Por Direito de Ouvir

05 de August de 2014

Aparelho auditivo e telefone celular juntos?

Novas tecnologias permitem o uso dos aparelhos auditivos com o telefone celular

05 de August de 2014


A relação entre os aparelhos auditivos e os telefones nasceu tumultuada. Muitas pessoas com problemas auditivos enfrentam várias dificuldades na hora de utilizar o celular, mas a soluҫão para este problema pode estar na tecnologia Bluetooth.

Em muitos casos a dificuldade de falar ao telefone usando próteses auditivas é técnica. Isso porque o sistema de telefonia celular pode causar interferência elétrica nos aparelhos auditivos, o que pode trazer grandes distúrbios para os  seus usuários. As interferências variam dependendo  de muitos fatores, incluindo o modelo de telefone e o tipo e modelo do aparelho auditivo. Esses problemas podem gerar uma série de dificuldades para muitos usuários de dispositivos auditivos, sobretudo, se eles utilizam com frequência o celular.

Tecnologia Bluetooth

Hoje em dia os aparelhos auditivos digitais mais avançados usam a tecnologia Bluetooth. Eles são sem fios, por isso  podem ser conectados a vários tipos de eletrônicos que também utilizam esta tecnologia, tais como telefone celular, computadores, rádio, music players e smart TVs.


Fones = mãos livres

A tecnologia Bluetooth permite que as pessoas com perda auditiva ouçam com mais nitidez, uma vez que o som é transmitido para os dois aparelhos auditivos ao mesmo tempo, o que torna a conversa no celular mais fácil, dentre outras vantagens existentes.

A tecnologia Bluetooth é um método sem fio que consiste na troca e transferência de dados entre dois aparelhos eletrônicos que se encontram próximos. Muitas soluções consistem na transmissão do aparelho celular que ao receber o sinal enviado pelo Bluetooth transmite para o aparelho auditivo  que consequentemente deve encontrar-se perto do seu usuário.


Evolução das tecnologias

Além disso, a transmissão permite fazer e receber chamadas  através do aparelho auditivo com  Bluetooth, sem precisar tocar o telefone.  Essa evolução significa que a tecnologia de Bluetooth torna possível usar o aparelho auditivo com o fone mãos livres, e dar ao usuário fácil acesso a todos aparelhos com Bluetooth que estão conectados aos instrumentos auditivos.

Para fazer uso dessas vantagens o aparelho auditivo deve ter conexão com Bluetooth, uma vez que esse dispositivo não pode ser instalado depois. Além disso, é sempre importante testar o novo celular antes de comprá-lo. Alguns aparelhos auditivos já tem este tipo de tecnologia, confira!

Quer saber mais sobre as novas tecnologias dos aparelhos auditivos? Acesse aqui!

Sobre o TDD

Independentemente das novas tecnologias, os telefones para deficientes auditivos ainda são muito utilizados em estradas, hotéis, entre outros. O dispositivo é um telefone comum, que é acoplado à um aparelho de teletexto. Funciona assim: a pessoa com perda auditiva retira o telefone do gancho, coloca no aparelho teletexto e disca. Uma atendente então faz o serviço de intermediação entre um deficiente auditivo e uma pessoa ouvinte. O surdo de comunica através de uma mensagem de texto, digitando o que ele quer dizer e a operadora traduz a pessoa do outro lado da linha o que o deficiente auditivo quis dizer. Saiba mais sobre o telefone para deficientes auditivos!

Algumas pessoas, como a blogueira Paula Pfeifer, do Crônicas da Surdez, falam sobre o quanto este tipo de telefone pode ser obsoleto. Leia sobre isso aqui



Marcadores
Aparelhos Auditivos
Nós usamos seus dados para analisar e personalizar nossos anúncios e serviços durante sua navegação em nossa plataforma. Ao continuar navegando pelo site Direito de Ouvir você nos autoriza a coletar tais informações e utilizá-las