Categoria: Imprensa, Prevenção da Perda Auditiva.

habitos-prejudicam-audicao

 

Você sabia que alguns hábitos muito comuns podem fazer mal para a audição? Descubra quais são eles e como evitá-los:

Cutucar o ouvido

Atire a primeira haste flexível quem nunca sentiu uma coceira irritante e sentiu vontade de cutucar o ouvido! Algumas pessoas simplesmente usam objetos pontiagudos como grampos, tampas de caneta para aliviar o incômodo. O problema é que este hábito pode ser muito prejudicial para a audição. Estes objetos podem causar danos ao conduto auditivo e até mesmo romper a membrana timpânica. Se não é para introduzir objetos no ouvido, você pode se perguntar como limpar o ouvido. Não precisa limpar! Ele tem mecanismos que expulsam o excesso de cera para fora. A partir daí é só usar um pano macio – como uma toalha – para retirar esse material orgânico sobressalente.

Ouvir música alta

Você é do tipo que não abre mão dos fones de ouvido? Que adora ouvir música nas alturas no carro, em casa ou onde quer que possa? Pois saiba que você corre sérios riscos de causar danos permanentes à sua audição. É que a exposição prolongada a sons altos pode afetar as células auditivas de maneira irreversível. Aí só com o uso de aparelhos auditivos para reabilitar a audição. A boa notícia é que você não precisa abrir mão da sua trilha sonora completamente para evitar danos aos seus ouvidos. Basta reduzir o volume! Fazer pausas também ajuda a preservar a audição.

Esquecer os exames auditivos

Todo ano você faz exame de sangue, check-up do coração, vai ao ginecologista,  não se esquece do dentista… Mas e os exames auditivos? Já fez alguma audiometria? Visitou um otorrino para saber como está a sua audição? Acredite se quiser: os exames auditivos devem ser feitos como qualquer outro exame de rotina. Especialistas indicam testes anuais para pessoas que não tem histórico de perda auditiva na família. Para quem tem casos de surdez na família, este controle pode ser feito a cada seis meses.

Ignorar a perda auditiva

Ficar perdido em uma piada já se tornou rotina para você. Sua família não para de dizer que você está surdo. Você precisa aumentar volume da televisão senão não consegue ouvir nada. Mas tudo bem… Porque você ouve só não entende o que as pessoas dizem. Sentimos dizer, mas não está nada bem. Você tem grandes chances de estar com perda auditiva e ignorar isso só pode trazer prejuízos para a sua vida como um todo.

Quanto mais o nervo auditivo fica sem estímulo, mais chances ele tem de atrofiar. Além disso, a perda auditiva pode ter um impacto que vai muito além da audição. Ela está relacionada, por exemplo, a casos de demência e doenças como o Alzheimer.