Por Direito de Ouvir

25 de June de 2021

Aparelho auditivo aumenta a qualidade de vida

Como o uso do aparelho auditivo influencia no bem-estar

25 de June de 2021


Quero falar sobre qualidade de vida.


Mas você já parou para pensar o que é qualidade de vida? Ou o que é viver uma vida com qualidade? Pois é, vivemos num roda-viva que gira tão rápido, que as vezes nem nos damos conta se estamos vivendo ou apenas cumprindo as metas do dia, da semana, do mês ou mesmo do ano.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), qualidade de vida é “a percepção do indivíduo de sua inserção na vida, no contexto da cultura e sistemas de valores nos quais ele vive e em relação aos seus objetos, expectativas, padrões e preocupações”. Ou seja, qualidade de vida envolve bem-estar físico, mental, psicológico e emocional.

Quando o indivíduo começa a apresentar sinais de perda auditiva, não sente a privação da qualidade de vida de imediato porque, normalmente, a perda auditiva começa de maneira lenta e gradativa.

Conforme os anos vão passando, não nos damos conta de que a perda auditiva aumenta, até que chega um determinado momento em que o esforço que se faz para entender o que está sendo falado e participar da conversa é tão grande, que o isolamento social acaba sendo o melhor caminho para evitar dizer “não entendi” ou pedir “pode repetir?”

 É neste momento em que vemos algumas pessoas mais afastadas das rodas de conversa, com um olhar sem brilho, perdido e com aquele sorriso pouco expressivo, concordando com tudo, para não ser desagradável.

Quem já não presenciou uma cena dessas numa reunião de família ou amigos e até mesmo no dia a dia no trabalho?

Quando isso acontece, muitos filhos, irmãos netos ou parentes próximos não têm paciência de inserir a pessoa nas conversar ou, quando têm, a própria pessoa, normalmente idosa, já não quer fazer o “esforço” para participar pois, mesmo escutando, tem dificuldades de entender o que foi dito.

Aliás esta queixa é uma das mais comuns entre pessoas com perda auditiva, “Ouço, mas não entendo tudo”. Isto ocorre porque a audição está prejudicada nos limiares da fala.

Embora exista muito preconceito e receio do próprio paciente quanto ao uso do aparelho auditivo, este uso acabará proporcionando a qualidade de vida referente a este aspecto descrito acima. A interação e integração social, automaticamente melhorará o emocional e, por que não, até a saúde física em alguns casos.

O uso do aparelho auditivo melhora não só a audição, mas vários aspectos relacionados a qualidade de vida entre deles, o convívio social.
O uso do aparelho auditivo também previne a depressão, diminui o cansaço, aumenta a autoestima, traz segurança, tudo isso alinhando conforto e tecnologia.

Caso note algum problema em sua audição ou em algum familiar, procure um fonoaudiólogo Audiologista da Direito de Ouvir para realizar uma avaliação auditiva e, se necessário, fazer um teste de 7 dias com o aparelho auditivo MyDO.

Tenho certeza que você se surpreenderá com os resultados. 

Fonoaudióloga Leila Gamba Zanoni 
CRFª8443

Marcadores
Aparelhos Auditivos
Nós usamos seus dados para analisar e personalizar nossos anúncios e serviços durante sua navegação em nossa plataforma. Ao continuar navegando pelo site Direito de Ouvir você nos autoriza a coletar tais informações e utilizá-las