Por Direito de Ouvir

05 de September de 2016

Pilhas de aparelhos auditivos: conheça os tipos

Conheça os tipos de pilhas de aparelhos auditivos e sua durabilidade

05 de September de 2016


Uma pergunta muito frequente que os usuários de aparelhos auditivos costumam fazer é: quanto tempo dura a pilha de um AASI? A resposta vai depender do modelo e da potência da sua prótese auditiva.

De uma maneira geral, funciona assim: a duração da pilha tem a ver com o tamanho dela. Normalmente, quanto menor o aparelho auditivo, menor a pilha e quanto menor a bateria, menos ela dura. Mas vale a pena ressaltar novamente que a duração também pode estar relacionada com a qualidade e uma série de outros fatores, como o tempo de uso de um dispositivo auditivo.

Tamanhos de pilhas

Existem pilhas de diversos tamanhos e, normalmente, quanto maior a bateria, maior é sua duração. Os tamanhos mais comuns são:

675  (selo azul) – para retroauriculares bem potentes.

13  ( selo laranja) –  para retroauriculares convencionais e RIC e intra-auriculares.

312  (selo marrom)- para retroauriculares convencionais e RIC e intracanais.

10 ou 230  (selo amarelo) – para retroauriculares  RIC e microcanais.


Durabilidade das pilhas

Existem diversas marcas de pilha no mercado. Na hora de comprar, faça uma pesquisa e fique de olho: algumas têm uma performance ruim, duram menos e apresentam defeitos como vazamentos e podem até danificar seu aparelho auditivo. É preciso também ficar atento às falsificações de pilhas, procure comprar em lugares que vendem acessórios de procedência como o Netfono.

A durabilidade da bateria depende também da regulagem do aparelho auditivo (normalmente quanto mais potente maior o consumo), recursos ativados e das horas de uso.

Existem algumas marcas de pilhas recarregáveis – com duração que varia de 8 a 14 horas – mas as mais encontradas são as tradicionais (de zinco).  Para elas, a performance com duração média de 11 horas por dia em aparelhos auditivos digitais – que avisam quando a pilha está acabando - é:

675  (selo azul) – 15 a 20  dias.

13  (selo laranja) -  10 a 15 dias.

312  (selo marrom) -  10 a 12 dias.

10 ou 230  (selo amarelo) – 5 a 7 dias.

É claro que vale ressaltar novamente que este é um tempo estimado médio e que tudo depende da potência do seu aparelho, da qualidade da pilha e da forma como você usa.

Dica de uso das pilhas

Antes de colocar uma pilha nova no aparelho auditivo, retire o selo e espere aproximadamente um minuto antes de encaixá-la no dispositivo. Pode parecer curioso, mas o contato da bateria com o ar é importante para ativar sua carga. E fique sempre atento à validade - ela é importante justamente para evitar problemas como vazamento e descarregamentos de energia.

Se tiver dúvidas sobre o uso, pergunte ao seu fonoaudiólogo. Este especialista, com certeza,  poderá informar quanto tempo em média dura a pilha do modelo que ele está indicando para seu você, na potência em que o seu aparelho auditivo atende adequadamente a sua perda auditiva. Confira dicas que, assim como os cuidados com a pilha, ajudam na conservação do seu aparelho auditivo.



Marcadores
Aparelhos Auditivos
Nós usamos seus dados para analisar e personalizar nossos anúncios e serviços durante sua navegação em nossa plataforma. Ao continuar navegando pelo site Direito de Ouvir você nos autoriza a coletar tais informações e utilizá-las