Por Direito de Ouvir

26 de September de 2016

Quando tempo dura um aparelho auditivo?

Entenda que fatores podem interferir na vida útil da sua prótese auditiva

26 de September de 2016


Quanto tempo dura um aparelho auditivo? Você provavelmente já se fez esta pergunta. A resposta depende de uma série de fatores, principalmente dos cuidados que você tem com o seu aparelho.


Para que o aparelho dure mais, você precisa colocá-la diariamente no umidificador, protegê-lo de quedas, evitar seu contato com a umidade e não permitir que animais o ataquem. Se bem cuidados, os aparelhos auditivos devem durar de cinco a sete anos, mas é importante que a reavaliação seja feita de 3 em 3 anos para a adequação do aparelho auditivo em relação a perda.

É que neste período pode ocorrer evolução na perda auditiva e o desgaste natural do aparelho auditivo. A maioria dos problemas que leva os aparelhos auditivos ao conserto é causada por sujeira, cera do ouvido e óleo da pele, que bloqueiam os microfones e receptores.



Como cuidar do seu aparelho

Confira algumas dicas importantes sobre os cuidados com o aparelho:

EVITE O CONTATO COM SPRAY FIXADOR PARA CABELO E MAQUIAGEM: As finas partículas desses produtos podem entupir a entrada do microfone e o botão de controle do volume.

NUNCA LIMPE COM PANOS ÚMIDOS: Lembre-se de que a umidade é a maior inimiga dos aparelhos. Então se for limpá-lo, use um pano macio e seco.  Alguns moldes e sondas podem e devem ser higienizados com água e sabão neutro depois de desconectados do aparelho auditivo. Consulte o seu fonoaudiólogo sobre a melhor forma de fazer isso.

SE TIVER DÚVIDAS, PROCURE AJUDA: Se seu molde estiver machucando ou caso não consiga limpar a cera ou conectar os tubos, procure um fonoaudiólogo. Ele poderá ajudar a resolver estes problemas.

Confira dicas para fazer a manutenção dos seus aparelhos auditivos

Pilhas: um ponto importante

Uma dica importante de manutenção diz respeito ao uso das pilhas. O ideal é sempre utilizar baterias novas para que o desempenho do aparelho não seja prejudicado. Caso ele não esteja em uso, os especialistas recomendam a retirada da pilha para evitar problemas como vazamentos.

Qual é a hora certa de trocar o aparelho auditivo?

Mas como saber quando é a hora certa de trocar o aparelho auditivo?

Quer uma dica? A Direito de Ouvir te ajuda! Confira alguns sinais de que ele precisa ser substituído:

  • O aparelho parece fraco - A perda auditiva pode evoluir com o tempo e, por isso, a amplificação da prótese auditiva pode ficar fraca ou insuficiente para atender as necessidades do paciente. Nestes casos, o paciente ouve, mas o entendimento piora. Se só o “volume” da audição fica baixo, é possível reajustar o ganho. Só que se a capacidade de entender fica prejudicada, é hora de trocar o aparelho auditivo.                                                                                 
  • Tem problemas constantes de manutenção  - Se o aparelho auditivo começa a apresentar problemas e exige manutenções constantes, pode ser um sinal de que é hora de substituí-lo.                                                                                        
  • Tecnologia ultrapassada - A tecnologia dos aparelhos auditivos não para de evoluir. É comum que os modelos mais antigos não consigam acompanhar as novidades e que isso acabe prejudicando a qualidade de vida dos pacientes. Não tenha medo de pesquisar novas opções caso o seu aparelho não ofereça recursos que possam facilitar sua vida. O investimento em uma nova prótese que atenda melhor suas necessidades é super válido.                                                                    

    Conheça mais sobre as novas tecnologias dos aparelhos auditivos aqui.

Marcadores
Aparelhos Auditivos
Nós usamos seus dados para analisar e personalizar nossos anúncios e serviços durante sua navegação em nossa plataforma. Ao continuar navegando pelo site Direito de Ouvir você nos autoriza a coletar tais informações e utilizá-las