Por Direito de Ouvir

15 de July de 2021

Diferença entre Aparelho Auditivo e Amplificador

Você sabe a diferença entre Aparelhos Auditivos e Amplificador de Som?

15 de July de 2021


As pessoas se perguntam qual a diferença entre aparelho auditivo e amplificador de som mas, e você, sabe a diferença entre eles?

O que é Aparelho Auditivo e Amplificador?

Aparelhos Auditivos: são utilizados para pessoas que apresentam um grau de deficiência auditiva, só podem ser colocados após exames e indicados por profissionais capacitados.

Amplificadores de som: como o nome mesmo já fala, apenas amplifica o som. Não é indicado para quem apresenta alguma deficiência auditiva e, o mais grave, seu uso pode trazer prejuízos irreversíveis à audição. Como apenas amplifica, não trata o problema e, como consequência, pode gerar complicações e um atraso em um possível tratamento.



Atualmente, é muito comum buscarmos por aparelhos auditivos na Internet onde, muitas vezes, os amplificadores de som aparecem.

Por terem preços mais atrativos, os pacientes acabam comprando e, com isso, perdem o interesse em conhecer realmente uma adaptação feita pelo fonoaudiólogo, pois o amplificador se torna totalmente desconfortável: aumenta a distorção do som, o stress, o zumbido, a depressão e faz com que o paciente imagine que, com o aparelho auditivo, será da mesma forma.

No entanto, o benefício do aparelho auditivo é totalmente contrário ao do amplificador. Seu uso, além de tratar a deficiência auditiva, evita problemas associados a ela e promove uma melhora significativa na qualidade de vida.

Diferença de adaptação dos aparelhos auditivos e amplificadores:

Os amplificadores sonoros são universais. Quando você realiza a compra, eles podem se adaptar ou não ao seu conduto, caso não se adaptem, podem gerar dor ou incômodo. Eles também não tratam a perda auditiva, como já dissemos, podendo trazer mais danos à sua audição.

Os aparelhos auditivos, por sua vez, são peças únicas, feitos exclusivamente para cada paciente. São vários tipos de sondas, olivas, moldes de vários tamanhos e formatos para atender não só o tipo e o grau da perda, mas ao conduto auditivo de cada pessoa, que é moldado para que se torne muito mais confortável o uso.

Além disso, os aparelhos Auditivos são registrados pela Anatel, Inmetro e Anvisa e os amplificadores não.

Com essas diferenças, podemos ver os benefícios e a qualidade dos aparelhos auditivos. Isso é apenas uma pequena demonstração, pois têm mais funções e características em cada sim deles.

Entendendo o Aparelho Auditivo


 Os aparelhos Auditivos têm a função de amplificar e auxiliar na audição, na compreensão dos sons da fala, sons do meio ambiente. Com a tecnologia digital, eles apresentam gerador de zumbido, detector de sons e frequências além de conectividade, o que os diferenciam mais ainda de um amplificador de som, que não apresenta nenhuma característica avançada.

Quais são sintomas de que posso ter uma perda auditiva?


● Aumento a TV mais do que as pessoas que estão comigo;
● Escuto melhor de um lado do que de outro;
● Quando estou conversando com as pessoas, elas pedem que eu fale mais baixo;
● Peço para que a pessoa repita o que está falando;

● Acho que estou me esforçando demais para ouvir.

Muitas vezes não estamos atentos, mas essas são perguntas simples e que muitas vezes podem ser sintomas de uma perda auditiva que pode estar prejudicando nosso dia a dia.

Procure um profissional da rede Direito de Ouvir realizar exames audiológicos ou para tirar suas dúvidas.

Fonoaudióloga Alana Cristina Pereira de Moura

CRFª: 10.230


Marcadores
Curiosidades Aparelhos Auditivos
Nós usamos seus dados para analisar e personalizar nossos anúncios e serviços durante sua navegação em nossa plataforma. Ao continuar navegando pelo site Direito de Ouvir você nos autoriza a coletar tais informações e utilizá-las