Categoria: Cura para Surdez.

aparelho auditivo aparelhos auditivos Surdez na infu00e2ncia pode causar atraso escolar

 

A surdez na infância é o déficit dos sentidos humanos mais ocorrente e pode vir a causar problemas tanto na aprendizagem quanto no desenvolvimento da fala. Se o problema for descoberto tardiamente, a eficácia de tratamentos médicos pode ter pouco ou nenhum efeito.

São poucas as vezes em que os pais percebem que o filho está perdendo a audição por já terem descartado o problema na triagem realizada logo depois do nascimento da criança, com o conhecido teste da orelhinha.

“A triagem auditiva é capaz de identificar a perda auditiva que ocorre no nascimento”, afirma o Otorrinolaringologista Rubens de Brito Neto, do Hospital Sabará. “Porém, algumas crianças desenvolvem perda auditiva que nem sempre é identificada pelos pais, principalmente a causada pela otite de repetição”, acrescenta.

O Teste da orelhinha é essencial na detecção de problemas na audição, é um diagnóstico que evita o tratamento tardio dos problemas auditivos, o que gera melhores resultados.

Principais causas de surdez

Ministério da Saúde estima que, a cada 10 mil recém nascidos, 30 têm deficiência auditiva. No Brasil, o principal motivo são as infecções que acometem as grávidas – sífilis, rubéola, toxoplasmose e citomegalovírus. Má-formações (principalmente na região da cabeça e pescoço), prematuridade, baixo peso do bebê (inferior a 1 kg), genética (associada ou não a síndromes) e uso de drogas durante a gestação também são fatores que aumentam o risco de surdez congênita (ou seja, no nascimento).

Depois do parto, também há outros fatores que podem causar a deficiência auditiva, como otite, sarampo, rubéola, caxumba e meningite bacteriana. O uso de certos antibióticos e medicamentos ototóxicos, principalmente em prematuros que estão na UTI (Unidade de Tratamento Intensivo), também merecem atenção para o surgimento do problema.

Tratamento para surdez

O tratamento vai depender do grau de surdez da criança. Se for de leve a severa, o aparelho auditivo amplificará o som que ela consegue escutar e a qualidade de vida será muito melhor.

Em alguns casos, pode ser necessário um implante coclear, um dispositivo eletrônico que tem o objetivo de substituir as funções das células do ouvido interno de pessoas com surdez profunda que não são beneficiadas pelo uso de aparelhos auditivos. É um equipamento implantado cirurgicamente na orelha que tem a função de estimular o nervo auditivo e recriar as sensações sonoras. Saiba mais!

Surdez e desempenho escolar

A perda auditiva não tratada pode atrapalhar o desenvolvimento da linguagem e o desempenho escolar da criança. Caso ela use aparelhos auditivos e receba acompanhamento desde cedo, estes danos são muito reduzidos. Algumas dicas podem ajudar na adaptação da criança na escola:

  • Comece conhecendo os administradores da escola e os professores de seu filho para apontar as necessidades específicas da criança. Converse sobre a possibilidade do uso de um sistema de FM pela classe se for recomendado pelo fonoaudiólogo.
  • Pergunte sobre os recursos disponíveis na escola para assistir seu filho, modificar o material de classe e ajudar no planejamento de lições.
  • Todos os funcionários, incluindo professores de educação física e música, bibliotecários, cantina e motoristas do transporte escolar devem ser informados sobre as necessidades especiais da criança. Uma atmosfera de encorajamento, aceitação e respeito é paradigma nestas situações.
  • Dê um checklist aos professores resumindo as necessidades e estratégias para uma comunicação eficiente.
  • Faça com que a criança encontre o professor antes que as aulas comecem. Esta é uma excelente oportunidade para estabelecer um nível de conforto mútuo assim como identificar pontos fortes e desafios acadêmicos.
  • Mostre ao professor como criar um ambiente auditivo ideal para criança, incluindo carteira ideal para a criança sentar-se, dicas para redução de ruído e boa iluminação (natural se possível) para facilitar a leitura labial.
  • O suporte dos colegas de classe é incalculável: encoraje o professor a abordar o assunto da audição na sala de aula (nota: é importante assegurar-se de que a criança esteja confortável com essa situação).
  • Mostre ao professor como funciona o aparelho auditivo e forneça baterias adicionais, para uma necessidade.
  • Direcione o professor a este site para mais informações.