Por Direito de Ouvir

05 de September de 2018

Aparelho Auditivo: 7 erros na hora de comprar

Vamos trazer aqui 7 erros que são comuns na hora de comprar um aparelho auditivo

05 de September de 2018


Quando estamos sofrendo por algum tipo de problema auditivo, é comum que a gente pense logo em procurar um médico. Algumas pessoas inclusive vão além, e pensam logo na possibilidade de usar algum aparelho auditivo, para que o seu problema seja resolvido prontamente.

O uso ou não de um aparelho auditivo está ligado e relacionado a muitos fatores e não somente a vontade de usá-lo. Além disso, devemos estar atento às causas da perda de audição, que não necessariamente vai demandar o uso de aparelho, e isso só é possível com o aval de um especialista.


Entendendo este universo de coisas e acontecimentos, vamos trazer aqui 7 erros que são comuns na hora de comprar um aparelho auditivo. São erros cometidos por quem ainda não tem conhecimento ou não tenha passado por essa situação. Se é o seu caso, fique atento.

1 - Não procurar um médico

Este é o erro mais cometido entre as pessoas que realizam a compra de um aparelho auditivo. É muito comum que a pessoa simplesmente realize a compra sem antes passar por algum tipo de avaliação médica, e isso pode, inclusive agravar uma situação que já não é tão boa.

Uma avaliação médica pode facilitar o tratamento. O diagnóstico correto da causa da perda da audição vai indicar se para aquele caso específico vai ser necessário o uso de aparelho auditivo, ou nada vai precisar ser feito, somente cuidados paliativos até que a situação volte ao normal.

2 - Não realizar acompanhamentos periódicos

É muito comum que, depois que receitado o uso do aparelho auditivo, a pessoa deixe de ir ao médico para fazer a avaliação. Alguns tipos de problema auditivo são resolvidos somente com um tempo específico de uso, a depender, é claro, da gravidade da situação e indicação.

Por isso é fundamental que você vá ao médico periodicamente para que o quadro seja reavaliado constantemente. Essa reavaliação vai ser essencial para o acompanhamento indicado para cada caso. Somente com o retorno ao médico você vai ter certeza dos outros passos para o tratamento.

3 - Não levar o aparelho de volta ao médico

Pior do que comprar o aparelho e não voltar mais ao médico, é comprar e não levar o aparelho para que o especialista possa avaliar. Essa avaliação é necessária para que o médico verifique se o aparelho condiz de fato com o tratamento que tenha que ser feito ao paciente.

Quem tem problema auditivo tem que estar atento às causas da perda de audição. Considerando que são muitas as causas e quadros, os aparelhos podem ajudar a tratar determinado quadro, seja pela sua qualidade ou finalidade. Neste quesito somente o médico poderá opinar.

4 - Não fazer nenhum teste antes de comprar

Ao comprar um aparelho auditivo algumas vezes esquecemos de testar e comprovar se de fato é o mais indicado para o nosso quadro ou algo do tipo. Tudo o que compramos para uso pessoal e de longo prazo precisamos testar a fim de saber se ele vai cumprir o que diz.

Quando não testamos um aparelho auditivo corremos o risco de ter sérias complicações durante o tratamento do problema auditivo. Isso porque cada aparelho possui suas especificações e atuações características. Além disso, é o que vai ser usado constantemente, e leva um tempo até a adaptação.

5 - Escolher o aparelho pelo preço

Um aparelho não é como qualquer outra coisa que compramos. Existe uma infinita variedade de aparelhos auditivos. Muitos deles com preços mais altos, ou mais baixos, uns são mais famosos do que outros, além disso, possuem multifunções, e tudo isso é avaliado por quem compra.

Porém não é algo que deve ser levado em conta. Como dito anteriormente, vai depender do quadro e da gravidade do problema auditivo. Isso só vai ser ratificado com o especialista, que deverá também avaliar o aparelho escolhido, e que vai ser indicado para o paciente em questão.

6 - Não levar em conta o que o outro tem a dizer sobre o aparelho

Quando compramos algo que é de utilização de outra pessoa, precisamos saber o que ela acha. Um aparelho auditivo segue a mesma linha e até mais que isso, já que é essa pessoa quem vai utilizar o aparelho por um longo período e às vezes durante toda a sua vida.

Assim, consulte a pessoa que está fazendo uso do aparelho. Procure entender como ela está se sentindo, se está confortável ou não. É muito importante a opinião de quem vai fazer uso do aparelho, afinal é algo que vai acompanhar a pessoa por uma determinada faixa de tempo.

7 - Não realizar nenhum tipo de manutenção

Sendo um aparelho, é natural que ele tenha que passar por revisões e manutenções, assim como qualquer outro aparelho que a gente faça uso. No entanto, nem todas as pessoas entendem isso, usam por muito tempo, e às vezes enfrentam sérios problemas.

Por isso, leve sempre em um período indicado o aparelho para revisões e manutenções. Cada um tem uma periodicidade indicada pelo fornecedor. Quando você está atento à estes detalhes, o tratamento do problema auditivo fica muito mais simples e com menos dores de cabeça.

A compra de um aparelho auditivo passa por algumas práticas que facilitam ou dificultam o tratamento. Algumas pessoas sempre caem em erros bastante comuns e que, em tese, é uma prática bastante simples, que exige, somente, atenção e disciplina, desde a consulta até a compra, propriamente dita.

Quando você tem ciência de que certos comportamentos facilitam o tratamento, seguir estas indicações ficam muito mais simples. Um problema auditivo tem de ser tratado com a seriedade que o mesmo exige, e não somente como algo que não merece a nossa atenção.

Ao entender o real problema toda a nossa prática muda e vai em direção ao tratamento mais indicado. Lembrando que para isso é fundamental para que um médico especialista possa dar o diagnóstico e acompanhar devidamente o caso. Somente com um profissional habilitado o tratamento terá o seu sucesso que tanto se espera.

Nós usamos seus dados para analisar e personalizar nossos anúncios e serviços durante sua navegação em nossa plataforma. Ao continuar navegando pelo site Direito de Ouvir você nos autoriza a coletar tais informações e utilizá-las