16720


Marcadores
Curiosidades Audição
Nós usamos seus dados para analisar e personalizar nossos anúncios e serviços durante sua navegação em nossa plataforma. Ao continuar navegando pelo site Direito de Ouvir você nos autoriza a coletar tais informações e utilizá-las