Categoria: Curiosidades.

Aparelho Auditivo Aparelhos Auditivos Tempo de Vida de um Aparelho Auditivo

Quanto tempo dura um aparelho auditivo? Você provavelmente já se fez esta pergunta. A resposta depende de uma série de fatores, principalmente dos cuidados que você tem com o seu aparelho.

Para que o aparelho dure mais, você precisa colocá-la diariamente no umidificador, protegê-lo de quedas, evitar seu contato com a umidade e não permitir que animais a ataquem. Se bem cuidados, os aparelhos auditivos devem durar de cinco a sete anos, mas é importante que a reavaliação seja feita de 3 em 3 anos para a adequação do aparelho auditivo em relação a perda.

É que neste período pode ocorrer evolução na perda auditiva e o desgaste natural do aparelho auditivo. A maioria dos problemas que leva os aparelhos auditivos ao conserto é causada por sujeira, cera do ouvido e óleo da pele, que bloqueiam os microfones e receptores.

Como cuidar do seu aparelho

Confira algumas dicas importantes sobre os cuidados com o aparelho:

EVITE O CONTATO COM SPRAY FIXADOR PARA CABELO E MAQUIAGEM: as finas partículas desses produtos podem entupir a entrada do microfone e o botão de controle do volume.

NUNCA LIMPE COM PANOS ÚMIDOS – Lembre-se de que a umidade é a maior inimiga dos aparelhos. Então se for limpá-lo, use um pano macio e seco.  Alguns moldes e sondas podem e devem ser higienizados com água e sabão neutro depois de desconectados do aparelho auditivo. Consulte o seu fonoaudiólogo sobre a melhor forma de fazer isso

SE TIVER DÚVIDAS, PROCURE AJUDA – Se seu molde estiver machucando ou caso não consiga limpar a cera ou conectar os tubos, procure um fonoaudiólogo. Ele poderá ajudar a resolver estes problemas

Confira dicas para fazer a manutenção dos seus aparelhos auditivos.

Pilhas: um ponto importante

Uma dica importante de manutenção diz respeito ao uso das pilhas. O ideal é sempre utilizar baterias novas para que o desempenho do aparelho não seja prejudicado. Caso ele não esteja em uso, os especialistas recomendam a retirada da pilha para evitar problemas como vazamentos.

Qual é a hora certa de trocar o aparelho auditivo?

Mas como saber quando é a hora certa de trocar o aparelho auditivo?

Quer uma dica? A Direito de Ouvir te ajuda! Confira alguns sinais de que ele precisa ser substituído:

  • O aparelho parece fraco – A perda auditiva pode evoluir com o tempo e, por isso, a amplificação da prótese auditiva pode ficar fraca ou insuficiente para atender as necessidades do paciente. Nestes casos, o paciente ouve, mas o entendimento piora. Se só o “volume” da audição fica baixo, é possível reajustar o ganho. Só que se a capacidade de entender fica prejudicada, é hora de trocar o aparelho auditivo.
  • Tem problemas constantes de manutenção  – Se o aparelho auditivo começa a apresentar problemas e exige manutenções constantes, pode ser um sinal de que é hora de substituí-lo.
  • Tecnologia ultrapassada – A tecnologia dos aparelhos auditivos não para de evoluir. É comum que os modelos mais antigos não consigam acompanhar as novidades e que isso acabe prejudicando a qualidade de vida dos pacientes. Não tenha medo de pesquisar novas opções caso o seu aparelho não ofereça recursos que possam facilitar sua vida. O investimento em uma nova prótese que atenda melhor suas necessidades é super válido. Conheça mais sobre as novas tecnologias dos aparelhos auditivos aqui.

.