Categoria: Aparelho Auditivo.

aparelho auditivo aparelhos auditivos Deficientes auditivos teru00e3o auxu00edlio na primeira habilitau00e7u00e3o

 

Considerado um exemplo de vanguarda no país, o Paraná saiu na frente mais uma vez no que diz respeito ao direito dos deficientes. É que neste estado, os portadores de deficiência auditiva candidatos à primeira carteira de habilitação terão o auxílio do intérprete de libras em todas as fases do exame. Esse modelo de avaliação foi adotado na última sexta-feira (31), com objetivo de melhorar o atendimento aos usuários com esse tipo de deficiência.

aparelho auditivo aparelhos auditivos Deficientes auditivos terão auxílio na primeira habilitaçãoO serviço acontecerá em todas as regiões do Estado e a avaliação terá duas horas de duração divididas entre entrevista e aplicação de testes psicológicos. Antes o exame era realizado em duas etapas e juntamente com outros candidatos, a partir de agora o candidato poderá agendar diretamente na clínica com horário diferenciado de forma individualizada e em um único momento.

Para que o candidato possa usufruir desse serviço, é necessário fazer antes o exame de aptidão física e mental e ter em mãos o laudo médico que comprove a deficiência auditiva. O Detran ainda oferece curso de Libras para os seus funcionários, com objetivo de aprimorar cada dia mais o atendimento. Em 2013 foram 53 pessoas capacitadas.

Você tem dúvidas sobre a CNH especial? Confira a seguir um guia básico sobre este tipo de carteira de habilitação: o que é, no que se diferencia da carteira comum, como tirar e por que motivo ela é obrigatória para conseguir benefícios fiscais:

Saiba mais sobre a CNH Especial

O que é a CNH Especial

É a já conhecida CNH, porém com as letras no campo de observação, que indicam quais as restrições a Pessoa com Deficiência terá ao dirigir.

Porquê a CNH Especial é obrigatória para conseguir os Benefícios Fiscais

Em todos os processos de Isenções, sejam de IPI, IOF, ICMS ou IPVA, o condutor deverá apresentar a sua CNH Especial e nela deverão constar suas restrições de direção, ou seja, as adaptações necessárias para que você possa conduzir um veículo com segurança.

Como tirar a CNH Especial?

Para tirar a carteira especial, o portador de deficiência deverá ir à uma auto escola ou Centro de Formação de Condutores que possua autorização para dar aulas práticas para a Pessoa com Deficiência com veículo adaptado.

Esta auto escola indicará um clínica credenciada do Detran que possui médico perito para periciar a pessoa com deficiência condutora ou tomará as providências necessárias para que o Detran lhe encaminhe a uma. Este médico perito será o responsável por indicar em seu prontuário de Habilitação as restrições que você deverá ter ao dirigir.

De posse do laudo médico já com as restrições, você será orientado a retornar à auto escola para prosseguir com as aulas práticas e posteriormente, realizar o exame prático do Detran.

E se eu já tenho um CNH comum?

Já para quem adquiriu a deficiência após possuir a CNH comum, o procedimento é praticamente o mesmo. A diferença será a ausência do exame teórico e dependendo do Estado onde o condutor residir, nem mesmo o exame prático será obrigatório. Apenas a CNH será alterada e passará a possuir as restrições.

Baseado em: www.despnet.com/