Categoria: Curiosidades.

Aparelho Auditivo Aparelhos Auditivos Um aparelho su00f3 u00e9 suficiente

Você passou pelo otorrinolaringologista e descobriu que está com perda auditiva. Foi até uma fonoaudióloga que identificou perdas auditivas diferentes em cada um dos ouvidos. Mas na hora de adquirir seu aparelho auditivo ficou na dúvida: um aparelho só pode ser suficiente?

Por muitas razões, principalmente devido ao custo, algumas pessoas acabam optando por usar somente um aparelho auditivo (amplificação monaural) em vez de dois (amplificação binaural).

Usar um aparelho auditivo ou dois?

Para pessoas com perda de audição em um ouvido, um aparelho auditivo pode ser suficiente. Porém, se você tem perda auditiva em ambos os ouvidos, os especialistas dizem que é melhor usar dois aparelhos porque eles ajudam a distinguir entre diferentes sons e identificar de qual direção os sons estão vindo. Outras vantagens são: melhor entendimento de conversas em grupo, estimulação dos dois ouvidos ao mesmo tempo e audição estéreo. 

O uso de um único aparelho no caso de pessoas com perdas auditivas binaurais prejudica o entendimento das palavras normalmente, mas isso pode variar de pessoa para pessoa. Então o ideal é conversar com o especialista que fará a adaptação da sua prótese e testar. Antes de ir ao consultório, informe-se sobre os tipos de dispositivos existentes no mercado e quais deles podem ser recomendados para o seu tipo de perda. Faça todas as perguntas que achar necessárias, pesquise os sites e, se possível, faça o testes de 7 dias como o da Direito de Ouvir.

Como se adaptar ao uso do aparelho auditivo?

Independentemente do uso de um ou dois aparelhos, a adaptação requer dedicação. Como você já deve ter sido orientado pelo seu médico ou fonoaudióloga, a adaptação dos aparelhos não acontece rapidamente como a dos óculos. Uma pessoa tem perda auditiva há muito tempo precisa se dedicar para se adaptar ao aparelho porque, como seu cérebro está sem estímulo sonoro, ele precisa ir se reacostumando à habilidade de ouvir.

Pense bem: uma pessoa que tem perda auditiva há décadas vai ouvir palavras e ruídos que há muito tempo não ouvia com o aparelho. Dessa maneira, tudo pode chamar a atenção e tirar o foco, causando incômodos. Mas, aos poucos, é possível reaprender a dirigir a atenção para o que realmente importa e ignorar ruídos competitivos.

Neste processo de adaptação, algumas dicas podem ajudar. Confira:

  • Comece a usar o aparelho gradualmente
  • Use-o em casa durante períodos curtos e vá aumentando conforme se sinta confortável
  • Acostume-se aos poucos. Não tenha pressa. É normal estranhar os sons
  • Quando estiver em casa, treine identificar os sons. O barulho do relógio, os passos dos moradores, a água na torneira, por exemplo
  • Ao se sentir desconfortável, tire o aparelho por um tempo
  • Se sentir dor, procure sua fonoaudióloga

Confira mais dicas para se adaptar ao uso dos aparelhos auditivos

Está com vergonha de usar seus aparelhos? Saiba como vencer o preconceito contra os aparelhos