Aparelho auditivo e telefone celular juntos?

Novas tecnologias permitem o uso dos aparelhos auditivos com o telefone celular

A relação entre os aparelhos auditivos e os telefones nasceu tumultuada. Muitas pessoas com problemas auditivos enfrentam muitas dificuldades na hora de utilizar o celular, mas a soluҫão para este problema pode está na tecnologia Bluetooth.

Em muitos casos a dificuldade de falar ao telefone usando próteses auditivas é técnica. Isso porque o sistema de telefonia celular pode causar interferência elétrica nos aparelhos auditivos, o que pode trazer grandes distúrbios para os  seus usuários. As interferências variam dependendo  de muitos fatores, incluindo o modelo de telefone e o tipo e modelo do aparelho auditivo. Esses problemas podem gerar uma série de dificuldades para muitos usuários de dispositivos auditivos, sobretudo, se eles utilizam com frequência o celular.

Tecnologia Bluetooth

Hoje em dia os aparelhos auditivos digitais mais avançados usam a tecnologia Bluetooth. Eles são sem fios, por isso  podem ser conectados a vários tipos de eletrônicos que também utilizam esta tecnologia, tais como telefone celular, computadores, radio, music players e smart TVs.

Fones = mãos livres

A tecnologia Bluetooth permite que as pessoas com perda auditiva ouçam com mais nitidez, uma vez que o som é transmitido para os dois aparelhos auditivos ao mesmo tempo, o que torna a conversa no celular mais fácil, dentre outras vantagens existentes.

A tecnologia Bluetooth é um método sem fio que consiste na troca e transferência de dados entre dois aparelhos eletrônicos que se encontram próximos. Muitas soluções consistem na transmissão do aparelho celular que ao receber o sinal enviado pelo Bluetooth transmite para o aparelho auditivo  que consequentemente deve encontrar-se perto do seu usuário.


Evolução das tecnologias

Além disso, a transmissão permite fazer e receber chamadas  através do aparelho auditivo com  Bluetooth, sem precisar tocar o telefone.  Essa evolução significa que a tecnologia de Bluetooth torna possível usar o aparelho auditivo com o fone mãos livres e dar ao usuário fácil acesso a todos aparelhos com Bluetooth que estão conectados aos instrumentos auditivos.

Para fazer uso dessas vantagens o aparelho auditivo deve ter conexão com Bluetooth, uma vez que esse dispositivo não pode ser instalado depois. Além disso, é sempre importante testar o novo celular antes de comprá-lo. Alguns aparelhos auditivos já tem este tipo de tecnologia, confira!

Quer saber mais sobre as novas tecnologias dos aparelhos auditivos. Acesse aqui!

Sobre o TDD

Independentemente das novas tecnologias, os telefones para deficientes auditivos ainda são muito utilizados em estradas e hotéis, entre outros. O dispositivo é um telefone comum, que é acoplado à um aparelho de teletexto. Funciona assim: a pessoa com perda auditiva retira o telefone do gancho, coloca no aparelho teletexto e disca. Uma atendente então faz o serviço de intermediação entre um deficiente auditivo e uma pessoa ouvinte. O surdo de comunica através de uma mensagem de texto, digitando o que ele quer dizer e a operadora traduz a pessoa do outro lado da linha o que o deficiente auditivo quis dizer. Saiba mais sobre o telefone para deficientes auditivos!

Algumas pessoas, como a blogueira Paula Pfeifer, do Crônicas da Surdez, falam sobre o quanto este tipo de telefone pode ser obsoleto. Leia sobre isso aqui


Continue lendo
Aparelhos auditivos

Mais do Blog

Aparelhos auditivos9 meses atrás

Conserto e manutenção dos aparelhos auditivos

Saiba como prolongar a vida útil das suas próteses auditivas

Aparelhos auditivos, Perda auditiva9 meses atrás

Como saber se você precisa usar aparelho auditivo?

Conheça os sinais que podem indicar que uma pessoa sofre de perda auditiva

Aparelhos auditivos9 meses atrás

Cinco motivos para usar aparelho auditivo

Afastar doenças e melhorar a qualidade de vida são dois dos benefícios das próteses

Aparelhos auditivos9 meses atrás

Pilhas de aparelhos auditivos: conheça os tipos

Conheça os tipos de pilhas de aparelhos auditivos e sua durabilidade

Aparelhos auditivos8 meses atrás

Espera por aparelho auditivo no SUS chega a 7 anos

Em algumas cidades pessoas podem esperar até 7 anos para conseguir aparelho auditivo

Aparelhos auditivos, Perda auditiva8 meses atrás

Importância do médico para a saúde auditiva

Conheça os otorrinolaringologistas e seu papel nos cuidados com a saúde da audição