Por Direito de Ouvir

06 de March de 2017

Veja como proteger a audição dos bebês e crianças

É muito importante que os pais saibam proteger a audição dos bebês e crianças

06 de March de 2017


Proteger a audição de crianças e bebês tem sim uma grande importância. Para isso existem os protetores auditivos, que não são tão comuns de serem usados mas são de muita utilidade e eficiência no quesito de manter a boa saúde auditiva dos pequenos, principalmente em ambientes ruidosos.


Como proteger a audição das crianças no dia a dia?

Apesar de não ser necessário o uso do protetor de ouvidos no dia a dia, os pais devem estar sempre atentos aos barulhos domésticos. Manter o volume da TV baixo e as crianças afastadas de fontes de ruído como caixas de som, aspiradores de pó e secadores de cabelo pode ajudar a preservar a saúde auditiva.

Como a perda auditiva pode ser gradual e sem sintomas externos como a dor, a criança não a percebe e, consequentemente, os pais também não.

Justamente por isso é importante que eles fiquem atentos a alguns sinais característicos de déficit auditivo:

- Nos bebês menores de um ano: se eles não se espantam com ruídos ou reagem à voz dos pais, ou a brinquedos com sons e não balbuciam;

- Em crianças de até três anos: atraso no desenvolvimento da fala;

- Nos meninos e meninas em idade escolar: a dificuldade de aprendizado e concentração nas aulas, necessidade de assistir TV em volumes muito elevados ou até mesmo dificuldade para entender conversas em casa.

Ao identificar sinais como estes, os pais devem procurar um otorrinolaringologista. Com base em uma audiometria, o especialista poderá determinar se realmente a criança tem perda auditiva.
 

Leia mais:

Fases do desenvolvimento da audição das crianças
60% das perdas auditivas em crianças podem ser prevenidas
Meu filho tem perda auditiva e agora?


Marcadores
Prevenção da perda auditiva
Nós usamos seus dados para analisar e personalizar nossos anúncios e serviços durante sua navegação em nossa plataforma. Ao continuar navegando pelo site Direito de Ouvir você nos autoriza a coletar tais informações e utilizá-las