Por Direito de Ouvir

21 de March de 2017

Aparelhos auditivos: Expectativa x Realidade

Se você usa, vai se identificar com essas situações

21 de March de 2017


É comum que as pessoas com perda auditiva criem uma série de expectativas antes de começar a utilizar os aparelhos auditivos. Mas nem sempre estas expectativas correspondem à realidade. Uma das maiores decepções costuma ser com relação ao tempo de adaptação, que pode variar de pessoa para pessoa.


Aliás, no que diz respeito aos aparelhos auditivos, tudo realmente DEPENDE. Do tipo de perda auditiva, do estilo de vida. Entenda, em nenhum momento o objetivo desse texto é desanimar você e fazê-lo desistir do uso dos aparelhos auditivos.

Mas, se você está se preparando para a adaptação, este pode ser um bom guia para ajudá-lo neste caminho. E se você já usa, com certeza vai se identificar com algumas situações que já pode ter passado. Dê só uma olhada:

Vou voltar a ter uma audição perfeita e natural?

Os aparelhos auditivos estão cada vez mais modernos, mas infelizmente ainda não é possível recriar a audição natural. No começo, seu cérebro pode enfrentar muitas dificuldades para reaprender a escutar o som. O tempo para se habituar a escutar e entender o som pode demorar, em média, entre 3 a 6 meses. Mas isso também depende de uma série de fatores. Na verdade, no que diz respeito à adaptação, só uma coisa é universal: a necessidade de que o paciente se dedique e tenha paciência. Afinal, esse reaprendizado leva tempo. Saiba mais sobre a adaptação de aparelhos auditivos.


Vou compreender o que dizem nas músicas?

Isso depende do tipo da sua perda auditiva. Algumas pessoas, como a professora de música Marilene, conseguem escutar reconhecer até minúcias sonoras. Outras pessoas, no entanto, sentem mais dificuldade para reconhecer o que é dito nas músicas. E vai ser preciso treino e adaptação. Mais uma vez o importante é não desistir.

Poderei assistir aos filmes sem legenda?

Essa é uma questão muito parecida com a das músicas. O entendimento de fala exige um certo tempo.  Pode ser que uma pessoa consiga compreender melhor o que dizem no cinema por ter uma perda mais leve, outra, no entanto, pode sim necessitar das legendas.

Vou poder nadar ou usar os aparelhos na piscina?

Nem pensar! Água e umidade em geral são inimigas número um dos aparelhos auditivos. Muitas pessoas com perda auditiva desconhecem isso e pensam que poderão utilizar suas próteses em ambientes aquáticos. Infelizmente, na maioria dos casos isso ainda não é possível.

Posso colocar os aparelhos e simplesmente esquecer?

Os aparelhos auditivos necessitam de alguns cuidados. Depois do uso, é fundamental limpar sempre seus aparelhos auditivos para evitar infecções e acúmulo de cera. É preciso usar um desumidificador também para evitar a umidade. Além disso, vale sempre ficar de olho nas pilhas: se estiverem fracas elas podem comprometer o desempenho do aparelho.


Marcadores
Curiosidades Perda auditiva Artigos
Nós usamos seus dados para analisar e personalizar nossos anúncios e serviços durante sua navegação em nossa plataforma. Ao continuar navegando pelo site Direito de Ouvir você nos autoriza a coletar tais informações e utilizá-las