Por Direito de Ouvir

23 de February de 2021

Uso de aparelho auditivo durante atividade física

Cuidados que devemos ter

23 de February de 2021


Praticar qualquer tipo atividade física é muito bom para melhorar nossa saúde física, mental e psicológica, além de nos ajudar a socializar com amigos e família. No entanto, muitos usuários de aparelhos auditivos nos perguntam se podem utilizá-los durante a prática de esporte e exercícios físicos, com o receio de perder, quebrar ou se irá atrapalhar.

A resposta é simples: Sim, mas precisamos ter alguns tipos de cuidados para que consiga aliar seu aparelho com seu hobby.

Para sabermos se podemos ou não contar com os aparelhos durante a atividade física, devemos levar em consideração alguns fatores e cuidados necessários, tais como: modelo do aparelho, o tipo de atividade física que será realizada e quantidade de suor que pode ser produzido. Vamos explicar cada fator:

Atividade física e o modelo de aparelho auditivo

De forma simplificada, contamos com dois tipos de aparelhos, o retroauricular (que tem uma parte atrás da orelha e outra dentro) e o intra-auricular (que fica somente dentro do ouvido).

O aparelho retroauricular, por ter uma parte atrás do ouvido e em contato com o couro cabeludo, está mais exposto ao suor e também a cair com movimentos bruscos.

Já o intra-auricular, por ficar mais dentro do canal do ouvido, é menos exposto ao suor (a pessoa tem que transpirar muito para que se molhe) e por ser um bloco único, não sofre tanto com movimentos mais bruscos.

Cabe ao usuário, de acordo com as recomendações acima, avaliar qual o seu caso e proceder com a retirada do aparelho, se necessário.

Avaliando o tipo de atividade

Recomendamos que você escolha a atividade física que te faça bem!

No entanto, quando o atleta é usuário de aparelhos auditivos, não é recomendado atividades que gerem impacto, como luta ou qualquer outro que possa prejudicar seu aparelho auditivo. Também é proibido a utilização de aparelhos durante a realização de atividades que envolvam água, como natação, mergulho e hidroginástica porque correm o risco de molhar, consequentemente, danificar seus aparelhos auditivos.

Suor nos Aparelhos Auditivos

Assim, como dissemos anteriormente, pedimos que fique atento a quantidade de suor produzida durante a atividade física, pois assim como a água, pode prejudicar o seu aparelho auditivo levando à oxidação das peças internas.

De forma geral, para evitar a oxidação das peças internas do aparelho, é muito importante que eles sejam colocados diariamente no desumidificador. Fazendo isso você aumenta a vida útil e auxilia na conservação, impedindo também a proliferação de fungos e bactérias.

Existem atletas com perdas auditivas em vários esportes, inclusive nas Olimpíadas:

O jogador de vôlei americano David Smith tem 90% de perda auditiva, faz uso de aparelhos auditivos desde criança e durante jogos, utiliza a leitura labial a seu favor, já que não usa os aparelhos.

A jogadora americana de basquete olímpico Tamika Catchings se recusava a usar seus aparelhos de ouvidos quando criança. Foi sua treinadora que a convenceu a voltar usar na época de faculdade. O progresso foi tanto, que em 2011, Tamika recebeu o prêmio de melhor jogadora da WNBA (Women's National Basketball Association) e conquistou 3 medalhas de ouro nas Olimpíadas seguintes.

Outra atleta que podemos citar é a ciclista paralímpica da Nova Zelândia Amanda Cameron. Ela é a única que além da deficiência visual, também tem perda auditiva.


Vimos que a deficiência auditiva e o uso de aparelhos não impedem a prática esportiva, por isso, na hora de realizar a adaptação de seus aparelhos, fale com o fonoaudiólogo responsável, diga a ele o que gosta de fazer, quais seus hobbies e estilo de vida, etc.
Fazendo isso, a chance de uma adaptação que preencha suas necessidades e que se encaixe com o seu estilo de vida será maior.

Conheça nossos Aparelhos Auditivos: https://www.direitodeouvir.com.br/aparelhos-auditivos

 

Fonoaudióloga Hanah Sara Vieira D’Athayde
CRFa 2-17500


Marcadores
Curiosidades Aparelhos Auditivos
Nós usamos seus dados para analisar e personalizar nossos anúncios e serviços durante sua navegação em nossa plataforma. Ao continuar navegando pelo site Direito de Ouvir você nos autoriza a coletar tais informações e utilizá-las