Categoria: Curiosidades.

tratando-infeccao-de-ouvido

Quando uma infecção auditiva é tratada prontamente, não se torna grave. Se não for tratada logo, seu filho pode sofrer uma perda auditiva e, em consequência, um atraso na aprendizagem e no desenvolvimento da fala.

Crianças são mais propensas a ter infecção auditiva

Você sabia que três de cada quatro crianças sofrem pelo menos uma infecção auditiva até os 3 anos de idade? Este dado curioso não acontece por acaso. Meninos e meninas são mais propensos sofrer deste problema porque é comum que bactérias presentes no nariz e na garganta acabem indo parar nas tubas auditiva quando elas bocejam ou engolem.

Se a tuba estiver inchada por conta de um resfriado ou alergia – o que é muito comum na infância – não escoa com eficiência as secreções. Pronto! Está criado um ambiente ainda mais propício para infecções de ouvido. Outro problema é que as tubas das crianças são mais curtas que a dos adultos, facilitando ainda mais esse processo. Saiba mais como proteger seu filho aqui.

Outros fatores que podem aumentar o risco de infecções são uso de chupeta, o fator hereditário (se os pais tiveram muitas otites quando criança, os filhos também correm o risco),  criança que mama em posição horizontal, exposição à fumaça de cigarro.

Por que a infecção auditiva acontece?

Em muitos casos o ouvido fica infeccionado quando há acúmulo de água dentro do canal auditivo. Para evitar este tipo de problema, é recomendado secar o ouvido da criança com a ponta de uma toalha macia depois do banho ou que ela frequentar praias ou piscinas. Saiba mais sobre outros tipos de infecções e como evitá-las.

Sinais da infecção

Muitas pais podem ficar em dúvida se a criança está resfriada ou com uma infecção auditiva. Alguns sintomas podem indicar a dor de ouvido:

  • Secreções amareladas e com cheiro forte no ouvido
  • Redução na capacidade auditiva
  • Sensação de ouvido entupido
  • Problemas de equilíbrio
  • Alterações no sono – a criança não consegue dormir por conta da dor
  • Perda de apetite. A dor de ouvido afeta o paladar da criança, que não consegue mastigar, engolir ou mamar sem sentir dor

Como tratar a infecção auditiva?

Se seu filho está com infecção de ouvido, o que fazer? O primeiro passo é levá-lo ao pediatra ou a um otorrinolaringologista.

Depois de visitar o médico, no entanto, há algumas outras coisas que você pode fazer para ajudar o seu pequeno a se sentir mais confortável.

A primeira recomendação é seguir estritamente as instruções do médico. Dessa maneira, você vai garantir que o seu filho receba toda a medicação prescrita. Atenção as seguintes orientações:

  • Se o seu filho estiver deitado, apoie a cabeça dele sobre travesseiros. Elevar a cabeça vai ajudar as tubas auditivas a continuarem refluindo na parte de trás da garganta.
  • Aplicar uma bolsa térmica morna (não quente) no ouvido afetado pode fazer o seu filho se sentir mais confortável.
  • Para evitar novas infecções no futuro, fique atenta ao uso de tampões quando ele for à praia ou a pisicina