Por Direito de Ouvir

16 de January de 2017

Qual o melhor aparelho auditivo para você?

Confira dicas do que levar em consideração na hora de escolher seu aparelho auditivo

16 de January de 2017


Muitas pessoas ficam perdidas quando descobrem que têm perda auditiva e precisam usar aparelho auditivo. Nada mais natural. As informações sobre a saúde auditiva ainda são nebulosas para a maioria da população. Qual é o melhor aparelho auditivo? As menores próteses são sempre as melhores? Por que custa caro? Tire suas dúvidas a seguir:

Qual é o melhor aparelho auditivo?

A resposta depende de vários fatores.  Do seu tipo de perda auditiva, do seu estilo de vida, da sua relação com tecnologia...  Ao contrário do que a maioria das pessoas pensam,  os aparelhos auditivos não podem ser comprados em uma loja. É preciso que um especialista – no caso um fonoaudiólogo – analise o tipo de perda auditiva e faça a indicação das próteses. É claro que o paciente pode - e deve – falar sobre suas preferências, mas a opinião do especialista é muito importante. Para chegar a uma conclusão sobre qual aparelho auditivo indicar, o fonoaudiólogo levará em consideração uma série de fatores: seu tipo de perda auditiva, seu estilo de vida, quanto você pode investir... 

Um aparelho auditivo menor é sempre melhor?

Não necessariamente. O melhor modelo na verdade é aquele que atenda as suas necessidades. Para alguns tipos de perda auditiva, o aparelho auditivo que fica dentro do conduto auditivo simplesmente não é indicado porque não tem a “potência” para amplificar o som da maneira que o paciente precisa. Nesse caso, por exemplo, ele não é a melhor opção. Mais uma vez: quem vai dizer qual é o aparelho certo é o fonoaudiólogo.

Por que o aparelho auditivo custa caro?

Os aparelhos auditivos são como os celulares. Quanto mais tecnologia eles têm, maior é seu custo. Muitas pessoas acham um absurdo pensar que uma prótese tão pequena possa ter um custo elevado. Se você parar para pensar que um aparelho tem uma vida média de 5 anos, vai entender que o custo é, na verdade, um investimento! E um investimento em qualidade de vida! Clique aqui e saiba mais sobre o custo dos aparelhos auditivos.

Mas por que há aparelho auditivo barato em sites chineses?

Muitos sites comercializam aparelhos chineses com preços muito abaixo do que se vê no Brasil. O problema é que muitos destes dispositivos não passam de amplificadores simples que estão muito longe de atender as necessidades de quem realmente tem perda auditiva.

Pesquise bem antes de comprar esse tipo de "aparelho". Vale lembrar também de que nada adianta ter uma prótese e não ter uma especialista para fazer a adaptação. Só um fonoaudiólogo pode analisar a perda e, a partir daí, fazer a melhor adaptação do aparelho auditivo de verdade. 

O que posso perguntar para o fonoaudiólogo para facilitar a escolha?

- Fale sobre o seu estilo de vida, o que você gosta de fazer, o que é importante para você

- Converse com ele para tentar conciliar os seus desejos com o que é melhor para a sua perda auditiva

- Se, por acaso, a sua ou seu especialista indicar um aparelho maior do que você tinha imaginado, não fique triste! Teste o aparelho auditivo: ele pode surpreender você!

- Pesquise sempre! É importante fazer testes gratuitos do aparelho como o que a Direito de Ouvir oferece. Saiba mais aqui.

Saiba mais

Como perder a vergonha de usar os aparelhos auditivos 

Dicas para novos usuários de aparelhos auditivos

Como a surdez pode afetar seus relacionamentos

 


Marcadores
Aparelhos Auditivos
Nós usamos seus dados para analisar e personalizar nossos anúncios e serviços durante sua navegação em nossa plataforma. Ao continuar navegando pelo site Direito de Ouvir você nos autoriza a coletar tais informações e utilizá-las