Por Direito de Ouvir

12 de July de 2018

Aparelhos Auditivos: tudo o que você precisa saber

Saiba o preço e para quem é indicado

12 de July de 2018


Aparelhos auditivos são usados para corrigir algum tipo de erro decorrente de vários motivos. É colocado diretamente no ouvido e é muito útil para que a frequência de sons seja amplificada, e consequentemente percebida por pessoas que possuem deficiência em algum grau. Geralmente, essas complicações ocorrem em qualquer momento da vida, podendo ser desde o nascimento, depois de algum acidente causado.

No entanto, com o avançar da idade, é comum que haja a perda auditiva, demandando o uso do aparelho para resolução dos problemas constatados. Existem aparelhos auditivos de várias formas e com diversas finalidades. Eles podem ser externos, que são presos nos entornos da orelha, ou serem internos, presos nas cavidades existentes. O que diferencia o uso deles, além da condição de saúde é o valor praticado na venda de cada um deles.


O que vai determinar qual deles será usado, além da condição financeira, é o aval de um médico especializado na área. Somente através de uma avaliação completa é possível saber se o paciente está apto para o uso, e este também deve ser devidamente acompanhado para saber se houve alguma evolução ou não no quadro. O acompanhamento com um profissional pode também estabelecer o tempo de uso que pode ser variável a depender do quadro e da necessidade de cada pessoa, se o caso é crônico ou pode ser resolvido. Com a definição de um profissional todo o tratamento é prescrito da melhor forma, preservando a saúde do paciente.

Preço dos aparelhos auditivos

Os aparelhos auditivos têm preços bastante variados, girando em torno de 8 mil a 15 mil reais, ou até mais, dependendo das especificações ou qualidades selecionadas. Alguns estados brasileiros entregam de graça, a depender do quadro avaliado, portanto, faça uma consulta antes de fazer essa opção. Essa política não é geral e também vai variar de acordo com o grau de deficiência auditiva que a pessoa possui. Por isso, com o aval de um especialista, em alguns casos, fica muito mais fácil recorrer a este tipo de benefício, já que terá um atestado de um profissional devidamente habilitado para tal.

É possível encontrar maior variedade nos preços de aparelhos auditivos no mercado livre, no entanto, a recomendação é que uma pesquisa seja feita antes de se fechar o negócio, pois, por envolver valores altos, atrai muitos golpistas que não fazem este tipo de comércio, e se aproveitam da situação e condição das vítimas. Mas o golpe é um dos riscos ligados à compra pelo mercado livre. Algumas pessoas fazem este tipo de aquisição sem que seja feita uma avaliação prévia da situação, já que muitos vendedores da internet não exigem laudos técnicos ou médicos que atestem o uso dos aparelhos auditivos. Sem o devido acompanhamento ou prescrição, pessoas vão optando pelo uso frente a uma situação que em tese é reversível e não exige o uso do aparelho e isso pode agravar ainda mais a situação do paciente, gerando lesões e danos que não poderão ser mais reparados.

Para quem é indicado o uso 

O uso de aparelhos auditivos é indicado para pessoas que tenham casos de desgaste do sistema auditivo ou deficiência auditiva diagnosticada por um otorrinolaringologista. Esse diagnóstico, quando feito por um especialista, costuma apresentar poucas falhas e condizem com a situação real e apresentada pelo paciente. Outros casos podem demandar o uso de aparelhos auditivos, como tumores no ouvido, otite crônica, danificação das células por ruídos excessivos ou casos de traumas ou lesões mais graves, que acabam alterando a estrutura ou danificando as células e impedindo a chegada das frequências de som de modo que possam ser captadas.

Em situações bastante específicas, casos de surdez podem ser revertidos com tratamentos via medicamentos ou por terapias alternativas, que visam o estímulo das células da área, de modo que essas possam retornar à sua atividade principal, propiciando o retorno da captação dos sons naturalmente. Casualmente o uso de aparelhos auditivos pode ser temporário, somente o tempo suficiente para que o tratamento realizado surta efeito e gere os benefícios.

No entanto, essas medidas são tomadas unilateralmente e por um especialista na área, um otorrinolaringologista que irá avaliar o quadro e as soluções possíveis para revertê-lo ou amenizá-lo. Em outros casos o uso temporário é combinado com o uso de medicamentos ou outras terapias que visam o tratamento do quadro de deficiência auditiva. Considerando que são diversas as causas, também são diversos os tratamentos prescritos pelos profissionais, podendo envolver o uso de drogas ou somente técnicas como acupuntura, musicoterapia, dentre outros.

Porque é preciso de aval de um especialista

Como dito anteriormente, alguns quadros podem ser reversíveis, no entanto, isso só é possível com o aval de um médico da área. Quando se diagnostica que algum quadro pode ser solucionado com tratamentos pontuais e assistido, a chance de sucesso do tratamento cresce, podendo evoluir para a cura. Porém, quando optamos por usar aparelhos auditivos sem prescrições, podemos agravar alguma situação que não era tão grave assim. Por exemplo, ao perceber que as células precisam de um pequeno estímulo para retornar a atividade, o uso rápido aliado a medicamentos pode ser bastante útil para retorno à normalidade.

Quando optamos por usar aparelhos auditivos sem necessidade podemos causar danos que não poderão ter mais solução, devido à exposição a ruídos ou sons altos que podem danificar seriamente as células responsáveis pela captação e distribuição dos sons, de modo que elas não poderão responder mais a nenhum estímulo. Além disso, existem algumas técnicas para manutenção ou para limpeza. Obviamente existe este tipo de informação em muitos locais, mas com um especialista você tem a certeza e credibilidade, além de se fazer um acompanhamento mais de perto, verificando se há a necessidade do uso frente a uma evolução do quadro.

Portanto, sempre busque um especialista para avaliar a sua situação e prescrever o tratamento adequado para a sua situação. O uso de aparelhos auditivos indiscriminadamente pode pôr em risco a sua própria saúde, além de expor a complicações graves que não poderão mais ser solucionadas.

Nós usamos seus dados para analisar e personalizar nossos anúncios e serviços durante sua navegação em nossa plataforma. Ao continuar navegando pelo site Direito de Ouvir você nos autoriza a coletar tais informações e utilizá-las