Por Direito de Ouvir

20 de May de 2021

Você sabe como funciona o Sistema Auditivo?

Aprenda como funciona a nossa audição

20 de May de 2021


Todos nós sabemos, que ouvir é uma das principais dádivas do ser humano, porém muitos não sabem como realmente funciona a nossa audição.

O sistema auditivo nada mais é que o sistema sensorial, onde inclui tanto os órgãos sensoriais, em outras palavras os ouvidos, quanto as partes auditivas do sistema sensorial.

O primeiro sentido humano a ser completamente desenvolvido antes do nascimento é a audição. Começamos a ouvir por volta das 16 semanas de gestação, onde o feto pode responder a estímulos do corpo materno e até mesmo do ambiente externo.

Contudo, o sistema auditivo tem como função, captar, transformar e transmitir ao córtex cerebral as informações que serão interpretadas e armazenadas no cérebro.

 Este órgão é dividido em três partes:

 • Ouvido externo

 É constituído pelo pavilhão auricular e o canal auditivo, tendo como função de amplificar o som, enviando-o para o tímpano em forma de ondas vibracionais. É nessa estrutura onde é formada a cera, ela é produzida para proteger o ouvido, evitando que bactérias microrganismos entrem no canal auditivo.

Ouvido médio
 É composto pelo tímpano, pela cadeia de ossículos, sendo eles martelo, bigorna e estribo. A função desta parte do sistema auditivo é amplificar e transformar as vibrações sonoras do ouvido externo em vibração mecânica, tendo como função proteger o ouvido interno de sons extremamente altos.

Ouvido interno
Por último e o mais importante no nosso aparelho auditivo periférico, o ouvido interno, onde contém órgãos responsáveis pela audição e equilíbrio. Através do nervo vestibulococlear os canais semicirculares transmitem as informações sobre os movimentos da cabeça para o cérebro.

Contudo a parte auditiva é constituída pela cóclea, uma estrutura parecida com um “caracol”, nessa região contém células sensoriais, conhecida como células ciliadas.

Essas células são muito importantes para a nossa audição, porque elas não se renovam, em outras palavras elas vão morrendo com o passar dos anos. Desta forma é comum aparecer perdas auditivas relacionada ao envelhecimento, a famosa “presbiacusia”.

Nesse intuito temos que ter cuidado com a exposição de ruídos e volume excessivo, pois sendo expostas assim, essas células podem ser destruídas.

Sistema Auditivo Central
 Sua função é levar os sinais neurais para serem processadas pelo cérebro, por meio das vias e nervos auditivos, para que o processo da audição fique completo, fazendo com que a pessoa compreenda o que está ouvindo.

Como ouvimos?
 É pelo conduto auditivo e ouvido externo onde o som passa e flui até a membrana timpânica. A membrana timpânica vibra, fazendo movimentos para frente e para trás. A vibração passa pela cadeia de ossículos: martelo, bigorna e estribo, fazendo com que o som chegue até a cóclea.

Na cóclea as células ciliadas vibram, ao serem tocados pela onda sonora, e assim transformam em impulsos elétricos, que são enviados para o nervo auditivo, chegando até os centros auditivos do cérebro. Assim o cérebro reconhece a informação fazendo com que ouçamos e compreendamos a mensagem enviada.

 E aí, deu para entender um pouco sobre como funciona a nossa audição?

 E lembre-se, caso note algo de errado com o seu sistema auditivo, procure um profissional especialista, para identificar possíveis problemas auditivos.

Fonoaudióloga Nayara Cristina Ferreira

CRFª: 2-21805

Marcadores
Curiosidades Audição
Nós usamos seus dados para analisar e personalizar nossos anúncios e serviços durante sua navegação em nossa plataforma. Ao continuar navegando pelo site Direito de Ouvir você nos autoriza a coletar tais informações e utilizá-las