Por Direito de Ouvir

13 de August de 2021

Cuidados que devemos tomar com a pré-moldagem!

A moldagem é uma técnica necessária para uma boa adaptação de alguns aparelhos auditivos.

13 de August de 2021


Há mais de 20 anos pré-moldando pacientes, ainda sinto uma certa tensão ao realizar este procedimento. Acredito que essa tensão é benéfica, pois traduz o peso da responsabilidade ao realizar este procedimento que, quando cercado de cuidados, não expõe o paciente a nenhum risco e, como consequência, oferece a execução um molde perfeito para a anatomia e solução de cada queixa.

Para realizar a pré-moldagem, primeiramente é necessária uma anamnese ou “bate papo” com o paciente a fim de que se conheçam. É importante ouvir a história da perda auditiva, para conseguir traçar os possíveis procedimentos executados nesta orelha que será moldada.

Infecções recorrentes por exemplo, podem sugerir atos cirúrgicos onde a estrutura anatômica poderá ter sofrido interferências, como na incidência de uma mastoidectomia. Nesse caso, acredito que seria a situação de maior atenção para moldagem, pois não há um padrão anatômico, o que necessitaria da habilidade do audiologista em identificar a anatomia atual e adequar a moldagem para que seja segura e eficiente.

Fora essa situação extrema, temos que perceber se o conduto auditivo externo (CAE) obedece ao “padrão” comum ou se possui alguma anatomia original que propicie a retenção do molde. Fazendo uma inspeção minuciosa com o otoscópio é possível traçar esses pontos.

Assim que identificado a anatomia do paciente, introduzimos o bloqueio “otoblock” atingindo preferencialmente uma profundidade que determine ao protético um espaço adequado para confecção do material solicitado.

Uma pergunta muito comum é se existe a possibilidade de perfurar de membrana timpânica nesse procedimento. E a resposta é sim, visto que há uma introdução de material dentro do CAE, no entanto, esse risco é perfeitamente mensurado e anulado, quando o audiologista introduz o bloqueio de forma eficiente e com o cuidado necessário.

Outra queixa comum está relacionada a dor ao moldar ou retirar a massa. Para esses casos, acredito que possam ser amenizadas com os seguintes cuidados:

·         O bloqueio deve ser eficiente, porém não deve ser excessivo. Uma vez que se utiliza um bloqueio denso demais o ar que ocupa o espaço entre a membrada e o bloqueio será comprimido trazendo desconforto ao paciente. Utilize um tamanho de bloqueio suficiente para vedar o conduto sem excessividade, assim a compressão será menor.

·         Vale ressaltar que devemos introduzir a massa lentamente para não aumentar a compressão. Também nesse raciocínio, não devemos pressioná-la quando já introduzida no CAE e pedir para o paciente fazer movimentos de mastigação durante a moldagem propicia movimento de condilo (necessário para uma boa adaptação), porque alivia a sensação de oclusão durante a moldagem.

·         Para retirar a massa já endurecida, puxe a hélice para criar abertura de entrada de ar e deslocamento do molde, e gire levemente o molde puxando-o para fora. Em orelhas sinuosas a passagem do molde já endurecido em curvas acentuadas pode causar desconforto no paciente, por isso a retirada do molde deve ser feita de forma cuidadosa e delicada.

A moldagem é uma técnica necessária para uma boa adaptação de alguns aparelhos auditivos. Assim, se torna necessária em muitos casos.

Cabe ao audiologista buscar a melhor adaptação para esse paciente, independente se o aparelho necessita ou não de moldagem, afinal não há profissional mais capacitado para tal.

Além disso,  é o paciente acredita e deposita toda a sua confiança em você e no seu trabalho, por isso, uma boa adaptação depende de sua disponibilidade a habilidade em estudar o caso e ponderar sobre qual modelo e solução indicar!

Fonoaudióloga Andréa Varalta Abrahão
CRFª:2-12414



Marcadores
Curiosidades Aparelhos Auditivos
Nós usamos seus dados para analisar e personalizar nossos anúncios e serviços durante sua navegação em nossa plataforma. Ao continuar navegando pelo site Direito de Ouvir você nos autoriza a coletar tais informações e utilizá-las