Por Direito de Ouvir

19 de June de 2017

A importância do acolhimento na Fonoaudiologia

Como o atendimento pode fazer toda a diferença na adaptação dos aparelhos auditivos

19 de June de 2017


Especialistas citam três pilares fundamentais para humanizar o atendimento em saúde: atender, entender e acolher. Quando o profissional da Fonoaudiologia recebe um paciente, ele recebe um ser único, com seu histórico e em muitas vezes inúmeras queixas e dúvidas. 

No caso da perda auditiva, por exemplo, primeiro vem o diagnóstico dado pelo médico. Depois inicia-se o processo da aceitação do paciente e, em muitos casos, é necessário o uso de aparelhos auditivos. 

Infelizmente as pessoas ainda têm receio quanto ao uso, principalmente pela questão estética. Se questionam sobre o tamanho, a visibilidade ou opinião que o outro terá, além de outras inúmeras questões.  


Como acolher o paciente

É nesse momento que o profissional de saúde é de extrema importância. Tanto o otorrinolaringologista (que dará o diagnóstico) quanto o fonoaudiólogo (o qual fará a seleção e adaptação dos aparelhos auditivos) precisam atender, entender e acolher o paciente. 

Atender com um sorriso no rosto, olho no olho, passando segurança para a pessoa que chegou possivelmente fragilizada com o seu diagnóstico. 

Ouvir o seu histórico, entender suas queixas, tirar suas dúvidas e principalmente diminuir seus medos e angustias, demonstrando interesse em ajudar.

Como fonoaudióloga, prezar pelo bem-estar de cada um, e, em muitos casos, estender o atendimento à família, é fundamental, pois há um reflexo direto  – a perda auditiva afeta a todos. 

Ajudar na aceitação e fazer o paciente compreender a importância do uso do aparelho auditivo é o primeiro passo. Ao auxiliar na escolha do modelo para a perda auditiva, vale salientar que nem todo modelo serve para determinada perda. 

No processo de adaptação, é fundamental testar o aparelho auditivo antes de comprá-lo. Não existe aparelho ruim, existe aparelho auditivo mal-adaptado. 

Fonoaudiólogo = papel fundamental para a qualidade de vida

O fonoaudiólogo é o profissional capacitado para fazer esse processo, visitá-lo para novas regulagens é imprescindível. Infelizmente muitas pessoas desistem de usar aparelhos auditivos por conta da má adaptação, e isso não deve acontecer. 

O acolhimento precisa ser estendido após a venda, aliás é nesse momento que o profissional é peça chave. Muitos estranham o “novo” som que chega e desistem do uso. 

Em alguns casos o processo de adaptação não é imediato, leva alguns dias para o cérebro se acostumar com o som, às vezes novas regulagens são necessárias. É preciso ter paciência e perseverança de ambos os lados. Consultas de retorno ao logo do uso é para dar melhor qualidade, não abra mão disso. 

Enfim, o acolhimento precisa ocorrer desde o primeiro contato e ao longo de todo o processo. 

O preço do aparelho é importante, sim, mas não pode ser o fator principal - leia mais sobre preço de aparelhos auditivos aqui.  Se sentir bem no ambiente que você frequenta o torna uma pessoa de bem com a vida. Usar um produto que lhe agrade, lhe torna uma pessoa satisfeita. 

Texto escrito pela fonoaudióloga da Direito de Ouvir Jeanne Mara Guimarães, de Curitiba (PR)

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