Categoria: Aparelho Auditivo.

aparelho auditivo aparelhos auditivos Exposiu00e7u00e3o ao ruu00eddo excessivo pode causar perda auditiva sensu00f3rio-neural

 

Nosso ouvido é um importante órgão do corpo humano que além de captar, receber e interpretar ondas sonoras é indispensável para a comunicação e o equilíbrio do corpo. Basicamente nosso ouvido é composto por três partes principais: ouvido externo, ouvido médio e ouvido interno. Essas são responsáveis pelas transformações do som até chegar ao nosso cérebro.

aparelho auditivo aparelhos auditivos Exposição ao ruído excessivo pode causar perda auditiva sensório-neuralA perda sensório–neural, também conhecida como neurossensorial, acontece quando há uma menor eficiência na transmissão dos sons, geralmente causada por redução ou dano nas terminações nervosas. O resultado é uma diminuição na percepção da intensidade e na qualidade do som que afetam na forma de ouvir os barulhos e entender a fala.

Existem muitas causas para a perda sensório-neural entre elas: fatores hereditários, infecções virais e de ouvido, exposição ao ruído excessivo, envelhecimento, meningite entre outras.  O tratamento pode ser feito com aparelhos auditivos que tem a função de ampliar o som para compensar essas perdas.

O recomendável é que ao perceber qualquer sinal de perda auditiva procure imediatamente um profissional devidamente habilitado capaz de identificar a deficiência auditiva.

COMO É FEITO O DIAGNÓSTICO?

O diagnóstico precoce da perda auditiva neurossensorial é crucial para poder controlar e tratar a maioria das causas da surdez.A precocidade do diagnóstico é essencial para que o tratamento seja instituído o mais cedo possível com vistas a um resultado final melhor.

Normalmente, o otorrinolaringologista fará uma série de perguntas para saber como é a perda auditiva. Veja um exemplo:
• Você tem dificuldade em escutar o que as pessoas falam ao seu redor?
• Escuta televisão ou rádio com o volume muito alto?
• Costuma perguntar várias vezes o que as pessoas disseram?
• Teve alguma infecção de ouvido recentemente?
• Sente algum tipo de dor?
• No seu trabalho você é ou foi exposto a muitos barulhos?

Além de examinar o ouvido do paciente, alguns exames que testam a capacidade de escutar, como a audiometria, são necessários para que um diagnóstico preciso seja realizado.

Perda auditiva condutora

Além da perda auditiva neurossensorial, existe a perda auditiva condutora ou condutiva, que pode acontecer, por exemplo, quando o cerume impede os sons de chegarem ao ouvido interno, onde são transformados em impulsos nervosos elétricos transmitidos para o cérebro. Ferimentos no tímpano e infecções do ouvido médio também podem causar perda de audição condutora.

Perda auditiva mista

Neste tipo de perda auditiva acontece uma espécie de combinação entre a perda condutiva e a neurossensorial. Ou seja, a perda auditiva mista provoca, simultaneamente prejuízo nas habilidades do ouvido externo e interno dificultando a passagem dos sons ao ouvido interno e mente e isso  causa também prejuízo ao ouvido interno (cóclea) e ao nervo auditivo.

Entre as causas da perda auditiva mista estão doenças, medicamentos, problemas genéticos, traumatismo craniano e/ou disfunção no ouvido interno.

Reabilitação Auditiva ajuda pacientes com perda de audição