Como a surdez afeta os relacionamentos

Confira dicas para evitar que a surdez atrapalhe seus relacionamentos

24/04/17 11h30

como-surdez-atrapalha-relacionamentos

Se a surdez já é complicada para quem a vivencia, imagine as dificuldades pelas quais passam amigos, namorados, familiares e colegas de trabalhos de pessoas com perda auditiva. Nem sempre as pessoas têm paciência para repetir as mesmas coisas, não compreendem as dificuldades ou a vergonha.

Quem sofre de perda auditiva pode ter a tendência de se isolar, o que atrapalha ainda mais a comunicação com as pessoas ao seu redor. Não deixe a surdez afetar seus relacionamentos. Confira algumas dicas que podem ajudar tanto as pessoas com perda auditiva quanto seus amigos, companheiros e colegas de trabalho

Se você tem perda auditiva

Encare a surdez de frente – Não adianta adiar a decisão de procurar ajuda. Pense em você e em todos que o cercam para deixar a relutância de lado. O melhor a fazer é encarar a surdez de frente e procurar um tratamento.

Peça ajuda quando precisar – A surdez pode ser um caminho bastante solitário. Muitas vezes é preciso vencer barreiras pessoais para poder lidar com ela. Fazer tudo isso sozinho não é fácil. Se você conta com pessoas queridas que gostam de você e estão ao seu lado, aproveite! Converse com elas sobre suas dificuldades e peça ajuda quando precisar.

Não se isole - É muito comum que, pela dificuldade da comunicação, as pessoas com perda auditiva acabem se isolando. Essa distância que vai se firmando entre quem tem perda auditiva e seu parceiro, amigos ou colegas de trabalho só desgasta ainda mais os relacionamentos - e pode favorecer doenças como a depressão. Não se isole, não desista de tentar se comunicar. Dicas para vencer a vergonha de usar aparelhos auditivos.

Cinco atitudes que irritam quem tem perda auditiva

Se você convive com quem tem perda auditiva

Preste atenção ao jeito de se comunicar -  Lembre-se de que, para quem tem perda auditiva, a comunicação vai além da fala e da audição. Leitura labial e corporal podem ser importantes. Por isso, certifique-se que a pessoa está te vendo e fale olhando para a ela, de forma clara e articulada.

Não superproteja – Por mais que você queira ajudar, saiba que você não pode ser o ouvido das pessoas o tempo todo e também não pode falar por elas. Durante a adaptação com o aparelho, quem tem perda auditiva pode ter muitas dificuldades de exercitar sua audição. Mas como reaprender a ouvir sem se esforçar? É impossível! Estimule seu filho, amigo ou companheiro a sair da sua zona de conforto. É claro que não é fácil, mas também é impossível sem tentar.

Seja compreensivo - Algumas situações são mesmo muito complicadas quem não ouve bem. A surdez pode ser cansativa e desgastante. Em algumas situações, como encontros com muitas pessoas, pode ser tudo muito difícil. Tente ser compreensivo.

Aprenda tudo o que puder sobre surdez -  A reabilitação auditiva é um processo que exige muito de quem tem perda auditiva. São muitas as novidades e nem sempre é fácil acompanha-las. Ter ajuda é fundamental para descobrir essas novidades e entender quais delas podem melhorar a sua vida.

Continue lendo
Audição Curiosidades Tratamento para a surdez

Mais do Blog

Curiosidades3 meses atrás

Pesquisadores Estudam Misofonia, Aversão A Sons

A Misofonia: Aversão A Determinados Sons, Ganha Estudo Na Inglaterra

Audição3 meses atrás

Ouvido Entupido? Conheça as Principais Causas

Conhecido como autofonia, este problema pode acontecer por uma série de fatores

Curiosidades3 meses atrás

Coceira no ouvido: O que pode ser? Como tratar?

Saiba mais sobre as causas e tratamentos do popular "comichão" nos ouvidos

Audição2 meses atrás

Dor no ouvido durante viagens de avião

Sensação de incômodo no ouvido é causada por mudança de pressão

Curiosidades2 meses atrás

Implante Coclear: O que é? Como funciona?

Aparelhos auditivos suprem níveis variados de perda de audição

Curiosidades2 meses atrás

Como o nosso ouvido funciona?

Ele capta os sons e transmite essa informação para o cérebro