Por Direito de Ouvir

29 de July de 2021

Meu aparelho parou de funcionar, e agora?

Veja os motivos para isso acontecer e dicas de cuidados.

29 de July de 2021


Todo usuário de aparelho auditivo sabe que, depois que volta a escutar não quer mais parar! É uma dor no coração para enviar para as revisões, e dor maior ainda quando ele para de funcionar. Bate aquele frio na espinha, será que vou ficar sem ele por muito tempo?? Será que o conserto vai ficar caro? E se não tiver conserto?!?

 Muita calma nessa hora! É muito importante você saber que seus aparelhos auditivos apresentam uma vida útil média de 5 anos e, se bem conservados e cuidados, podem durar até mais tempo!

 Tendo isso em mente, se seu aparelho parou de funcionar, antes de tudo, verifique duas coisas: a PILHA ou o FILTRO DE CERA (se seu aparelho contar com um). Na maioria das vezes, ou a pilha acabou, ou seu filtro está entupido com cerúmen, e ambas as situações são de fácil resolução: troque as pilhas e troque também o filtro!
 
Não funcionou? Continue mantendo a calma! Entre em contato com sua fonoaudióloga e agende uma consulta. Ela irá te auxiliar no caminho para a resolução de seu problema.

 Para aumentar a vida útil de seu aparelho e evitar que ele quebre, aqui vão algumas dicas:

- Aparelho e água não combinam, portanto, é OBRIGATÓRIA a retirada do aparelho auditivo para tomar banho, entrar na piscina ou qualquer outra situação que ofereça risco de contato com água e/ou umidade.

- Transpiração pode molhar seu aparelho também, então, se for praticar alguma atividade física que vai gerar muito suor, retire seus aparelhos auditivos.
- Sempre após o uso limpe seus aparelhos auditivos com uma flanela seca ou papel toalha.


- Use e abuse no uso do desumidificador! Se possível, coloque os aparelhos todos os dias no desumidificador. Fique atento à cor da sílica, se estiver rosa claro, já não está mais retirando a umidade, pois a cor correta é anil escuro. Também temos os desumidificadores elétricos, porém é bom lembrar que eles não são indicados no caso dos aparelhos recarregáveis

 - Não deixe seu aparelho auditivo cair no chão! Quedas podem quebrar tanto a cápsula, quanto partes internas (e de maior custo) do seu aparelho. Caso você ainda não tenha muito jeito para tirar e colocar, opte por fazê-lo em cima da cama, evitando assim uma queda no chão.

- Fique atento para a hora da troca do filtro, não o deixe entupido. A cera pode extravasar e entrar no seu aparelho, danificando o receptor (gerando gastos maiores).

- Use pilhas de boa qualidade. Isso promove um melhor desempenho do seu aparelho.

- Faça sempre as revisões. Diversos problemas podem ser antevistos na revisão, como oxidação de peças, evitando assim a quebra definitiva!

A Direito de Ouvir conta com um setor especializado para avaliação e manutenção do seu aparelho. Sempre que precisar conte com toda a equipe da Direito de Ouvir.

Mas se ainda tudo der errado e não tiver como consertar seu aparelho, não se preocupe, temos um desconto especial para aquisição de um novo aparelho auditivo, inclusive para pacientes que já são nossos clientes!

 
 Fonoaudióloga Hanah Sara Vieira D'Athayde

 CRFª: 2-17500


Marcadores
Aparelhos Auditivos
Nós usamos seus dados para analisar e personalizar nossos anúncios e serviços durante sua navegação em nossa plataforma. Ao continuar navegando pelo site Direito de Ouvir você nos autoriza a coletar tais informações e utilizá-las