Por Direito de Ouvir

23 de May de 2018

Barotrauma

Entenda o que é, quais os sintomas e tratamento

23 de May de 2018


Barotrauma é uma manifestação patológica ligada à variações de pressão no interior do corpo.

Entenda como acontece

O ouvido médio fica separado do meio ambiente por uma membrana chamada de tímpano; por outro lado ele se comunica com o meio ambiente por uma abertura chamada de trompa de Eustáquio, que se abre dentro da porção nasal da faringe. Quando aumenta a pressão dentro do ouvido médio, esse aumento de pressão é equilibrado com a pressão do meio ambiente pela trompa de Eustáquio.

Quando um avião ganha altitude, por exemplo, a pressão atmosférica reduzida dentro da cabine do avião faz com que os gases dentro do ouvido médio se expandam. Esse aumento da pressão é drenado para o ambiente pela trompa de Eustáquio. Quando o avião vai perdendo altitude próximo da aterrissagem, há uma contração do volume dos gases dentro do ouvido médio.

A trompa de Eustáquio não permite que o ar do meio ambiente entre no ouvido médio. Para fazer isso, você precisa comandar a abertura da trompa de Eustáquio para que ela permita que o ar entre dentro do ouvido médio. Nestes casos pode acontecer um barotrauma, uma lesão otológica provocada pelo desequilíbrio entre a pressão ambiental e da cavidade do ouvido médio.

Sintomas Barotraumas Leves

•Leve dor no ouvido

•Sensação de ouvido cheio

•Zumbido com baixo volume

Diminuição da audição 

Sintomas que normalmente somem depois que o equilíbrio das pressões é restabelecido

Barotraumas Moderados

•Mesmos sintomas do barotrauma leve só que mais intensos

 Nos casos de barotraumas severos

Dor de ouvido severa, que pode ser tão forte que chega a ser incapacitante

•Perda grave da audição

•Zumbido muito intenso

•Vertigens

•Rupturas do tímpano

Nas crianças, o jeito mais fácil é fazer com que elas bebam líquidos na aterrissagem ou na decolagem. Nos bebês muito pequenos, a alternativa é amamentar ou dar mamadeira nesses períodos.

Consequências do Barotrauma 

Além da dor, e da sensação de pressão dentro do ouvido, pode ocorrer uma diminuição da audição. O risco de barotrauma é maior em crianças, que têm uma trompa de Eustáquio mais estreita, e em pessoas resfriadas ou com rinite alérgica, são situações em que a trompa de Eustáquio entupida tem mais dificuldade em equilibrar as pressões. Outro jeito de equilibrar as pressões é expirando o ar do pulmão com a boca fechada e o nariz tampado. Faça isso delicadamente. Isso se chama manobra de Valsalva. Crianças é um grupo de risco.

Nos casos mais graves pode ocorrer ruptura da membrana do tímpano, com surdez temporária. Como o ouvido também é um dos mecanismos de controle do equilíbrio, junto com esses sintomas pode ocorrer sensação de tontura ou vertigem.

Como Evitar

A maioria dos casos acontece durante vôos de avião, uma opção para equilibrar as pressões do ouvido é realizar movimentos como se você estivesse mastigando, ou de fato mascar um chiclete. Esse tipo de movimento faz com que o ar entre na trompa de Eustáquio e reequilibre as pressões dentro e fora do ouvido médio.

Devo procurar um médico?

Todos esses sintomas costumam passar algumas horas depois da aterrissagem. Na persistência dos sintomas, recomenda-se procurar auxílio médico.


Marcadores
Audição
Nós usamos seus dados para analisar e personalizar nossos anúncios e serviços durante sua navegação em nossa plataforma. Ao continuar navegando pelo site Direito de Ouvir você nos autoriza a coletar tais informações e utilizá-las