Categoria: Audição, Perda Auditiva, Zumbido.

conheça-as-causas-do-ouvido-entupido

A sensação de ouvido entupido pode provocar muitos incômodos. Conhecido como autofonia, este problema pode acontecer por uma série de fatores.

O caso mais comum deles é quando há uma mudança de altitude, como na decolagem de um avião ou na descida de uma serra. Neste caso, a sensação de ouvido entupido acontece por conta da diferença de pressão entre a orelha externa e a média.

Problemas odontológicos, como bruxismo causado pelo deslocamento incorreta da mandíbula, também podem provocar a impressão de ouvido entupido. Para minimizar os efeitos auditivos, é preciso que o paciente faça um tratamento odontológico específico.

Entre as causas, há também uma que é provocada dentro do ouvido médio. Nele, há três ossículos que auxiliam na transmissão das ondas sonoras até a cóclea no ouvido interno. Eles fazem movimentos em conjunto com o tímpano por meio de contrações de músculos muito pequenos e também atenuam sons que podem ser prejudiciais para a audição. Se houver algum erro nessa cadeia de movimentos, a sensação de ouvido entupido aparece.

Bebês e as crianças são as que mais sofrem com este problema justamente pelas características anatômicas e funcionais da tuba auditiva, que favorecem o entupimento dos ouvidos.

CAUSAS NATURAIS DO OUVIDO ENTUPIDO

Outro fato que pode causar a sensação de ouvido entupido é a cera, que quando em excesso no canal auditivo pode tampar o conduto. A entrada de água ou o uso de hastes flexíveis também pode empurrar a cera para o fundo do conduto, ocasionando o entupimento e até dores de ouvido. Em casos como este, o cerume precisa ser removido por um especialista.

Se o ouvido ficar entupido após banhos ou natação, o ideal é não tomar nenhuma medida caseira – na verdade as soluções propostas por muitos sites podem acentuar o problema. Neste caso, recomenda-se procurar um otorrinolaringologista. Só ele poderá avaliar se houve algum dano na parte interna do ouvido e, se o acúmulo de água pode provocar alguma infecção de ouvido, as chamadas otites.

Os casos de ouvido entupido também podem ser provocado por uma disfunção na trompa de Eustáquio. Estima-se que este problema atinja 30% da população. Se as obstruções são persistentes, podem provocar complicações, como otites, perdas auditivas e até meningite.

A solução, na maioria dos casos, é cirúrgica. A trompa de Eustáquio faz comunicação entre o nariz com o ouvido e tem a função de ventilar e drenar o ouvido médio. Quando está obstruída, o ar não passa, provocando sintomas como autofonia, sensação de ouvido tapado e zumbido.

A nova cirurgia desobstrui a trompa de Eustáquio com um balão de pressão, introduzido no nariz por um cateter até ao ouvido médio.

CUIDADOS IMPORTANTES

Seja qual for a causa, é importante frisar que não é indicado o uso de qualquer substância sem a prescrição médica. O uso de hastes flexíveis ou a introdução de outros objetos também não são recomendados já que podem causar danos à membrana timpânica e provocar perdas auditivas que dificilmente serão revertidas.Ao menor sinal de ouvido entupido, procure um especialista.

Conheça alguns cuidados básicos na hora de tirar a água do ouvido